Avançar para o conteúdo principal

Gumpert Apollo - Loucura sobre rodas!

Como disse noutro artigo os carros mais excitantes não costumam ser produzidos pela Ferrari ou pela Lamborghini, existem outros pequenos construtores que conseguem fazer verdadeiros monstros do asfalto para um restrito número de pessoas que pensa que os Ferrari's e Lamborghini's são... demasiado vulgares.

Conheçam a besta! Fotografia de Pixelklinik

Falámos do Noble noutro artigo, um super carro com uma grande dose de loucura em cima e hoje falamos da Gumpert Sportwagenmanufaktur GmbH e do carro que produzem, o Apollo.

O nome Gumpert é bem conhecido pelos fãs de rally's, Roland Gumpert foi director da Audi Sport e ganhou 25 provas de WRC e 4 campeonatos WRC. Um belo dia Roland disse que queria construir a próxima geração de carros desportivos e a Audi deu-lhe a sua benção. Em 2004 a Gumpert Sportwagenmanufaktur GmbH foi fundada e o mundo automóvel estava prestes a conhecer uma das máquinas mais brutais alguma vez feita pela humanidade.

Gumpert Apollo S - Fotografia de Amaury AML
Eu nunca na vida ia querer entrar na fábrica onde este carro é construído, tenho a sensação que o local devia ser perturbador e conhecer as pessoas que constroem o Apollo devia ser ainda mais perturbador. Só gente completamente insana é que podia conceber algo assim. Este carro mete medo, o design é dos mais horríveis de sempre, é cru, é bruto, é algo que foi concebido com apenas uma coisa em mente: Velocidade! E para atingir esse objectivo não olharam a meios e não quiseram comprometer-se com coisas tão fúteis como por exemplo fazer um carro agradável à vista. 

Só para verem o nível de loucura que as pessoas que conceberam este carro têm vejam esta frase tirada do site oficial da Gumpert: It has always been my dream to have a car with so much downforce, such aero-dynamic efficiency that you could drive on the roof of a tunnel at high speed. This car can do it.

Nível de loucura a dobrar! Foto/wallpaper de Jason Thorgalsen Photography

Basicamente o que a frase diz é que sempre foi o sonho de Roland Gumpert, ter um carro que conseguisse andar de pernas para o ar num túnel e o Apollo consegue fazer isso. Não sei o que me assusta mais se o facto de Roland Gumpert ter dito aquilo sem ter colocado um ponto de exclamação no final da frase ou se a natureza deste seu sonho... Só pode ser mesmo um sonho... E muitos dos sonhos que temos devem continuar no reino dos sonhos certo? Para Roland não!
Ele realmente quis fazer o teste de andar com o carro de pernas para o ar num túnel e chegou mesmo a fazer um motor que pudesse trabalhar enquanto estivesse de pernas para o ar e conseguiu até descobrir um túnel suficientemente longo para fazer esta loucura, só não conseguiu foi arranjar nenhum piloto que entrasse num Gumpert Apollo e atingi-se a velocidade de 306 km/h para que pudesse andar de pernas para o ar.

Visto de cima. Fotografia de calians.sevan


Quando o Apollo foi lançado rebentou completamente com o Bugatti Veyron. O motor da Audi 4.2 V8 com dois turbos gerava 700 cv de potência e o peso do Apollo era somente 1200 kg, ou seja... é mais leve que um Honda Civic e tem 7 vezes mais potência. os 0-100 km/h são cumpridos em 3,1 segundos e a velocidade máxima é de 360 km/h.

Mas Roland Gumpert e a sua equipa não pararam e este ano apresentaram mais duas versões que levam  ao extremo este automóvel! Como é que fazemos um carro completamente demente e aterrorizante ainda mais demente e aterrorizante? É simples damos-lhe uma grande dose de raiva! O novo Apollo para estrada chama-se Apollo Enraged e tem 780 cavalos de potência e apenas 1175kg!

Este é o Gumpert Apollo Enraged.

