Ontem a minha namorada estava a ver sites de empregos e encontrou um anúncio que pedia um formador para carros eléctricos e híbridos. O formador para além de precisar do CAP tem de saber explicar os seguintes assuntos:
- Definição dos conceitos: eléctrico e híbrido (veículo)
- Os diferentes tipos de veículos eléctricos e híbridos - Tecnologia - Características - Vantagens e desvantagens
E eu pensei... E que tal o We Like Cars dar essa formação para todo o mundo? Fiquem avisados de antemão que eu não tenho CAP, só tenho uma licenciatura em Marketing e um Mestrado em Publicidade... Mas por outro lado tenho bastante interesse em tudo sobre carros e isso tem de valer alguma coisa não acham?
Sendo assim vamos tomem os vossos lugares e vamos lá começar a formação de evolução em produtos automóveis eléctricos e híbridos.
História dos Eléctricos
Hoje os veículos eléctricos são vistos como um grande avanço tecnológico nunca antes visto no mundo automóvel mas isso não passa de um pequeno embuste de Marketing e de Publicidade. Digo pequeno pois realmente os carros eléctricos de hoje são muito mais avançados e high tech do que os seus antepassados mas já existiam "coisas" a mover-se em electricidade desde 1828 que foi o ano que viu o primeiro protótipo de um motor eléctrico criado pelo húngaro Ányos Jedlik. Em 1865 o investigador francês Gaston Plante inventou a bateria recarregável que foi o maior avanço para tornar o uso dos automóveis eléctricos mais cómodo e sustentável. E foi em 1881 que Gustave Truové mostrou ao mundo aquilo que podemos chamar de automóvel de 3 rodas eléctrico. 5 anos mais tarde Karl Benz mostrou ao mundo o primeiro carro com motor de combustão, curiosamente também um carro com 3 rodas.
Apesar de já existirem motores de combustão, foram os carros eléctricos que se desenvolveram mais. O primeiro carro a bater a barreira dos 100 km/h foi um carro eléctrico e o primeiro carro a vender mais de 1000 unidades foi também um carro eléctrico. Os carros eléctricos durante muitos anos foram a escolha óbvia. Eram muito mais silenciosos, muito mais rápidos no arranque e em velocidade de ponta e eram muito mais práticos (não havia manivelas para rodar para colocar o motor a trabalhar). No entanto os barões do petróleo viram o quão bom seria se todas as pessoas do mundo tivessem um carro a combustível fóssil. Milhões de euros foram investidos por parte desses senhores para que os motores a combustível fossem melhores e mais baratos tornando os carros eléctricos uma coisa do passado.
O Nissan Leaf é a grande aposta da Nissan para conquistar o mercado dos eléctricos. |
História dos Veículos Eléctricos Híbridos
E reparem que digo Veículos Eléctricos Híbridos pois a definição de Veículo Híbrido é um veículo que use 2 tipos diferentes de energia para se locomoverem. Por exemplo aquelas pequenas motas/bicicletas que usavam um pequeno motor a gasolina era auxiliado pelas pernas do ciclista em situações que o motor não tivesse potência suficiente, aqui vou-me focar aos híbridos eléctricos que usam o poder dos combustíveis fósseis e da electricidade.
Tal como os veículos eléctricos os híbridos eléctricos não são nenhuma novidade. Em 1901 Ferdinand Porsche desenvolveu um automóvel que usava um gerador a combustível que carregava baterias que por sua vez alimentavam os 4 motores eléctricos que o carro tinha. O carro na altura era bastante impressionante, chegou a bater recordes de velocidade e até participou em várias corridas saindo quase sempre vitorioso. Depois a construção destes carros quase que desaparece até ao dia em que a Toyota lançou no Japão o Prius em 1997.
Este é o Lohner Porsche de 1901 desenvolvido pela mente criativa de Ferdinand Porsche. |
Conceito Veículo Eléctrico
KERS (Kinetic Energy Recovery System)
É um tipo de veículo propulsionado por um motor eléctrico, para transportar ou conduzir pessoas, objectos ou uma carga específica. Diferenciam dos veículos usuais pelo facto de utilizarem um sistema de propulsão eléctrica e não a solução comum de motor de combustão interna.
O motor eléctrico usa energia química armazenada em baterias recarregáveis, que depois é convertida em energia eléctrica para alimentar um motor que fará a sua conversão em energia mecânica, possibilitando que o veículo se mova.
