Avançar para o conteúdo principal

Formação de evolução em produtos automóveis eléctricos e híbridos

Ontem a minha namorada estava a ver sites de empregos e encontrou um anúncio que pedia um formador para carros eléctricos e híbridos. O formador para além de precisar do CAP tem de saber explicar os seguintes assuntos:

- Definição dos conceitos: eléctrico e híbrido (veículo) 
- Os diferentes tipos de veículos eléctricos e híbridos - Tecnologia - Características - Vantagens e desvantagens

E eu pensei... E que tal o We Like Cars dar essa formação para todo o mundo? Fiquem avisados de antemão que eu não tenho CAP, só tenho uma licenciatura em Marketing e um Mestrado em Publicidade... Mas por outro lado tenho bastante interesse em tudo sobre carros e isso tem de valer alguma coisa não acham?

Sendo assim vamos tomem os vossos lugares e vamos lá começar a formação de evolução em produtos automóveis eléctricos e híbridos.

História dos Eléctricos

Hoje os veículos eléctricos são vistos como um grande avanço tecnológico nunca antes visto no mundo automóvel mas isso não passa de um pequeno embuste de Marketing e de Publicidade. Digo pequeno pois realmente os carros eléctricos de hoje são muito mais avançados e high tech do que os seus antepassados mas já existiam "coisas" a mover-se em electricidade desde 1828 que foi o ano que viu o primeiro protótipo de um motor eléctrico criado pelo húngaro Ányos Jedlik. Em 1865 o investigador francês Gaston Plante inventou a bateria recarregável que foi o maior avanço para tornar o uso dos automóveis eléctricos mais cómodo e sustentável. E foi em 1881 que Gustave Truové mostrou ao mundo aquilo que podemos chamar de automóvel de 3 rodas eléctrico. 5 anos mais tarde Karl Benz mostrou ao mundo o primeiro carro com motor de combustão, curiosamente também um carro com 3 rodas. 
Apesar de já existirem motores de combustão, foram os carros eléctricos que se desenvolveram mais. O primeiro carro a bater a barreira dos 100 km/h foi um carro eléctrico e o primeiro carro a vender mais de 1000 unidades foi também um carro eléctrico. Os carros eléctricos durante muitos anos foram a escolha óbvia. Eram muito mais silenciosos, muito mais rápidos no arranque e em velocidade de ponta e eram muito mais práticos (não havia manivelas para rodar para colocar o motor a trabalhar). No entanto os barões do petróleo viram o quão bom seria se todas as pessoas do mundo tivessem um carro a combustível fóssil. Milhões de euros foram investidos por parte desses senhores para que os motores a combustível fossem melhores e mais baratos tornando os carros eléctricos uma coisa do passado.


O Nissan Leaf é a grande aposta da Nissan para conquistar o mercado dos eléctricos.


História dos Veículos Eléctricos Híbridos

E reparem que digo Veículos Eléctricos Híbridos pois a definição de Veículo Híbrido é um veículo que use 2 tipos diferentes de energia para se locomoverem. Por exemplo aquelas pequenas motas/bicicletas que usavam um pequeno motor a gasolina era auxiliado pelas pernas do ciclista em situações que o motor não tivesse potência suficiente, aqui vou-me focar aos híbridos eléctricos que usam o poder dos combustíveis fósseis e da electricidade.
Tal como os veículos eléctricos os híbridos eléctricos não são nenhuma novidade. Em 1901 Ferdinand Porsche desenvolveu um automóvel que usava um gerador a combustível que carregava baterias que por sua vez alimentavam os 4 motores eléctricos que o carro tinha. O carro na altura era bastante impressionante, chegou a bater recordes de velocidade e até participou em várias corridas saindo quase sempre vitorioso. Depois a construção destes carros quase que desaparece até ao dia em que a Toyota lançou no Japão o Prius em 1997.


Este é o Lohner Porsche de 1901 desenvolvido pela mente criativa de Ferdinand Porsche.

Conceito Veículo Eléctrico


É um tipo de veículo propulsionado por um motor eléctrico, para transportar ou conduzir pessoas, objectos ou uma carga específica. Diferenciam dos veículos usuais pelo facto de utilizarem um sistema de propulsão eléctrica e não a solução comum de motor de combustão interna.
O motor eléctrico usa energia química armazenada em baterias recarregáveis, que depois é convertida em energia eléctrica para alimentar um motor que fará a sua conversão em energia mecânica, possibilitando que o veículo se mova.


