Avançar para o conteúdo principal

A evolução do GT-R

Há uns meses atrás fizemos um artigo com a evolução do Mitsubishi Lancer Evolution ao longo dos anos, hoje vamos fazer o mesmo, também, para um carro japonês que é tão ou mais famoso que o Evolution. Falamos do Nissan GT-R. O Nissan GT-R é um Super Carro low cost e desde que foi lançado que tem vindo a fazer moça aos grandes nomes do automobilismo conquistando várias vitórias ao longo da sua impecável carreira. Quem percebe minimamente de carros arrepia-se só de ouvir dizer as palavras Skyline e GT-R. Não é por nada que lhe dão a alcunha de Godzilla, pois o seu poder e eficácia são devastadores. 

Antes do GTR a Nissan tinha alguns carros de competição que tinham sido preparados pela Prince (uma marca Japonesa de preparadores de automóveis). Em 1964 a Nissan tinha o Skyline 2000GT que era uma máquina a ter em consideração. Mas o primeiro carro da Nissan com o título de GT-R só apareceu em 1969. A alcunha deste carro na altura era "Hakosuka" onde "Hako" queria dizer caixa e "Suka" era o diminutivo de Skyline. Debaixo do capot estava um motor de 6 cilindros em linha com 2.000 cm3 que produzia 160 cavalos e 180 N.m. de torque. Estes carros eram desprovidos de qualquer luxo e apesar de no início serem sedans de 4 portas, em 1971 foi lançada uma versão coupé.

Este é o primeiro GT-R. Ganhou mais de 50 corridas em campeonatos Japoneses. 

Em 1972 foi apresentada a nova geração do Skyline. Desta vez as linhas do carro foram inspiradas nos american muscle cars da altura. Esta edição do Skyline tinha a alcunha no Japão de Kenmeri, a palavra veio de alguns anúncios publicitários que fizeram furor no Japão com duas personagens, Ken e Mary, que desfrutavam do novo Skyline. Em Setembro de 1972 foi introduzido no mercado a versão GT-R com o mesmo motor e performances do anterior. Infelizmente a produção deste modelo terminou em 1973 devido à crise do petróleo tornando este Skyline GT-R o mais raro, só 197 foram vendidos no Japão. O mundo só voltaria a ver um GT-R 16 anos depois.

Este era o Skyline GT-R de 1972. Com apenas 1 ano de produção tornou-se num dos GT-R's mais raros do mundo.
Em 1989 a Nissan ressuscita a lenda GT-R. O seu regresso deixou o mundo automóvel de boca aberta. O motor de 6 cilindros em linha tinha agora 2 turbos e os travões eram de cerâmica. A tracção e direcção do carro passou a ser às 4 rodas. Este carro era imensamente poderoso, aliás, era tão poderoso que violava o acordo para o mercado doméstico Japonês que proibia a venda de carros com mais de 276 cavalos. O motor originalmente produzia cerca de 320 cavalos de potência (preparado para corrida podia facilmente atingir os 500cv), mas uma série de restrições à ECU, aos turbos e ao escape continham a potência do carro nos 276cv. No entanto a Nissan deixou a possibilidade do dono do carro poder remover um limitador electrónico aumentando a potência para 305 cavalos sem com isso perder a garantia de fábrica. Removendo este restritor os 0-100 km/h eram feitos em 4,7 segundos.
Em 1990 foi introduzido o Nissan GT-R R32 que dominou por completo o campeonato australiano de carros de turismo. A imprensa australiana passou a chamá-lo de "Monstro do Japão" e foi a partir daqui que o Nissan Skyline GT-R ganhou a alcunha de Godzilla.

Este é a edição especial do GT-R baptizada por Nissan Skyline GT-R V-Spec R32. Em que o V significa Vitória. Esta versão tinha travões maiores e jantes de 17 polegadas. 

