Avançar para o conteúdo principal

10 dicas para fazer um bom anúncio de automóveis

Então você ou o seu stand quer vender um automóvel. Não há nada melhor que a internet para divulgar o seu negócio e arranjar comprador. No entanto, existem tantas coisas mal feitas, tantos anúncios maus, tanta foto mal tirada e informação errada que o interesse de um potencial comprador pode cair por completo. Este é um pequeno guia que o vai ensinar a fazer um anúncio online como deve ser!

1 - Seja honesto!


Coloquei este em número 1 porque é preciso ser-se mesmo honesto para vender carros, principalmente se estamos a falar de vendedores profissionais. Existem pessoas (como eu) que passam imenso tempo em sites deste género a catar negócios da China e depois a verificar em fóruns e outros sítios se o automóvel em questão está bom ou não. Por exemplo, este anúncio de um Ford Focus Titanium Sport Diesel diz que o carro tem 115.000 km mas, na realidade tem 250.000 km e, segundo relatos do dono anterior, tinha graves problemas de mecânica. Outro exemplo é este excelente Toyota Auris 2.2D que no anúncio tem 89.000km e está em óptimo estado e na ficha do leilão onde foi vendido tinha 140.000km e dizia que tinha problemas graves de motor.
Ser honesto é mesmo muito importante, não podem pôr em causa a vossa reputação até porque podem ter o azar de serem levados a tribunal por terem vendido gato por lebre. 

2 - Colocar correctamente as informações do carro.

Não há nada pior para descredibilizar um anúncio do que colocar informações erradas no automóvel sobre as suas especificações. Por exemplo, colocar cilindrada do motor errada ou a potência ou até mesmo dizer que o carro tem jantes de liga leve quando nas fotografias vê-se claramente que não tem. A compra de um carro é uma decisão muito importante e ponderada e, normalmente, as pessoas, quando procuram certo modelo de automóvel, sabem as especificações do carro. Colocar informações  erradas fazem-me logo ficar de pé atrás. Aqui podem ver uma lista de verdadeiros hiper carros por preços bem acessíveis.

3 - Tirar fotografias como deve ser.

Já todos sabemos que um anúncio de automóveis com fotografias do carro tem 500% mais probabilidade de ser vendido do que um anúncio sem imagens, mas más fotografias também podem arruinar a venda do automóvel. Por exemplo: Tirar fotografias à noite, tirar fotografias em que o carro não está enquadrado, tirar fotografias com o carro molhado (faz com que a pintura fique com uma aparência melhor do que realmente tem), tirar fotografias com o telemóvel... Isto é tudo o que não devem fazer. Se não têm uma boa máquina, peçam uma emprestada. Se não sabem tirar fotos a carros podem aprender aqui ou então peçam a alguém que saiba tirar. Não é preciso ser um pró para tirar uma boa foto, só é preciso ter uma máquina que não seja uma batata e ter o carro num sítio amplo para poderem tirar fotos de todos os ângulos (não seja preguiçoso e meta o seu carro na rua antes de tirar as fotografias). Tem de fazer com que o seu carro fique bem na foto, se não não vai conseguir vendê-lo.

4 - Não escrever com erros ortográficos.

Este ponto é também fundamental. Vocês ficavam descansados a fazer negócio com uma pessoa que não sabe escrever e que dá um erro em cada palavra? Eu também não. Antes de colocar um anúncio vejam o texto e certifiquem-se que não estão a escrever com erros. É fundamental para o sucesso do vosso anúncio. Existem exemplos completamente hilariantes, como este, de como não se deve fazer um anúncio de automóveis.

5 - Colocar todas as formas de comunicação disponíveis para o potencial comprador.

Colocar coisas no anúncio como não respondo a emails ou só por telefone, pode deixar algumas pessoas de pé atrás. Hoje em dia, temos de ser abertos a todas as formas de comunicação, não podemos simplesmente obrigar as pessoas a falarem connosco de determinada forma. E para além disso, é fundamental responder aos interessados e não os deixar pendurados. Podem estar a perder uma oportunidade de negócio. 

6 - Ser consistente. 

Existem vários sites online para venda de carros usados e normalmente o que as pessoas fazem, e muito bem, é colocar o seu anúncio no maior número de sites possível para chegar a toda a gente. O que não fazem bem é colocar num anúncio uma coisa e noutro anúncio outra coisa. O anúncio tem de ser igual se,não a pessoa que encontrar 2 anúncios do mesmo carro em sítios diferentes com informação diferente vai achar que se trata de um esquema ou que não se trata de um anúncio de venda sério.

7 - Extras/Modificações


Por vezes, os fabricantes de automóveis lançam novos restylings aos carros, tornando-os mais apelativos e, por vezes, os donos dos carros antigos adquirem essas peças (normalmente os pára-choques da frente e traseiros) para dar um look mais actual ao seu carro, mas depois, quando os vão vender, vendem-nos como se fossem o novo modelo com restyling! Isto é muito grave porque normalmente estes restylings podem ter outras mudanças a nível de mecânica também que são exclusivas do novo modelo. Por exemplo, este Fiat Grande Punto Evo, na verdade, não é um Evo, tem apenas os pára-choques do Evo. O carro é de 2006 e nesse ano o modelo Evo não tinha ainda saído, para além disso, o tablier continua a ser o do primeiro Fiat Grande Punto. As modificações do Grande Punto Evo não foram só estéticas, por isso, podiam estar a comprar gato por lebre neste caso. Quando o vosso carro tem extras/modificações devem discriminar tudo no anúncio, para que depois não haja confusões.

