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5 razões para mudar para GPL


Fui de férias à Serra da Estrela e fiquei maravilhado com as estradas que lá existem e com toda a beleza circundante. É realmente um local espectacular para quem gosta de conduzir. Só gostava de estar com um carro um pouco mais desportivo... Talvez um Mazda MX-5, um Honda S2000... Qualquer coisa desse género... Ou pelo menos era o que gostava de estar a conduzir até passar por uma bomba de gasolina e ver que a gasolina 95 octanas estava a 1,74 euros por litro! Nunca o preço da gasolina foi tão caro.
Mas mesmo com um Mazda 2 (que é um carro bastante económico) o preço da gasolina tornou-se incomportável para o comum dos mortais. Não é de todo aceitável gastar 40 euros e só levar no depósito 22 litros de gasolina. Daí que a única solução é deixarmo-nos de preconceitos e mudar para o GPL.
Depois de muita pesquisa, decidi criar este artigo com 5 razões para mudar para GPL.
Vamos começar por explicar o que é o GPL. GPL ou Gás Petróleo Liquefeito é obtido a partir da destilação do petróleo, sendo o último dos produtos que se obtém da sua refinação, o que determina que na gíria se diga que é o último a sair da chaminé da refinaria.

Este líquido já está caro demais.


1 – GPL é barato... Muito barato!

O preço da gasolina e do gasóleo atingiram níveis nunca antes vistos e os culpados não são apenas os mercados extremamente especulativos que transacionam este bem essencial mas também os governos e as petrolíferas. Enquanto que os carros eléctricos não são ainda uma alternativa para muitas pessoas o último reduto do automobilista é mesmo o GPL. O GPL neste momento transaciona-se em média 0,796 euros por litro e existem locais onde se pode comprar por 0,648€/L! É uma diferença abismal tendo em conta que a gasolina 95 tem um preço médio em Portugal de 1,706€/L, a gasolina 98 tem um preço médio de 1,784 e o Diesel tem um preço médio de 1,491€/L. Encher um depósito de 30 litros a GPL fica por 23,88 euros enquanto que o mesmo depósito a diesel fica por 44,73 euros e a gasolina 95 fica por 51,18 euros! Nem precisava de apresentar mais razão nenhuma para mudar para GPL pois a diferença de preço é mesmo abismal.
Qual a razão por ser tão barato? Para além de ser um produto até bastante fácil de produzir usufrui também de uma taxa de imposto petrolífero bastante mais baixa que a taxa dos outros combustíveis. Quando o GPL sai da refinaria, acresce ao seu preço mais dois impostos antes de chegar ao consumidor (tal como todos os combustíveis) o IVA e o ISP. O IVA como toda a gente sabe é de 23%, mas o que nem todos sabem é que o ISP do GPL é de apenas 0,065% enquanto que na gasolina é de 0,584% e o do diesel é de 0,366%. Mas e se mudarmos todos para GPL? Com certeza que o governo português ia carregar mais no imposto do GPL, certo? Errado! O ISP do GPL é regulado pela União Europeia e nenhum governo dentro da UE pode ultrapassar um certo nível de taxa para este combustível. Como a UE acha, e muito bem, que o GPL é um combustível fóssil bastante amigo do ambiente o ISP do GPL não vai servir para tapar os buracos provocados pela corrupção e má gestão dos governos de certos países.
Só falta mesmo falar da instalação do kit GPL num automóvel. Os carros a gasolina precisam de ser adaptados para poder passar a consumir o GPL. Essa adaptação poderá custar entre 1200 a 1600 euros o que ainda é um investimento significativo, mas ao preço que a gasolina 95 está e com os aumentos do preço sem fim à vista um kit de GPL fica pago num instante (dependendo do consumo do carro e dos km que se faz). Vamos fazer aqui umas contas, usando esta calculadora, tendo em conta que o carro gasta 6,5 litros aos 100km e que se faz em média 30.000 km por ano conseguimos obter o retorno de investimento em apenas 10 meses.
E sabiam que até o Imposto de Circulação fica mais barato com um carro a GPL? Todos os carros comprados a partir de 07/2007 (depois da alteração do IC em que entra a cilindrada e o CO2 na equação) o imposto de circulação fica mais barato devido às emissões de CO2 serem mais baixas. É só vantagens!


2 – GPL é amigo do ambiente!

