Avançar para o conteúdo principal

10 razões para abolir os espelhos retrovisores


Desculpa espelho retrovisor! Sempre fomos amigos, sempre estiveste comigo a proteger a minha retaguarda, mas é tempo de te ires embora.

É isso mesmo! Os espelhos retrovisores, a meu ver, já não têm razão para existir. Podiam muito bem ser substituídos pelo combo, câmaras de vídeo e monitores. Estas são 10 vantagens que teríamos se os espelhos retrovisores fossem abolidos!


1 - Mais rápido!

Sem os espelho retrovisores o carro fica mais rápido porque fica com um coeficiente de atrito menor. Se o carro é mais aerodinâmico e faz menos atrito, consegue ser mais rápido! E isso é sempre bom.

2 - Mais económico!

Mais uma vez, a aerodinâmica optimizada faz com que o automóvel gaste menos combustível. Já para não falar, que se tiverem o azar de partir um espelho retrovisor eléctrico com espelhos aquecidos e que recolhem automaticamente, vão gastar uma fortuna a substitui-los!


3 - Mais seguro!

O problema dos espelhos retrovisores é que podem em certos casos não mostrar tudo o que devia-mos ver para andar com a máxima segurança. Os ângulos mortos podem causar acidentes e com as câmaras esse problema desapareceria. E quando os espelhos retrovisores ficam embaciados? Bem se tivéssemos câmaras isso seria mais difícil de acontecer. E de noite? Mais uma vez, podia ser possível instalar câmaras com night vision e podíamos ver perfeitamente o que se passava atrás de nós.

4 - Mais cómodo!

Eu sou muito alto e os meus pais são de estatura média. Nós partilhamos os carros e sempre que um entra no carro tem de mexer em imensos botões e no espelho retrovisor central antes de começar a marcha. Ora isso é uma chatice! Perde-se imenso tempo com esses preparos! Se os carros usassem câmaras todas essas chatices desapareceriam pois os monitores estariam colocados no tablier e todos (altos ou baixos) podiam ver o que se passava lá atrás sem problemas.

5 - Mais bonito!

Os carros seriam mais bonitos! Os espelhos retrovisores se não existissem fariam os carros bem mais bonitos e interessantes. As suas linhas seriam mais fluídas e não iam ter aquelas duas "coisas" a sair da carroçaria do automóvel. Os carros teriam um look mais limpo e agradável.


6 - Mais leve!

Vejam o peso que não se poupava se abolissem os espelhos retrovisores: São dois espelhos, mais toda a moldura do espelho, mais os motores eléctricos, mais o sistema de aquecimento, mais os botões para regular os espelhos, mais o espelho retrovisor do meio contra uma câmara ou duas e um ecrã LCD. É uma diferença enorme que podia poupar alguns quilos.

7 - Mais amigo dos pedestres!

Um carro sem espelhos retrovisores seria, sem dúvida alguma, mais amigo dos pedestres. Aqueles locais apertados de estacionamento em que uma pessoa tem de se contrair e contorcer para poder passar entre dois carros, por causa dos espelhos retrovisores deixava de ser problema. Imaginem o que é puderem andar à volta dos carros num parque de estacionamento gigante sem terem de se desviar da porcaria dos espelhos retrovisores! Seria o paraíso!

8 - Menos espaço!

Um carro sem os espelhos retrovisores ia ocupar menos espaço o que significa que podia passar por ruas mais estreitas e até estacionar em locais mais apertados.


9 - Mais fácil e barato de construir!

Todos os equipamentos que estão dentro de um espelho retrovisor fazem com que seja uma peça bastante cara de produzir e de montar num carro. Imaginem a quantidade de dinheiro que um fabricante  ia poupar se adoptasse o sistema de câmaras de vídeo mais ecrã LCD?

10 - Mais tecnológico.

Imaginem as possibilidades de ter câmaras instaladas nos vossos carros como espelhos retrovisores? Podiam tirar uma foto ao carro que ia atrás, as câmaras podiam ser térmicas para aqueles dias de nevoeiro denso, podiam ter a opção para ver de noite (night vision), até podia dar para tirar uma fotografia vossa 180º com um fundo espectacular de uma bonita paisagem. Ou até podia correr um jogo de realidade aumentada. As possibilidades seriam infinitas!

