Avançar para o conteúdo principal

A evolução do GT-R

Há uns meses atrás fizemos um artigo com a evolução do Mitsubishi Lancer Evolution ao longo dos anos, hoje vamos fazer o mesmo, também, para um carro japonês que é tão ou mais famoso que o Evolution. Falamos do Nissan GT-R. O Nissan GT-R é um Super Carro low cost e desde que foi lançado que tem vindo a fazer moça aos grandes nomes do automobilismo conquistando várias vitórias ao longo da sua impecável carreira. Quem percebe minimamente de carros arrepia-se só de ouvir dizer as palavras Skyline e GT-R. Não é por nada que lhe dão a alcunha de Godzilla, pois o seu poder e eficácia são devastadores. 

Antes do GTR a Nissan tinha alguns carros de competição que tinham sido preparados pela Prince (uma marca Japonesa de preparadores de automóveis). Em 1964 a Nissan tinha o Skyline 2000GT que era uma máquina a ter em consideração. Mas o primeiro carro da Nissan com o título de GT-R só apareceu em 1969. A alcunha deste carro na altura era "Hakosuka" onde "Hako" queria dizer caixa e "Suka" era o diminutivo de Skyline. Debaixo do capot estava um motor de 6 cilindros em linha com 2.000 cm3 que produzia 160 cavalos e 180 N.m. de torque. Estes carros eram desprovidos de qualquer luxo e apesar de no início serem sedans de 4 portas, em 1971 foi lançada uma versão coupé.

Este é o primeiro GT-R. Ganhou mais de 50 corridas em campeonatos Japoneses. 

Em 1972 foi apresentada a nova geração do Skyline. Desta vez as linhas do carro foram inspiradas nos american muscle cars da altura. Esta edição do Skyline tinha a alcunha no Japão de Kenmeri, a palavra veio de alguns anúncios publicitários que fizeram furor no Japão com duas personagens, Ken e Mary, que desfrutavam do novo Skyline. Em Setembro de 1972 foi introduzido no mercado a versão GT-R com o mesmo motor e performances do anterior. Infelizmente a produção deste modelo terminou em 1973 devido à crise do petróleo tornando este Skyline GT-R o mais raro, só 197 foram vendidos no Japão. O mundo só voltaria a ver um GT-R 16 anos depois.

Este era o Skyline GT-R de 1972. Com apenas 1 ano de produção tornou-se num dos GT-R's mais raros do mundo.
Em 1989 a Nissan ressuscita a lenda GT-R. O seu regresso deixou o mundo automóvel de boca aberta. O motor de 6 cilindros em linha tinha agora 2 turbos e os travões eram de cerâmica. A tracção e direcção do carro passou a ser às 4 rodas. Este carro era imensamente poderoso, aliás, era tão poderoso que violava o acordo para o mercado doméstico Japonês que proibia a venda de carros com mais de 276 cavalos. O motor originalmente produzia cerca de 320 cavalos de potência (preparado para corrida podia facilmente atingir os 500cv), mas uma série de restrições à ECU, aos turbos e ao escape continham a potência do carro nos 276cv. No entanto a Nissan deixou a possibilidade do dono do carro poder remover um limitador electrónico aumentando a potência para 305 cavalos sem com isso perder a garantia de fábrica. Removendo este restritor os 0-100 km/h eram feitos em 4,7 segundos.
Em 1990 foi introduzido o Nissan GT-R R32 que dominou por completo o campeonato australiano de carros de turismo. A imprensa australiana passou a chamá-lo de "Monstro do Japão" e foi a partir daqui que o Nissan Skyline GT-R ganhou a alcunha de Godzilla.

Este é a edição especial do GT-R baptizada por Nissan Skyline GT-R V-Spec R32. Em que o V significa Vitória. Esta versão tinha travões maiores e jantes de 17 polegadas. 

