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10000 km de GPL


Adquiri para o meu Mazda 2 um Kit de GPL da BRC. Finalmente livrei-me dos preços idiotas do combustível convencional. Para quem ainda tem dúvidas, fica aqui a minha experiência.

0-1000km -> Quando recebi o carro modificado para GPL, não notei grandes diferenças para além de uns componentes extra no motor e um aparelhinho que diz a quantidade de GPL que tenho no depósito e que serve para trocar de combustível instantaneamente. Diferenças? Só mesmo nas baixas rotações em que o carro soluçava um pouco. Claro que isto não era normal e teve de ser retificado (mas já lá vou). Também notei que quando o motor estava frio e como o arranque é sempre a gasolina, por vezes, quando passava para GPL o carro ia abaixo. Outro defeito que foi mais tarde revisto. Para além destes pormenores o carro funcionava bem e não senti perda de potência. O que senti foi um grande alívio cada vez que ia atestar o carro. 20 euros chegava para atestar e fazer cerca de 290 km. O carro a GPL de início fazia consumos um pouco acima da média, cerca de 9 - 10 L/100 km o que é também normal. 

1000-2500km -> Fui à BRC para me resolverem o assunto e disseram-me que o problema podia estar nas velas que precisavam de ser substituídas. Fui com o carro à revisão e realmente as velas estavam em mau estado. Colocaram umas velas que eram mais indicadas para o GPL. O carro realmente ficou melhor mas os soluços a baixas rotações continuavam. Os consumos começaram a melhorar. Já fazia com um depósito cerca de 350 km.

2500-5000km -> Voltei à BRC e lá eles fizeram um diagnóstico ao carro e resolveram os problemas todos. O carro já não soluçava a baixas rotações e já pegava bem mesmo com o motor frio. Quando um carro é convertido a GPL é normal que estas afinações tenham de ser feitas. Agora é que realmente não notava nenhuma diferença entre andar a GPL e a Gasolina. A autonomia a GPL manteve-se nos 350km.

5000km -10000km -> Passado alguns meses posso dizer que estou muito satisfeito. Não noto nenhuma diferença entre o carro andar a Gasolina ou a GPL. Noto sim é uma grande diferença cada vez que vou abastecer. Entretanto na bomba onde costumo abastecer o GPL já está a 70 cêntimos o litro o que significa que para atestar gasto cerca de 17 euros. Muito bom mesmo!


Por vezes algumas pessoas não transformam os carros a GPL por estarem muito mal informadas e existe mesmo muita gente que tem macaquinhos na cabeça que não fazem sentido. Ficam aqui os 3 principais macaquinhos que precisam de ir dar uma volta.

1. Perda de potência: Realmente pode existir perda de potência num carro a GPL. Mas com os kits novos  essa perda é quase nula. Digo, quase, porque existem efetivamente alguns motores que podem perder um pouco de potência na ordem dos 2 ou 3 cavalos (coisa que nem se nota). Mas na maioria das vezes a potência mantém-se. Também é sabido que com uma reprogramaçãozinha na centralina do carro é possível extrair mais potência do GPL (na ordem dos 10 a 15 cavalos). 

2. É preciso lubrificantes caros: Não é preciso lubrificantes caros. Aliás, não precisa de qualquer lubrificante! No meu caso o carro liga sempre a gasolina e mantém-se a trabalhar a gasolina até atingir uma certa temperatura. Enquanto o carro está a trabalhar a gasolina as válvulas são lubrificadas. Daí que não necessitam de óleos caros nem lubrificantes XPTO. 

3. O carro a GPL gasta mais. Mais uma vez podem ou não ter razão. Em regra geral o carro gasta mais. O meu Mazda por exemplo gasta mais 1.5 litros de GPL do que a Gasolina. Mas também existem carros que não gastam tanto e existem outros que gastam o mesmo. É uma questão de sorte. Mesmo que o vosso carro gaste mais 1.5 litros aos 100 km como o meu, continuam a poupar imenso dinheiro.

Como vêem, não é um bixo de 7 cabeças e só faz é bem à carteira e ao ambiente. Andar agora a GPL também já não é descriminatória e já se pode estacionar nos parques subterrâneos. Já não há desculpas para não ter um carro a GPL.


Comentários

Quero o meu carro a GPL, também ;)

Beijooo

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