Avançar para o conteúdo principal

Apanhados - Mini John Cooper Works

Nunca fui muito adepto do Mini. O facto de ser um carro Retro com uma mescla de novo com o antigo não me chama muito a atenção. Sim é um carro irreverente, mas gosto mais das linhas moderna de um Honda CR-Z ou um Audi A1 ou até mesmo um Citroen DS3 que se posicionou e bem em termos de Marketing como sendo o carro Anti-Retro.

No entanto apesar do Mini não ser totalmente a minha praia, a Mini convenceu-me completamente que um Mini é um carro excepcionalmente bem feito e que satisfaz todas as necessidades daqueles que gostam realmente de conduzir como é o meu caso. O que vale é que a BMW tem uma máquina de Marketing muito bem oleada e Mini consegue realmente mostrar às pessoas que ter um Mini é ser diferente, é pertencer a um grupo, é performance e prazer na condução. O Mini ganhou uma aura um tanto ao quanto parecida com a da Apple, qualquer coisa que façam, nós sabemos de antemão que vai ser espectacular e que nós vamos querer comprar. A Mini é um dos poucos carros que consegue chamar à razão e à paixão e eis como:

Todos gostam do Mini. Sejam fanáticos da marca, pessoas ligada à moda, pessoas que gostam de conduzir, pessoas que não querem saber de conduzir, pessoas que gostam de performance... É muito raro haver uma pessoa a dizer mal do Mini. A sua qualidade de construção é muito boa, qualidade dos componentes também, mesmo a nível de comportamento em estrada e de motores, o Mini é uma referência. Até Jeremy Clarkson adora o carro!

Economia e potencia! O Mini é um carro bastante económico mesmo quando estamos a falar de modelos como o Cooper S e o John Cooper Works. Algumas influências do programa da BMW Efficient Dynamics também chegaram ao Mini e isso reflecte-se em motores com consumos bastante normais e com potências bem acima da média. Por exemplo: O Mini Cooper S debita 184hp e consegue uma média de 5,8 L/100km! O Mini John Cooper Works conta com 211hp e faz uma média de 7,1 L/100km
Os modelos Diesel ainda são mais poupados. O Mini Cooper D conta com 112hp e tem uma média de apenas 3,8 L/100km! Desde os modelos mais interessantes em termos de potência, até aos mais comedidos uma coisa é certa, os consumos do Mini são em geral bastante interessantes.

O preço. Um Mini não é um carro barato, mas também não é escandalosamente caro para a potência que tem alguns dos seus modelos. O Mini Cooper com 122cv começa nos 23.100 euros enquanto que o Cooper S custa 28.200 e o Mini John Cooper Works custa 34.800 euros. Como disse não é o carro mais barato mas a sua qualidade é indiscutível. Com uma suspensão independente atrás e com motores capazes de entregar uma experiência verdadeiramente desportiva principalmente nos modelos Cooper S 2 John Cooper, o preço acaba por ser o preço certo.

Este Mini John Cooper Works que apanhei noutro dia estacionado é o modelo mais recente Mini John Cooper Works. Tinha um crachá bastante engraçado na grelha. 

É rápido e não te deixo conduzir. Se algum dia tiver um John Cooper Works é este crachá que vou ter.


A entrada de ar do Mini no capot dá um ar verdadeiramente agressivo.

O Mini John Cooper Works é o Mini mais radical. É um carro que tanto dá para o dia-a-dia como para ir a um evento de alta sociedade como dá para ir a um Track Day. É absolutamente brilhante!

A foto não mostra muito bem, mas é impressionante o sistema de travões. Dá para ver que este Mini não é para brincadeiras

Enquanto estava a admirar o carro e a tirar as fotos não vi o dono aproximar-se. Fiquei um pouco embaraçado já que não é lá muito bonito ver um estranho a fotografar o nosso carro. Quando passei por ele disse: "Carro fixe!" ele respondeu "Obrigado" e lá arrancou com o seu Mini John Cooper Works. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Adamastor - Um desportivo português

Mas o que é isto? Um desportivo desenvolvido em Portugal de raiz?  Sim, ao que parece a empresa Circleroad já vai na terceira versão do protótipo que vai ser conhecido como o Adamastor. Um carro desportivo focado na pista, mas que pode ser usado nas estradas totalmente dentro da legalidade.  Pouco se sabe sobre este Adamastor e as suas características técnicas. Sabemos que o seu nome de código é P003RL que, trocado por miúdos, o P003 significa que este é já o terceiro protótipo do Adamastor e o RL quer dizer "Road Legal".  Diz que o carro vai ter um chassis tubular de baixo peso, focado para pista, mas ao mesmo tempo com requinte suficiente para poder ser utilizado nas estradas Portuguesas. Em termos de motor a marca diz que este é totalmente personalizável, o que me leva a crer que o cliente pode adquirir um motor qualquer, desde que caiba no chassis do Adamastor... Não sei bem como é que isso vai funcionar, mas penso que seria bom existir uma espécie de mod

Filtros K&N - Afinal são bons? Ou são bons para deitar fora?

Sabem qual é a principal modificação que as pessoas fazem a um carro ou mota? Não é velas, nem suspensões, nem travões, nem adicionar turbos ao motor... É fazer modificações na admissão de ar do motor.  Já devem ter ouvido falar dos filtro de ar da K&N. Já faz um tempo que tenho andado a estudar este assunto. Parece que existem duas pessoas no mundo. As que gostam do filtro K&N e as que dizem mal do filtro. Eu fiz muita pesquisa, vi muitos vídeos e li muitos artigos, falei com pessoas que os usam e vou tentar dizer-vos qual é a minha conclusão sobre tudo o que se diz sobre estes filtros. Mas primeiro, vamos a uma lição de história. Os filtros K&N nasceram da necessidade de dois malucos por corridas de motos em terra batida (sim, corridas com MUITO PÓ mesmo, e já vão ver porque é que esta ressalva é importante), que se queixavam dos filtros normais de papel que ficavam obstruídos muito depressa, o que baixava a performance do motor. Para além disso era uma gra

Opinião | Jantes: Quanto maior melhor?

Hoje em dia o mundo automóvel foi tomado de assalto por jantes cada vez maiores. Aliás a moda das jantes grandes tem tantos entusiastas que os construtores de automóveis começaram a oferecer opções de jantes cada vez maiores. O céu é o limite para o tamanho das jantes, principalmente se formos para países como os Estados Unidos, onde é possível encontrar Toyotas Corolla com jantes de 23 polegadas. Mas será que as jantes maiores têm alguma vantagem para além de serem mais vistosas? Se recuarmos 10 anos, era muito raro encontrar jantes com um tamanho maior do que 17 polegadas. E essas só estavam reservadas aos carros mais desportivos. Os construtores automóveis a pouco e pouco foram aumentando o tamanho das jantes principalmente com o advento das jantes de liga leve. Hoje em dia mesmo os carros mais baratos e económicos vêm com jantes de 16 e opções de jantes até às 19 polegadas! É uma loucura, mas pelos vistos, é o que as pessoas querem.  Portanto, isto é o que acontece qua