Avançar para o conteúdo principal

Toyota GT-86 preços em Portugal e no Mundo.

O carro mais excitante que a Toyota fez desde o Celica e o MR-2.

Hoje finalmente foi revelado oficialmente o preço do tão esperado Toyota GT-86 em Portugal. Este desportivo com motor boxer de 2 litros e 200 cavalos de potência e tracção traseira vai começar nos 39780 euros sem contar com as despesas de administração e tendo em conta que compram a versão de cor sólida em vermelho. 

Toyota tinha prometido um desportivo relativamente barato para os mercados mas já se sabe que apesar do carro custar muito pouco a ser produzido existe sempre uma torrente de impostos que encarece o preço do automóvel e Portugal não é nada meigo para os automobilistas nesse aspecto.

Daí que o We Like Cars foi fazer um levantamento dos preços do Toyota GT-86 em todo o mundo para ver as diferenças. Estes dados foram retirados dos sites oficiais da Toyota em cada país.

USA - 19210 euros (Scion FR-S)
Canadá - 20341 euros (Scion FR-S)
Japão - 20339 euros
Emiratos Árabes Unidos - 20.532 euros
Austrália - 27.522 euros 
França - 29900 euros
Espanha - 29900 euros
Itália - 29900 euros
Mónaco - 29900 euros
Polónia - 30845 euros
UK - 31082 euros
República Checa - 31321 euros
Bélgica - 31690 euros
Eslováquia - 31990 euros
Romania - 32.800 euros
Rússia - 33018 euros
Áustria - 33684 euros
Suíça - 34876 euros
Portugal - 39780 euros
Irlanda - 39895 euros
Alemanha - 39990 euros (opção de caixa automática pode ser feita sem custo adicional)
Holanda - 39990 euros
Finlândia - 46624 euros
Noruega - 60800 euros
Vietnam - 62910 euros

O local mais barato para ter um Toyota GT-86 é na América. O Scion FR-S custa apenas 19210 euros! Custa menos 20570 euros do que aqui em Portugal. Mas como a marca Scion não é a mesma coisa que a marca Toyota ( e as marcas pagam-se embora o produto seja rigorosamente o mesmo) só podemos comparar mesmo com o Japão onde o Toyota GT-86 custa 20339 euros, menos 19441 euros.
Já no país de nuestros hermanos que é já aquí ao lado o Toyota GT-86 custa menos 9880 euros! Ou seja, os espanhóis, franceses e italianos podem comprar um Toyota GT-86 para o fim de semana e um Toyota Aygo para ir para o trabalho todos os dias com o mesmo dinheiro que custa aqui em Portugal um GT-86.

Mas ainda assim Portugal não é dos países que paga mais pelo GT-86. Ainda na Europa temos a Finlândia que paga mais 6844 euros do que nós e a Noruega que paga mais 21020 euros! 
De todos os sites da Toyota que vi e que revelava o preço do GT-86 o Vietnam lidéra com uns impressionantes 62910 euros.

O Nissan 370Z aqui em Portugal só está ao alcance dos milionários e no entanto é um desportivo normalíssimo nos outros países.

Mas por incrível que pareça o Toyota GT-86 apesar de ser um carro que fica caro aqui em Portugal nem sequer é o exemplo mais alarmante que temos para dar. Por exemplo o caso do Nissan 370Z é muito mais alarmante devido à cilindrada mais elevada. Com a ajuda do blog CarScoop que efectuou no início deste ano uma lista com o preço do Nissan 370Z em vários países podemos dizer que o único sítio pior que Portugal para comprar um Nissan 370Z é Singapura. 

USA - 25167 euros
Canada - 31670 euros
UK - 36219 euros
Japão - 37439 euros
México - 38763 euros
Alemanha - 38750 euros
República Checa - 38996 euros
Polónia - 40879 euros
França - 40950 euros
Itália - 41450 euros
Bélgica - 42800 euros
Eslovénia - 42990 euros
Espanha - 44600 euros
Roménia - 45525 euros
Suécia - 47625 euros
África do Sul - 51654 euros
Austrália - 55872 euros
Irlanda - 57995 euros
Holanda - 64950 euros
Grécia - 67180 euros
Portugal - 75900 euros
Singapura - 146458 euros