Em 1993 a Nissan lançou para o mercado o Nissan Skyline GT-R R33. Este carro era um pouco mais pesado que o GT-R R32 mas tinha uma série de inovações no sistema de direcção às 4 rodas que passou a virar as rodas de trás com um atuador eléctrico denominado de Super HICAS. Este carro também estreou um diferencial autoblocante. O motor passou a ter o sistema NVCS (Variable Inlet Cam Phasing). Para celebrar os 40 anos do Skyline GT-R a Nissan lançou uma edição limitada com 4 portas. Apesar de ter 305 cavalos este carro continuava a ser vendido como se tivesse 276 cavalos.

Estes Nissan da década de 90 devem ter sido os primeiros carros em que os engenheiros trabalhavam para tirar potência ao carro.
A Nissan voltou à carga em 1999 com o Nissan Skyline GT-R R34. Foram feitas revisões principalmente ao chassis e aos turbos. Foi adicionada também uma transmissão de 6 velocidades GETRAG que era bastante melhor que a anterior transmissão de 5 velocidades do R33. Este foi também o primeiro carro da geração Playstation devido ao mostrador LCD que dava todo o tipo de telemetria ao condutor incluindo medições de forças G. Mais uma vez no Japão este carro era vendido como se tivesse 280 cavalos mas o verdadeiro poder deste GT-R era de 328 cavalos de potência. Os 0-100 km/h eram cumpridos em 4,9 segundos. No final da produção do Nissan Skyline GT-R R34 em 2002 a Nissan anunciou que ia separar os nomes Skyline e GT-R.

As versões V-Spec do R34 já tinham o spoiler traseiro em Fibra de Carbono.

Em 2007 a Nissan mostra ao mundo o novo GT-R. O Nissan GT-R passou a ser o novo sonho de todos os entusiastas de automóveis. As suas especificações entravam no território dos super carros e o preço continuava a ser mais barato que um Porsche 911. Muitas modificações foram feitas desde o último Skyline GT-R R34. O sistema de direcção às 4 rodas desapareceu, o chassis foi completamente refeito, o design da carroçaria idem aspas, o motor passou dos 6 cilindros em linha para os 6 cilindros em V e a caixa de velocidades passou a ter dupla embraiagem. A alcunha, Godzilla, manteve-se. Se o Nissan Skyline GT-R R34 era o carro para a geração Playstation este novo Nissan GT-R reforçou ainda mais essa ideia pois o LCD com informações telemétricas foi desenvolvido pela Poliphony Digital, nada mais nada menos que os famosos criadores do jogo Playstation, Gran Turismo. Também fica a curiosidade que os pneus do Nissan GT-R não são enchidos com ar mas sim com nitrogénio por ser um gás mais estável.
O Nissan GT-R foi lançado no Japão em Dezembro de 2007. Em Julho de 2008 foi lançado na América e no Canadá e só em Março de 2009 é que o "Monstro do Japão" chegou à Europa. A razão para a Nissan lançar estes carros com tanto espaço de tempo é porque tiveram de ser criados centros especiais para fazer a manutenção do GT-R e porque o motor e caixa são feitos à mão o que limita a produção do carro às 1000 unidades por ano. 
A versão 2007-2010 do GT-R tinha 476 cavalos, no final de 2010 a Nissan fez upgrades ao motor e  sistema de escape aumentando a potência para os 530 cavalos. Já este ano a Nissan voltou a mexer nas entranhas do GT-R extraindo mais 20 cavalos do motor elevando a potência para uns espectaculares 550 cavalos. O Nissan GT-R 2012 já faz os 0-100 km/h em 2,7 segundos com o sistema Launch Control e tem uma velocidade máxima de 321 km/h.

O Nissan GT-R é mesmo um monstro do japão. Com 4,655 metros de comprimento,  1,895 metros de largura e um peso de 1740 kg o nome Godzilla nunca foi tão acertado. O mais incrível é que apesar do seu porte continua a ser um carro extremamente rápido em todos os aspectos.
 