Em 1993 a Nissan lançou para o mercado o Nissan Skyline GT-R R33. Este carro era um pouco mais pesado que o GT-R R32 mas tinha uma série de inovações no sistema de direcção às 4 rodas que passou a virar as rodas de trás com um atuador eléctrico denominado de Super HICAS. Este carro também estreou um diferencial autoblocante. O motor passou a ter o sistema NVCS (Variable Inlet Cam Phasing). Para celebrar os 40 anos do Skyline GT-R a Nissan lançou uma edição limitada com 4 portas. Apesar de ter 305 cavalos este carro continuava a ser vendido como se tivesse 276 cavalos.

Estes Nissan da década de 90 devem ter sido os primeiros carros em que os engenheiros trabalhavam para tirar potência ao carro.
A Nissan voltou à carga em 1999 com o Nissan Skyline GT-R R34. Foram feitas revisões principalmente ao chassis e aos turbos. Foi adicionada também uma transmissão de 6 velocidades GETRAG que era bastante melhor que a anterior transmissão de 5 velocidades do R33. Este foi também o primeiro carro da geração Playstation devido ao mostrador LCD que dava todo o tipo de telemetria ao condutor incluindo medições de forças G. Mais uma vez no Japão este carro era vendido como se tivesse 280 cavalos mas o verdadeiro poder deste GT-R era de 328 cavalos de potência. Os 0-100 km/h eram cumpridos em 4,9 segundos. No final da produção do Nissan Skyline GT-R R34 em 2002 a Nissan anunciou que ia separar os nomes Skyline e GT-R.

As versões V-Spec do R34 já tinham o spoiler traseiro em Fibra de Carbono.

Em 2007 a Nissan mostra ao mundo o novo GT-R. O Nissan GT-R passou a ser o novo sonho de todos os entusiastas de automóveis. As suas especificações entravam no território dos super carros e o preço continuava a ser mais barato que um Porsche 911. Muitas modificações foram feitas desde o último Skyline GT-R R34. O sistema de direcção às 4 rodas desapareceu, o chassis foi completamente refeito, o design da carroçaria idem aspas, o motor passou dos 6 cilindros em linha para os 6 cilindros em V e a caixa de velocidades passou a ter dupla embraiagem. A alcunha, Godzilla, manteve-se. Se o Nissan Skyline GT-R R34 era o carro para a geração Playstation este novo Nissan GT-R reforçou ainda mais essa ideia pois o LCD com informações telemétricas foi desenvolvido pela Poliphony Digital, nada mais nada menos que os famosos criadores do jogo Playstation, Gran Turismo. Também fica a curiosidade que os pneus do Nissan GT-R não são enchidos com ar mas sim com nitrogénio por ser um gás mais estável.
O Nissan GT-R foi lançado no Japão em Dezembro de 2007. Em Julho de 2008 foi lançado na América e no Canadá e só em Março de 2009 é que o "Monstro do Japão" chegou à Europa. A razão para a Nissan lançar estes carros com tanto espaço de tempo é porque tiveram de ser criados centros especiais para fazer a manutenção do GT-R e porque o motor e caixa são feitos à mão o que limita a produção do carro às 1000 unidades por ano. 
A versão 2007-2010 do GT-R tinha 476 cavalos, no final de 2010 a Nissan fez upgrades ao motor e  sistema de escape aumentando a potência para os 530 cavalos. Já este ano a Nissan voltou a mexer nas entranhas do GT-R extraindo mais 20 cavalos do motor elevando a potência para uns espectaculares 550 cavalos. O Nissan GT-R 2012 já faz os 0-100 km/h em 2,7 segundos com o sistema Launch Control e tem uma velocidade máxima de 321 km/h.

O Nissan GT-R é mesmo um monstro do japão. Com 4,655 metros de comprimento,  1,895 metros de largura e um peso de 1740 kg o nome Godzilla nunca foi tão acertado. O mais incrível é que apesar do seu porte continua a ser um carro extremamente rápido em todos os aspectos.
 