Este é o Veeco RT, um pequeno carro eléctrico de 3 rodas Made in Portugal que promete dar cartas no mundo dos automóveis eléctricos. |
Conceito Veículo Eléctrico Híbrido
Um veículo eléctrico híbrido é um tipo de veículo propulsionado por um motor de combustão interna e um motor eléctrico. A presença do motor eléctrico serve para atingir melhores resultados a nível de consumo de combustível ou melhor performance. O motor eléctrico usa energia química armazenada em baterias recarregáveis para ajudar o motor de combustão a mover o veículo gastando menos combustível.
Este é o Honda CR-Z Mugen. É o híbrido que mostra que um híbrido pode ser divertido e desportivo. 200 cavalos de potência não podem enganar. ;) |
Os Diferentes Tipos de Veículos Eléctricos
Veículo Eléctrico
O Veículo Eléctrico normal como já disse usa um motor eléctrico que vai buscar a energia para se mover às baterias. As baterias normalmente são de dois tipos: As de níquel-hidreto metálico e as mais recentes e avançadas de íon de lítio. As baterias são carregadas na rede eléctrica ligando o carro a uma tomada eléctrica.
Vantagens: Baixo preço da electricidade; Baixo custo de manutenção; Zero emissões.
Desvantagens: Elevado preço do veículo; Elevado preço das baterias, Demora muito tempo a carregar as baterias.
Veículo Eléctrico Fuel-Cell
O veículo eléctrico Fuel-Cell é um carro movido a hidrogénio que por sua vez é transformado em energia eléctrica para que o veículo se mova. A única diferença é que em vez de baterias o carro tem um depósito de hidrogénio e um conversor que vais transformar o hidrogénio em energia eléctrica, calor e água.
Vantagens: Demora pouco tempo a encher o depósito de hidrogénio; Zero Emissões; Hidrogénio é o recurso mais abundante na terra.
Desvantagens: Carro não é comercializado ainda em Portugal; Poucas bombas de hidrogénio.
Os Diferentes tipos de Veículos Híbridos
Veiculo Híbrido Assistido
Este tipo de sistema híbrido faz com que o motor a combustão e o motor eléctrico trabalhem sempre em conjunto. Normalmente este sistema é assim quando o motor eléctrico não tem potência suficiente para mover o carro. Os automóveis que usam este sistema híbrido assistido são por exemplo o Honda Insight, Honda Civic e o Honda CR-Z. O sistema IMA - Integrated Motor Assist tem um motor eléctrico que serve como turbo para o ajudar o motor de combustão a obter melhor economia de combustível ou melhores performances.
Vantagens: Baixo preço, Menos emissões, Mais potência.
Desvantagens: Não pode andar só a electricidade.
Veículo Híbrido Total
Este tipo de híbrido pode operar somente com o motor eléctrico se o condutor assim o quiser e usar o motor de combustão para estender a autonomia do veículo. Como já adivinharam a configuração deste híbrido é um motor eléctrico + baterias e um motor movido a combustível fóssil que serve como gerador de electricidade. Os automóveis que levam este tipo de sistema são os Opel Ampera e os Chevrolet Volt. Os Toyota Prius também têm este sistema mas a sua autonomia eléctrica é bastante limitada. De referir que no futuro também vão passar a andar nas estradas automóveis híbridos com grande autonomia que permitem também carregar as baterias em casa.
Vantagens: Nunca ficamos apeados, carro com muita autonomia (eléctrica + combustível).
Desvantagens: Preço elevado.
O Chevrolet Volt é um veículo eléctrico que usa um motor de combustão quando precisa de extender a sua autonomia. É o melhor de 2 mundos. Nunca vamos ficar apeados com o Volt. |
No mundo das corridas de automóveis existem carros com um sistema híbrido que absorve a energia para parar os veículos nas travagens. Essa energia é guardada para ser posteriormente usada pelos pilotos de forma a dar mais potência ao automóvel. Os ganhos de potência variam de sistema para sistema e de carro para carro. Não nos vamos alongar muito aqui neste capítulo porque existem muitos sistemas destes com algumas diferenças entre si. F1 tem os seus KERS e na corrida das 24 Horas de Le Mans 2012 foram estreados mais 2 sistemas por parte da Audi e da Toyota. O Audi E-Tron Quattro (diesel + eléctrico) e o Toyota TS030 Hybrid (eléctrico + gasolina).
Vantagens: Mais potência (os ganhos vão dos 80 cavalos até aos 200 cavalos dependendo do carro e da prova em que corre).
Desvantagens: Mais peso; Carregar o sistema demora algum tempo.
E de uma forma sucinta e simples falámos dos diferentes tipos de híbridos e de veículos eléctricos que existem no mercado (e no mundo das corridas) assim como as suas vantagens e desvantagens. Nunca o mercado automóvel esteve tão animado com a vinda destas tecnologias. Adivinham-se tempos bastante excitantes e cheios de inovação!
Comentários