O Nissan GT-R é mesmo um carro espectacular que prestigia bastante a indústria japonesa. Este carro podia facilmente ser vendido a preços exorbitantes não só pela sua performance de outro mundo mas também por ser um carro que é praticamente todo feito à mão. É um carro que em termos estéticos pode não agradar a muita a gente (eu pessoalmente acho-o muito bonito) mas em termos de performance é uma arma a ter em conta. A última vez que o vi ao vivo, ao pé de outras grandes máquinas como Ferrari F430, BMW M3 e Audi R8, todas as atenções se focavam no nele. Toda a gente queria tirar fotos ao pé do GT-R e ninguém ficava indiferente a esta máquina de alta performance japonesa.




Para mais imagens do GT-R e de outras grandes bombas visitem o nosso Flickr.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Filtros K&N - Afinal são bons? Ou são bons para deitar fora?

Sabem qual é a principal modificação que as pessoas fazem a um carro ou mota? Não é velas, nem suspensões, nem travões, nem adicionar turbos ao motor... É fazer modificações na admissão de ar do motor.  Já devem ter ouvido falar dos filtro de ar da K&N. Já faz um tempo que tenho andado a estudar este assunto. Parece que existem duas pessoas no mundo. As que gostam do filtro K&N e as que dizem mal do filtro. Eu fiz muita pesquisa, vi muitos vídeos e li muitos artigos, falei com pessoas que os usam e vou tentar dizer-vos qual é a minha conclusão sobre tudo o que se diz sobre estes filtros. Mas primeiro, vamos a uma lição de história. Os filtros K&N nasceram da necessidade de dois malucos por corridas de motos em terra batida (sim, corridas com MUITO PÓ mesmo, e já vão ver porque é que esta ressalva é importante), que se queixavam dos filtros normais de papel que ficavam obstruídos muito depressa, o que baixava a performance do motor. Para além disso era uma...

Quais os diferentes tipos de Caixas Automáticas e as suas vantagens/desvantagens

É provável que ande ativamente à procura de um carro com mudanças automáticas. As caixas automáticas são cada vez mais eficientes e mais práticas de usar em todas as situações de condução, mas principalmente em cidade. Também é verdade que mesmo para os entusiastas, ter um carro com caixa automática já não é aquele pesadelo, ou sacrilégio... Existem algumas que são até bastante agradáveis de usar e já nem falamos que a maioria dos fabricantes de super carros já nem oferece a opção de caixa manual.  No entanto, há que ter atenção no momento de comprar um carro com caixa automática, pois existem bastantes tipos de caixa e cada um com os seus pontos fortes e fracos. Com este artigo espero que consigam perceber quais são os vários tipos de caixas automáticas que existem e quais as características que melhor se adaptam ao vosso gosto. Existem 3 tipos de caixas automáticas: Caixa Automática de Dupla Embraiagem, Caixa Automática Conversor de Binário e Caixa Automática CVT (Continuously Va...

5 futuros clássicos para investir 2015 - Fiz bem as previsões ou não?

Há 10 anos, publiquei um artigo sobre futuros clássicos para investir edição de 2015 , e achei que seria interessante fazer um exercício: E se tivessem seguido os meus conselhos? Teriam ganho ou perdido dinheiro? Foto: Influx Nesse ano, um dos carros que sugeri que iria valorizar foi o Fiat Barchetta . Durante vários anos, o Fiat Barchetta foi um carro super barato e provavelmente um dos mais divertidos que conduzi pelo preço. Com um chassis leve e um motor 1.8 de 130 cavalos, só pecava por ser tração dianteira, mas ainda assim era bastante divertido de conduzir — a traseira soltava-se com facilidade e de forma controlada. No artigo de 2015, referi que os preços rondavam os 4.000 € / 5.000 €, e que exemplares fora de série e em estado excecional podiam chegar aos 6.500 €. Em 2025, um Fiat Barchetta custa cerca de 10.000 € / 10.500 €, e já vi exemplares vendidos por 12.000 €. Se tivessem seguido o meu conselho, em 10 anos tinham ganho cerca de 5.000 € . Nada mau investimento para um F...