E o preço do Chevrolet Camaro aqui em Portugal é outro exemplo da exorbitância que são os impostos em Portugal para carros novos, como já referimos neste artigo

Quase que podemos fazer aqui uma regra que é a maioria dos países que tem instalada uma produção automóvel gigante América, Japão, Itália, França e Alemanha os impostos tendem a ser muito mais baixos no geral e sinceramente é a melhor medida que qualquer país pode tomar. Porquê? Porque ligada à indústria Automóvel encontra-se milhares de outras empresas que fabricam peças e componentes o que alavanca a economia. E isso deu para ver em 2009/2010 onde a indústria automóvel esteve bastante mal e milhares de pessoas ficaram sem emprego. Daí que não é de admirar que em países como a América os carros sejam tão baratos. É uma pena que aqui em Portugal o governo não desaperte o cinto em algumas áreas. A estrangulação da venda de automóveis com impostos cada vez mais severos só nos tem vindo a prejudicar. 

Será que algum dia o Português vai poder comprar um carro sem ter de vender os seus órgãos internos para o pagar?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Filtros K&N - Afinal são bons? Ou são bons para deitar fora?

Sabem qual é a principal modificação que as pessoas fazem a um carro ou mota? Não é velas, nem suspensões, nem travões, nem adicionar turbos ao motor... É fazer modificações na admissão de ar do motor.  Já devem ter ouvido falar dos filtro de ar da K&N. Já faz um tempo que tenho andado a estudar este assunto. Parece que existem duas pessoas no mundo. As que gostam do filtro K&N e as que dizem mal do filtro. Eu fiz muita pesquisa, vi muitos vídeos e li muitos artigos, falei com pessoas que os usam e vou tentar dizer-vos qual é a minha conclusão sobre tudo o que se diz sobre estes filtros. Mas primeiro, vamos a uma lição de história. Os filtros K&N nasceram da necessidade de dois malucos por corridas de motos em terra batida (sim, corridas com MUITO PÓ mesmo, e já vão ver porque é que esta ressalva é importante), que se queixavam dos filtros normais de papel que ficavam obstruídos muito depressa, o que baixava a performance do motor. Para além disso era uma...

Quais os diferentes tipos de Caixas Automáticas e as suas vantagens/desvantagens

É provável que ande ativamente à procura de um carro com mudanças automáticas. As caixas automáticas são cada vez mais eficientes e mais práticas de usar em todas as situações de condução, mas principalmente em cidade. Também é verdade que mesmo para os entusiastas, ter um carro com caixa automática já não é aquele pesadelo, ou sacrilégio... Existem algumas que são até bastante agradáveis de usar e já nem falamos que a maioria dos fabricantes de super carros já nem oferece a opção de caixa manual.  No entanto, há que ter atenção no momento de comprar um carro com caixa automática, pois existem bastantes tipos de caixa e cada um com os seus pontos fortes e fracos. Com este artigo espero que consigam perceber quais são os vários tipos de caixas automáticas que existem e quais as características que melhor se adaptam ao vosso gosto. Existem 3 tipos de caixas automáticas: Caixa Automática de Dupla Embraiagem, Caixa Automática Conversor de Binário e Caixa Automática CVT (Continuously Va...

5 futuros clássicos para investir 2015 - Fiz bem as previsões ou não?

Há 10 anos, publiquei um artigo sobre futuros clássicos para investir edição de 2015 , e achei que seria interessante fazer um exercício: E se tivessem seguido os meus conselhos? Teriam ganho ou perdido dinheiro? Foto: Influx Nesse ano, um dos carros que sugeri que iria valorizar foi o Fiat Barchetta . Durante vários anos, o Fiat Barchetta foi um carro super barato e provavelmente um dos mais divertidos que conduzi pelo preço. Com um chassis leve e um motor 1.8 de 130 cavalos, só pecava por ser tração dianteira, mas ainda assim era bastante divertido de conduzir — a traseira soltava-se com facilidade e de forma controlada. No artigo de 2015, referi que os preços rondavam os 4.000 € / 5.000 €, e que exemplares fora de série e em estado excecional podiam chegar aos 6.500 €. Em 2025, um Fiat Barchetta custa cerca de 10.000 € / 10.500 €, e já vi exemplares vendidos por 12.000 €. Se tivessem seguido o meu conselho, em 10 anos tinham ganho cerca de 5.000 € . Nada mau investimento para um F...