8 - Não colocar filtros nem modificar as fotos.

Por muito que o Instagram esteja na moda e por muito que uma fotografia fique mais engraçada com um filtro Sépia ou Preto e Branco, não se deve fazer isso num anúncio de automóveis. As fotos não podem ser manipuladas de modo algum. Por exemplo, na foto número 6 deste BMW M3 podem ver que o banco do condutor foi pintado de preto na borda. Um caso bastante mau de manipulação de fotografias. 

9 - Troca de motor = 0 km

Lógica da batata. Lá pelo carro ter trocado de motor não quer dizer que tenha ficado novo. Um carro é muito mais do que um motor e um carro que tenha levado um motor novo aos 500.000 km, não faz com que esses 500.000 km desapareçam, a não ser que todos os outros componentes do carro tenham sido trocados também. Quanto muito, o que se deve fazer nesta situação é dizer os km reais do carro e dizer que aos X km foi trocado o motor. Aqui está um exemplo de uma carrinha BMW com 5000 km no motor novo.

10 - Preços

Colocar o preço do carro pode ser das tarefas mais difíceis. É preciso colocar um preço justo, que seja credível, pois se for baixo de mais, todos vão pensar que se trata de burla, se for alto de mais, todos vão pensar que quer vender o carro como se fosse novo. Antes de colocar o carro à venda, deve ver os preços de outras viaturas similares à sua e deve ver as cotações de usados do carro que quer vender. Assim, vai conseguir encontrar o preço certo para o seu automóvel.

Seguindo este guia, vai conseguir fazer um anúncio online como deve ser. O mais importante de tudo é encarar a criação destes anúncios como uma coisa séria. Se o anúncio for feito à balda, ninguém vai querer saber e muito provavelmente pode vir a ser usado como tema de conversa (e muita risada) num tópico de um fórum como este. Aliás, queria agradecer à malta do fórum Autohoje por ter criado este excelente tópico. Já me ri muito à conta de anúncios verdadeiramente hilariantes!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Adamastor - Um desportivo português

Mas o que é isto? Um desportivo desenvolvido em Portugal de raiz?  Sim, ao que parece a empresa Circleroad já vai na terceira versão do protótipo que vai ser conhecido como o Adamastor. Um carro desportivo focado na pista, mas que pode ser usado nas estradas totalmente dentro da legalidade.  Pouco se sabe sobre este Adamastor e as suas características técnicas. Sabemos que o seu nome de código é P003RL que, trocado por miúdos, o P003 significa que este é já o terceiro protótipo do Adamastor e o RL quer dizer "Road Legal".  Diz que o carro vai ter um chassis tubular de baixo peso, focado para pista, mas ao mesmo tempo com requinte suficiente para poder ser utilizado nas estradas Portuguesas. Em termos de motor a marca diz que este é totalmente personalizável, o que me leva a crer que o cliente pode adquirir um motor qualquer, desde que caiba no chassis do Adamastor... Não sei bem como é que isso vai funcionar, mas penso que seria bom existir uma espécie de mod

Filtros K&N - Afinal são bons? Ou são bons para deitar fora?

Sabem qual é a principal modificação que as pessoas fazem a um carro ou mota? Não é velas, nem suspensões, nem travões, nem adicionar turbos ao motor... É fazer modificações na admissão de ar do motor.  Já devem ter ouvido falar dos filtro de ar da K&N. Já faz um tempo que tenho andado a estudar este assunto. Parece que existem duas pessoas no mundo. As que gostam do filtro K&N e as que dizem mal do filtro. Eu fiz muita pesquisa, vi muitos vídeos e li muitos artigos, falei com pessoas que os usam e vou tentar dizer-vos qual é a minha conclusão sobre tudo o que se diz sobre estes filtros. Mas primeiro, vamos a uma lição de história. Os filtros K&N nasceram da necessidade de dois malucos por corridas de motos em terra batida (sim, corridas com MUITO PÓ mesmo, e já vão ver porque é que esta ressalva é importante), que se queixavam dos filtros normais de papel que ficavam obstruídos muito depressa, o que baixava a performance do motor. Para além disso era uma gra

Opinião | Jantes: Quanto maior melhor?

Hoje em dia o mundo automóvel foi tomado de assalto por jantes cada vez maiores. Aliás a moda das jantes grandes tem tantos entusiastas que os construtores de automóveis começaram a oferecer opções de jantes cada vez maiores. O céu é o limite para o tamanho das jantes, principalmente se formos para países como os Estados Unidos, onde é possível encontrar Toyotas Corolla com jantes de 23 polegadas. Mas será que as jantes maiores têm alguma vantagem para além de serem mais vistosas? Se recuarmos 10 anos, era muito raro encontrar jantes com um tamanho maior do que 17 polegadas. E essas só estavam reservadas aos carros mais desportivos. Os construtores automóveis a pouco e pouco foram aumentando o tamanho das jantes principalmente com o advento das jantes de liga leve. Hoje em dia mesmo os carros mais baratos e económicos vêm com jantes de 16 e opções de jantes até às 19 polegadas! É uma loucura, mas pelos vistos, é o que as pessoas querem.  Portanto, isto é o que acontece qua