Este é o Veeco RT, um pequeno carro eléctrico de 3 rodas Made in Portugal que promete dar cartas no mundo dos automóveis eléctricos.

Conceito Veículo Eléctrico Híbrido

Um veículo eléctrico híbrido é um tipo de veículo propulsionado por um motor de combustão interna e um motor eléctrico. A presença do motor eléctrico serve para atingir melhores resultados a nível de consumo de combustível ou melhor performance. O motor eléctrico usa energia química armazenada em baterias recarregáveis para ajudar o motor de combustão a mover o veículo gastando menos combustível.


Este é o Honda CR-Z Mugen. É o híbrido que mostra que um híbrido pode ser divertido e desportivo. 200 cavalos de potência não podem enganar. ;)

Os Diferentes Tipos de Veículos Eléctricos

Veículo Eléctrico

O Veículo Eléctrico normal como já disse usa um motor eléctrico que vai buscar a energia para se mover às baterias. As baterias normalmente são de dois tipos: As de níquel-hidreto metálico e as mais recentes e avançadas de íon de lítio. As baterias são carregadas na rede eléctrica ligando o carro a uma tomada eléctrica.

Vantagens: Baixo preço da electricidade; Baixo custo de manutenção; Zero emissões.

Desvantagens: Elevado preço do veículo; Elevado preço das baterias, Demora muito tempo a carregar as baterias.


Depois do Roadster eis que a Tesla apresenta ao mundo o Model S. Um sedan de luxo completamente eléctrico que promete prestações fenomenais aliado a uma grande autonomia. Resta saber se vai ter sucesso.

Veículo Eléctrico Fuel-Cell 

O veículo eléctrico Fuel-Cell é um carro movido a hidrogénio que por sua vez é transformado em energia eléctrica para que o veículo se mova. A única diferença é que em vez de baterias o carro tem um depósito de hidrogénio e um conversor que vais transformar o hidrogénio em energia eléctrica, calor e água.

Vantagens: Demora pouco tempo a encher o depósito de hidrogénio; Zero Emissões; Hidrogénio é o recurso mais abundante na terra.

Desvantagens: Carro não é comercializado ainda em Portugal; Poucas bombas de hidrogénio.


O Honda FCX Clarity é um veículo movido a hidrogénio. Para além da energia eléctrica que este carro produz as outras duas coisas que saem deste carro é calor e vapor de água. O FCX Clarity tem cerca de 134 cavalos.

Os Diferentes tipos de Veículos Híbridos

Veiculo Híbrido Assistido

Este tipo de sistema híbrido faz com que o motor a combustão e o motor eléctrico trabalhem sempre em conjunto. Normalmente este sistema é assim quando o motor eléctrico não tem potência suficiente para mover o carro. Os automóveis que usam este sistema híbrido assistido são por exemplo o Honda Insight, Honda Civic e o Honda CR-Z. O sistema IMA - Integrated Motor Assist tem um motor eléctrico que serve como turbo para o ajudar o motor de combustão a obter melhor economia de combustível ou melhores performances.

Vantagens: Baixo preço, Menos emissões, Mais potência.

Desvantagens: Não pode andar só a electricidade.


Este é o Honda Insight. O motor eléctrico de 14 cavalos deste carro não permite que este se mova apenas com energia eléctrica. O motor eléctrico neste caso serve apenas para auxiliar o motor a gasolina. É o sistema híbrido mais barato que existe.

Veículo Híbrido Total

Este tipo de híbrido pode operar somente com o motor eléctrico se o condutor assim o quiser e usar o motor de combustão para estender a autonomia do veículo. Como já adivinharam a configuração deste híbrido é um motor eléctrico + baterias e um motor movido a combustível fóssil que serve como gerador de electricidade. Os automóveis que levam este tipo de sistema são os Opel Ampera e os Chevrolet Volt. Os Toyota Prius também têm este sistema mas a sua autonomia eléctrica é bastante limitada. De referir que no futuro também vão passar a andar nas estradas automóveis híbridos com grande autonomia que permitem também carregar as baterias em casa.

Vantagens: Nunca ficamos apeados, carro com muita autonomia (eléctrica + combustível).

Desvantagens: Preço elevado.