Cada uma destas razões é muito boa para que os espelhos retrovisores deixassem de existir. Não consigo perceber porque é que os construtores continuam a teimar em mantê-los. Mesmo os automóveis eléctricos que têm uma preocupação extra com a aerodinâmica e o peso continuam a usar estas peças obsoletas que são os espelhos retrovisores. Todos... menos um. O VW XL1.


O VW XL1 é o híbrido plug-in diesel da VW que vai ser lançado em pequenas quantidades (250) e que promete consumos de 1 L/100km. Este automóvel para além de usar um sistema híbrido e um motor TDI de 800 cm3, usa câmaras em vez de espelhos retrovisores. Parece que sempre existe quem ache que os espelhos retrovisores deviam deixar de existir. Espero sinceramente que não demorem muito a desaparecer!



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Filtros K&N - Afinal são bons? Ou são bons para deitar fora?

Sabem qual é a principal modificação que as pessoas fazem a um carro ou mota? Não é velas, nem suspensões, nem travões, nem adicionar turbos ao motor... É fazer modificações na admissão de ar do motor.  Já devem ter ouvido falar dos filtro de ar da K&N. Já faz um tempo que tenho andado a estudar este assunto. Parece que existem duas pessoas no mundo. As que gostam do filtro K&N e as que dizem mal do filtro. Eu fiz muita pesquisa, vi muitos vídeos e li muitos artigos, falei com pessoas que os usam e vou tentar dizer-vos qual é a minha conclusão sobre tudo o que se diz sobre estes filtros. Mas primeiro, vamos a uma lição de história. Os filtros K&N nasceram da necessidade de dois malucos por corridas de motos em terra batida (sim, corridas com MUITO PÓ mesmo, e já vão ver porque é que esta ressalva é importante), que se queixavam dos filtros normais de papel que ficavam obstruídos muito depressa, o que baixava a performance do motor. Para além disso era uma...

Adamastor - Um desportivo português

Mas o que é isto? Um desportivo desenvolvido em Portugal de raiz?  Sim, ao que parece a empresa Circleroad já vai na terceira versão do protótipo que vai ser conhecido como o Adamastor. Um carro desportivo focado na pista, mas que pode ser usado nas estradas totalmente dentro da legalidade.  Pouco se sabe sobre este Adamastor e as suas características técnicas. Sabemos que o seu nome de código é P003RL que, trocado por miúdos, o P003 significa que este é já o terceiro protótipo do Adamastor e o RL quer dizer "Road Legal".  Diz que o carro vai ter um chassis tubular de baixo peso, focado para pista, mas ao mesmo tempo com requinte suficiente para poder ser utilizado nas estradas Portuguesas. Em termos de motor a marca diz que este é totalmente personalizável, o que me leva a crer que o cliente pode adquirir um motor qualquer, desde que caiba no chassis do Adamastor... Não sei bem como é que isso vai funcionar, mas penso que seria bom existir uma espécie de...

Opinião | Jantes: Quanto maior melhor?

Hoje em dia o mundo automóvel foi tomado de assalto por jantes cada vez maiores. Aliás a moda das jantes grandes tem tantos entusiastas que os construtores de automóveis começaram a oferecer opções de jantes cada vez maiores. O céu é o limite para o tamanho das jantes, principalmente se formos para países como os Estados Unidos, onde é possível encontrar Toyotas Corolla com jantes de 23 polegadas. Mas será que as jantes maiores têm alguma vantagem para além de serem mais vistosas? Se recuarmos 10 anos, era muito raro encontrar jantes com um tamanho maior do que 17 polegadas. E essas só estavam reservadas aos carros mais desportivos. Os construtores automóveis a pouco e pouco foram aumentando o tamanho das jantes principalmente com o advento das jantes de liga leve. Hoje em dia mesmo os carros mais baratos e económicos vêm com jantes de 16 e opções de jantes até às 19 polegadas! É uma loucura, mas pelos vistos, é o que as pessoas querem.  Portanto, isto é o que acontece...