O GPL é um combustível bastante mais limpo que o diesel e do que a gasolina. Aliás é por ser mais limpo que a UE o protege tanto em termos de impostos para dar um incentivo extra à sua adopção. Segundo um teste da Millbrook Vehicle Emissions Laboratory do Reino Unido um carro a GPL quando comparado a um carro a gasolina tem:
75% menos emissões de monóxido de carbono (CO)
85% menos emissões de hidrocarbonetos não queimados (HC)
40% menos emissões de óxidos de azoto (NOx)
85% menos emissões de gases com potencial para criar Ozono
10% menos emissões de dióxido de carbono (CO2)

Um veículo GPL quando comparado com um veículo a diesel o GPL tem:
90% menos emissões de partículas (PA10)
90% menos emissões de óxidos de azoto (NOx)
70% menos emissões de gases com potencial para criar Ozono
60% menos emissões de dióxido de carbono (CO2)

O GPL para além de ser mais amigo da nossa carteira também é mais amigo do ambiente. Claro que um carro eléctrico com zero emissões é sempre melhor, mas infelizmente a tecnologia eléctrica está num estado ainda muito prematuro e muito caro para o consumidor final. Ainda vamos ter de esperar uns largos anos até que o carro eléctrico seja uma realidade para a maioria das pessoas. E se todos mudássemos para GPL o impacto seria bastante benéfico para o ambiente.

Um belo Alfa Romeu GTV 2.0 a GPL por 8.500 euros no Standvirtual.


3 – GPL é amigo do seu carro!

O GPL sendo um combustível mais limpo é também um combustível mais fácil de se misturar com o oxigénio pois está em estado gasoso, sendo assim a queima é mais limpa o que reduz o desgaste do motor. Existem certos casos que tal não se verifica, principalmente em carros com válvulas macias que precisam de uma lubrificação extra para não ficarem danificadas mas até para esses casos existem várias soluções de lubrificação (Flashlube por exemplo) e/ou existem até instaladores que definem na ECU do carro para bombear de vez em quando gasolina para evitar os desgastes das válvulas. Se a instalação for bem feita não vão ter problemas nenhuns. Muitos dizem que os carros japoneses não prestam para colocar GPL devido à questão das válvulas macias, pois fiquem sabendo que os carros japoneses são dos melhores carros para transformar a GPL até porque o mercado Japonês de GPL é um dos maiores do mundo.

4 – O GPL é potente!

Sim, leram bem! Potente! O GPL é um combustível com 100 octanas, o que é mais do que a gasolina de 98 octanas que neste momento é transacionada em média por 1,784 euros. O GPL também dispensa qualquer tipo de aditivos e o único aditivo que tem é o etil mercaptano que funciona apenas como odorizante para ser mais fácil identificar. É verdade que antigamente os sistemas GPL tinham perda de potencia mas hoje em dia os kits GPL são muito mais avançados e a perda de potencia é quase nula No pior dos casos pode haver uma perda de 5 cv, o que não é nada de especial. Na grande maioria dos casos a potência é a mesma. Existem sistemas de GPL com injeção líquida que para além de reduzirem os consumos e as emissões também dão mais potência ao carro, no entanto, mais uma vez por causa dos estupidozinhos que estão à frente do nosso país esses kits não estão homologados em Portugal com muita pena minha.

5 – O GPL é seguro!

Para muitas pessoas faz muita confusão andarem com uma botija de gás no carro, mas já não lhe faz confusão nenhuma andar com um depósito com 50 litros de combustível também altamente volátil. E pior! Não lhe faz confusão nenhuma ter uma botija de gás em casa. O GPL é super seguro. Vários testes foram efectuados com embates em cheio nos depósitos de GPL e é mais provável um carro a gasolina ou a diesel explodir do que um carro a GPL.

Os contras do GPL? 

Temos de andar com um autocolante no carro e não podemos estacionar em parques subterrâneos. Os dísticos não me importo muito e os parques subterrâneos dos centros comerciais também não... Vejam pelo lado positivo, ter um carro a GPL evita que visitem a maioria dos shopping's em Portugal, poupando assim ainda mais dinheiro! Ainda assim, estão-se a fazer esforços para que seja possível estacionar o carro em parques subterrâneos, como no resto da europa e não andar com um dístico azul horroroso.

Um bom dístico sem dúvida. :)

Estão aqui uma mão cheia de boas razões para mudar para GPL e poupar centenas e talvez milhares de euros por ano em combustível.
Em Portugal existe no entanto muito preconceito devido ao carro ser movido a gás. Estamos em crise e não estamos em posição de ser preconceituosos. Existe até muitos portugueses que compram um citadino económico em vez do carro dos seus sonhos devido ao consumo. É muito mais barato sustentar um Honda Civic Type-R a GPL do que um Honda Civic 1.4 100cv a gasolina. No fundo o que interessa é não ficarmos reféns dos preços dos combustíveis e mudar para GPL é a única solução imediata para podermos continuar a usar os nossos carros e até quem sabe para ter e sustentar aquele carrito que sempre sonhámos ter. Um Mazda Mx-5 é que me acentava que nem uma luva naquelas estradas maravilhosas da Serra da Estrela, desde que fosse a GPL, claro! 

Um bichinho destes a GPL é que era. ;)

Comentários

Anónimo disse…
GPL Sempre! Já mais será vencido. :-)

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