O Chevrolet Volt é um veículo eléctrico que usa um motor de combustão quando precisa de extender a sua autonomia. É o melhor de 2 mundos. Nunca vamos ficar apeados com o Volt.
KERS (Kinetic Energy Recovery System)


No mundo das corridas de automóveis existem carros com um sistema híbrido que absorve a energia para parar os veículos nas travagens. Essa energia é guardada para ser posteriormente usada pelos pilotos de forma a dar mais potência ao automóvel. Os ganhos de potência variam de sistema para sistema e de carro para carro. Não nos vamos alongar muito aqui neste capítulo porque existem muitos sistemas destes com algumas diferenças entre si. F1 tem os seus KERS e na corrida das 24 Horas de Le Mans 2012 foram estreados mais 2 sistemas por parte da Audi e da Toyota. O Audi E-Tron Quattro (diesel + eléctrico) e o Toyota TS030 Hybrid (eléctrico + gasolina). 

Vantagens: Mais potência (os ganhos vão dos 80 cavalos até aos 200 cavalos dependendo do carro e da prova em que corre).

Desvantagens: Mais peso; Carregar o sistema demora algum tempo.

Audi tem muito que se orgulhar com este protótipo. Foi o primeiro híbrido e o primeiro carro de tracção às 4 rodas a ganhar as 24 Horas de Le Mans. O Audi R18 E-Tron Quattro foi o grande vencedor da edição de 2012.

E de uma forma sucinta e simples falámos dos diferentes tipos de híbridos e de veículos eléctricos que existem no mercado (e no mundo das corridas) assim como as suas vantagens e desvantagens. Nunca o mercado automóvel esteve tão animado com a vinda destas tecnologias. Adivinham-se tempos bastante excitantes e cheios de inovação!



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Adamastor - Um desportivo português

Mas o que é isto? Um desportivo desenvolvido em Portugal de raiz?  Sim, ao que parece a empresa Circleroad já vai na terceira versão do protótipo que vai ser conhecido como o Adamastor. Um carro desportivo focado na pista, mas que pode ser usado nas estradas totalmente dentro da legalidade.  Pouco se sabe sobre este Adamastor e as suas características técnicas. Sabemos que o seu nome de código é P003RL que, trocado por miúdos, o P003 significa que este é já o terceiro protótipo do Adamastor e o RL quer dizer "Road Legal".  Diz que o carro vai ter um chassis tubular de baixo peso, focado para pista, mas ao mesmo tempo com requinte suficiente para poder ser utilizado nas estradas Portuguesas. Em termos de motor a marca diz que este é totalmente personalizável, o que me leva a crer que o cliente pode adquirir um motor qualquer, desde que caiba no chassis do Adamastor... Não sei bem como é que isso vai funcionar, mas penso que seria bom existir uma espécie de mod

Filtros K&N - Afinal são bons? Ou são bons para deitar fora?

Sabem qual é a principal modificação que as pessoas fazem a um carro ou mota? Não é velas, nem suspensões, nem travões, nem adicionar turbos ao motor... É fazer modificações na admissão de ar do motor.  Já devem ter ouvido falar dos filtro de ar da K&N. Já faz um tempo que tenho andado a estudar este assunto. Parece que existem duas pessoas no mundo. As que gostam do filtro K&N e as que dizem mal do filtro. Eu fiz muita pesquisa, vi muitos vídeos e li muitos artigos, falei com pessoas que os usam e vou tentar dizer-vos qual é a minha conclusão sobre tudo o que se diz sobre estes filtros. Mas primeiro, vamos a uma lição de história. Os filtros K&N nasceram da necessidade de dois malucos por corridas de motos em terra batida (sim, corridas com MUITO PÓ mesmo, e já vão ver porque é que esta ressalva é importante), que se queixavam dos filtros normais de papel que ficavam obstruídos muito depressa, o que baixava a performance do motor. Para além disso era uma gra

Opinião | Jantes: Quanto maior melhor?

Hoje em dia o mundo automóvel foi tomado de assalto por jantes cada vez maiores. Aliás a moda das jantes grandes tem tantos entusiastas que os construtores de automóveis começaram a oferecer opções de jantes cada vez maiores. O céu é o limite para o tamanho das jantes, principalmente se formos para países como os Estados Unidos, onde é possível encontrar Toyotas Corolla com jantes de 23 polegadas. Mas será que as jantes maiores têm alguma vantagem para além de serem mais vistosas? Se recuarmos 10 anos, era muito raro encontrar jantes com um tamanho maior do que 17 polegadas. E essas só estavam reservadas aos carros mais desportivos. Os construtores automóveis a pouco e pouco foram aumentando o tamanho das jantes principalmente com o advento das jantes de liga leve. Hoje em dia mesmo os carros mais baratos e económicos vêm com jantes de 16 e opções de jantes até às 19 polegadas! É uma loucura, mas pelos vistos, é o que as pessoas querem.  Portanto, isto é o que acontece qua