Quando pedem a uma pessoa para visualizar uma estrada na cabeça essa pessoa imagina um grande pedaço de alcatrão com linhas no meio a separar as vias. Mas houve uma altura que as estradas não tinham esses traços. É uma ideia tão simples e fundamental para a segurança rodoviária que é um pouco estranho que o inventor da estrada de alcatrão não tenha pensado que seria uma boa ideia ter uma linha a separar as vias.
Quem inventou as linhas que separam as vias foi a Norte Americana June McCarrol, uma enfermeira que um dia teve de atirar-se para fora da estrada com o seu Ford T para não colidir frontalmente com um camião que ia em sentido contrário. Foi aí que nasceu a ideia de colocar uma linha branca a separar as vias nas estradas. Ela própria relata o acontecimento em 1917 que originou a ideia:
"My Model T Ford and I found ourselves face to face with a truck on the paved highway. It did not take me long to choose between a sandy berth to the right and a ten-ton truck to the left! Then I had my idea of a white line painted down the center of the highways of the country as a safety measure."
June McCarrol comunicou a sua ideia ao departamento que seria hoje o equivalente à DGV sem sucesso. Mas June não desistiu e decidiu ela própria pintar um troço de uma estrada com linhas brancas ao meio a separar as vias.
Através de algumas instituições e organizações June McCarrol escreveu uma carta para toda a nação a explicar que esta medida tinha de ser adoptada o mais rápido possível para melhorar substancialmente a segurança rodoviária. Em Novembro de 1924 a ideia foi adoptada pela Comissão de Estradas do estado da Califórnia e 3500 milhas de estradas foram pintadas com linhas a meio por 163.000 dólares. Passado pouco tempo a ideia foi adoptada em todo o mundo.
Se hoje as estradas são um lugar bem mais seguro é muito por culpa da ideia que esta senhora teve.
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