Nunca fui muito adepto do Mini. O facto de ser um carro Retro com uma mescla de novo com o antigo não me chama muito a atenção. Sim é um carro irreverente, mas gosto mais das linhas moderna de um Honda CR-Z ou um Audi A1 ou até mesmo um Citroen DS3 que se posicionou e bem em termos de Marketing como sendo o carro Anti-Retro.
No entanto apesar do Mini não ser totalmente a minha praia, a Mini convenceu-me completamente que um Mini é um carro excepcionalmente bem feito e que satisfaz todas as necessidades daqueles que gostam realmente de conduzir como é o meu caso. O que vale é que a BMW tem uma máquina de Marketing muito bem oleada e Mini consegue realmente mostrar às pessoas que ter um Mini é ser diferente, é pertencer a um grupo, é performance e prazer na condução. O Mini ganhou uma aura um tanto ao quanto parecida com a da Apple, qualquer coisa que façam, nós sabemos de antemão que vai ser espectacular e que nós vamos querer comprar. A Mini é um dos poucos carros que consegue chamar à razão e à paixão e eis como:
Todos gostam do Mini. Sejam fanáticos da marca, pessoas ligada à moda, pessoas que gostam de conduzir, pessoas que não querem saber de conduzir, pessoas que gostam de performance... É muito raro haver uma pessoa a dizer mal do Mini. A sua qualidade de construção é muito boa, qualidade dos componentes também, mesmo a nível de comportamento em estrada e de motores, o Mini é uma referência. Até Jeremy Clarkson adora o carro!
Economia e potencia! O Mini é um carro bastante económico mesmo quando estamos a falar de modelos como o Cooper S e o John Cooper Works. Algumas influências do programa da BMW Efficient Dynamics também chegaram ao Mini e isso reflecte-se em motores com consumos bastante normais e com potências bem acima da média. Por exemplo: O Mini Cooper S debita 184hp e consegue uma média de 5,8 L/100km! O Mini John Cooper Works conta com 211hp e faz uma média de 7,1 L/100km
Os modelos Diesel ainda são mais poupados. O Mini Cooper D conta com 112hp e tem uma média de apenas 3,8 L/100km! Desde os modelos mais interessantes em termos de potência, até aos mais comedidos uma coisa é certa, os consumos do Mini são em geral bastante interessantes.
O preço. Um Mini não é um carro barato, mas também não é escandalosamente caro para a potência que tem alguns dos seus modelos. O Mini Cooper com 122cv começa nos 23.100 euros enquanto que o Cooper S custa 28.200 e o Mini John Cooper Works custa 34.800 euros. Como disse não é o carro mais barato mas a sua qualidade é indiscutível. Com uma suspensão independente atrás e com motores capazes de entregar uma experiência verdadeiramente desportiva principalmente nos modelos Cooper S 2 John Cooper, o preço acaba por ser o preço certo.
Este Mini John Cooper Works que apanhei noutro dia estacionado é o modelo mais recente Mini John Cooper Works. Tinha um crachá bastante engraçado na grelha.
É rápido e não te deixo conduzir. Se algum dia tiver um John Cooper Works é este crachá que vou ter. |
A entrada de ar do Mini no capot dá um ar verdadeiramente agressivo. |
O Mini John Cooper Works é o Mini mais radical. É um carro que tanto dá para o dia-a-dia como para ir a um evento de alta sociedade como dá para ir a um Track Day. É absolutamente brilhante!
A foto não mostra muito bem, mas é impressionante o sistema de travões. Dá para ver que este Mini não é para brincadeiras |
Enquanto estava a admirar o carro e a tirar as fotos não vi o dono aproximar-se. Fiquei um pouco embaraçado já que não é lá muito bonito ver um estranho a fotografar o nosso carro. Quando passei por ele disse: "Carro fixe!" ele respondeu "Obrigado" e lá arrancou com o seu Mini John Cooper Works.
Comentários