O Nissan GT-R é mesmo um carro espectacular que prestigia bastante a indústria japonesa. Este carro podia facilmente ser vendido a preços exorbitantes não só pela sua performance de outro mundo mas também por ser um carro que é praticamente todo feito à mão. É um carro que em termos estéticos pode não agradar a muita a gente (eu pessoalmente acho-o muito bonito) mas em termos de performance é uma arma a ter em conta. A última vez que o vi ao vivo, ao pé de outras grandes máquinas como Ferrari F430, BMW M3 e Audi R8, todas as atenções se focavam no nele. Toda a gente queria tirar fotos ao pé do GT-R e ninguém ficava indiferente a esta máquina de alta performance japonesa.




Para mais imagens do GT-R e de outras grandes bombas visitem o nosso Flickr.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Adamastor - Um desportivo português

Mas o que é isto? Um desportivo desenvolvido em Portugal de raiz?  Sim, ao que parece a empresa Circleroad já vai na terceira versão do protótipo que vai ser conhecido como o Adamastor. Um carro desportivo focado na pista, mas que pode ser usado nas estradas totalmente dentro da legalidade.  Pouco se sabe sobre este Adamastor e as suas características técnicas. Sabemos que o seu nome de código é P003RL que, trocado por miúdos, o P003 significa que este é já o terceiro protótipo do Adamastor e o RL quer dizer "Road Legal".  Diz que o carro vai ter um chassis tubular de baixo peso, focado para pista, mas ao mesmo tempo com requinte suficiente para poder ser utilizado nas estradas Portuguesas. Em termos de motor a marca diz que este é totalmente personalizável, o que me leva a crer que o cliente pode adquirir um motor qualquer, desde que caiba no chassis do Adamastor... Não sei bem como é que isso vai funcionar, mas penso que seria bom existir uma espécie de mod

Filtros K&N - Afinal são bons? Ou são bons para deitar fora?

Sabem qual é a principal modificação que as pessoas fazem a um carro ou mota? Não é velas, nem suspensões, nem travões, nem adicionar turbos ao motor... É fazer modificações na admissão de ar do motor.  Já devem ter ouvido falar dos filtro de ar da K&N. Já faz um tempo que tenho andado a estudar este assunto. Parece que existem duas pessoas no mundo. As que gostam do filtro K&N e as que dizem mal do filtro. Eu fiz muita pesquisa, vi muitos vídeos e li muitos artigos, falei com pessoas que os usam e vou tentar dizer-vos qual é a minha conclusão sobre tudo o que se diz sobre estes filtros. Mas primeiro, vamos a uma lição de história. Os filtros K&N nasceram da necessidade de dois malucos por corridas de motos em terra batida (sim, corridas com MUITO PÓ mesmo, e já vão ver porque é que esta ressalva é importante), que se queixavam dos filtros normais de papel que ficavam obstruídos muito depressa, o que baixava a performance do motor. Para além disso era uma gra

Opinião | Jantes: Quanto maior melhor?

Hoje em dia o mundo automóvel foi tomado de assalto por jantes cada vez maiores. Aliás a moda das jantes grandes tem tantos entusiastas que os construtores de automóveis começaram a oferecer opções de jantes cada vez maiores. O céu é o limite para o tamanho das jantes, principalmente se formos para países como os Estados Unidos, onde é possível encontrar Toyotas Corolla com jantes de 23 polegadas. Mas será que as jantes maiores têm alguma vantagem para além de serem mais vistosas? Se recuarmos 10 anos, era muito raro encontrar jantes com um tamanho maior do que 17 polegadas. E essas só estavam reservadas aos carros mais desportivos. Os construtores automóveis a pouco e pouco foram aumentando o tamanho das jantes principalmente com o advento das jantes de liga leve. Hoje em dia mesmo os carros mais baratos e económicos vêm com jantes de 16 e opções de jantes até às 19 polegadas! É uma loucura, mas pelos vistos, é o que as pessoas querem.  Portanto, isto é o que acontece qua