Mas sabem que mais? Este nem sequer é o Apollo mais extremo e furioso pois a Gumpert preparou o Apollo R, um carro que é tão selvagem que foi proibido de andar em estradas públicas. Conta com 1100kg de peso e 860 cavalos de potência! Nem queremos saber o que é que o Apollo R faz a ser humano dentro do seu cockpit quando é puxado ao máximo, as forças G's não devem ser nada agradáveis de suportar.

E este é o Gumpert Apollo R.

Este carro é resultado de um sonho perturbador de um grupo de pessoas Alemãs. Este carro é selvagem e depois do salão de genebra sabemos que ficou raivoso e até demasiado perigoso para andar em estradas públicas. Mas são carros destes que nos fazem ficar ainda mais espantados com a direcção que os automóveis de alta performance estão a seguir e são carros destes que nos fazem ficar maravilhados com aquilo que são capazes de fazer, andando no limiar das leis da física e quando parece que não vai ser possível melhorar, quando achamos que não existe mais nenhuma hipótese de fazer um carro andar mais rápido, lá alguns engenheiros absolutamente dementes e brilhantes arranjam forma de fazer um carro ainda mais extremo e excitante.

Antes de nos despedirmos queremos agradecer a todos os que estão connosco pois já temos 800 fãs na página oficial do We Like Cars no Facebook. Fotografia de calians.sevan.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Adamastor - Um desportivo português

Mas o que é isto? Um desportivo desenvolvido em Portugal de raiz?  Sim, ao que parece a empresa Circleroad já vai na terceira versão do protótipo que vai ser conhecido como o Adamastor. Um carro desportivo focado na pista, mas que pode ser usado nas estradas totalmente dentro da legalidade.  Pouco se sabe sobre este Adamastor e as suas características técnicas. Sabemos que o seu nome de código é P003RL que, trocado por miúdos, o P003 significa que este é já o terceiro protótipo do Adamastor e o RL quer dizer "Road Legal".  Diz que o carro vai ter um chassis tubular de baixo peso, focado para pista, mas ao mesmo tempo com requinte suficiente para poder ser utilizado nas estradas Portuguesas. Em termos de motor a marca diz que este é totalmente personalizável, o que me leva a crer que o cliente pode adquirir um motor qualquer, desde que caiba no chassis do Adamastor... Não sei bem como é que isso vai funcionar, mas penso que seria bom existir uma espécie de mod

Filtros K&N - Afinal são bons? Ou são bons para deitar fora?

Sabem qual é a principal modificação que as pessoas fazem a um carro ou mota? Não é velas, nem suspensões, nem travões, nem adicionar turbos ao motor... É fazer modificações na admissão de ar do motor.  Já devem ter ouvido falar dos filtro de ar da K&N. Já faz um tempo que tenho andado a estudar este assunto. Parece que existem duas pessoas no mundo. As que gostam do filtro K&N e as que dizem mal do filtro. Eu fiz muita pesquisa, vi muitos vídeos e li muitos artigos, falei com pessoas que os usam e vou tentar dizer-vos qual é a minha conclusão sobre tudo o que se diz sobre estes filtros. Mas primeiro, vamos a uma lição de história. Os filtros K&N nasceram da necessidade de dois malucos por corridas de motos em terra batida (sim, corridas com MUITO PÓ mesmo, e já vão ver porque é que esta ressalva é importante), que se queixavam dos filtros normais de papel que ficavam obstruídos muito depressa, o que baixava a performance do motor. Para além disso era uma gra

Opinião | Jantes: Quanto maior melhor?

Hoje em dia o mundo automóvel foi tomado de assalto por jantes cada vez maiores. Aliás a moda das jantes grandes tem tantos entusiastas que os construtores de automóveis começaram a oferecer opções de jantes cada vez maiores. O céu é o limite para o tamanho das jantes, principalmente se formos para países como os Estados Unidos, onde é possível encontrar Toyotas Corolla com jantes de 23 polegadas. Mas será que as jantes maiores têm alguma vantagem para além de serem mais vistosas? Se recuarmos 10 anos, era muito raro encontrar jantes com um tamanho maior do que 17 polegadas. E essas só estavam reservadas aos carros mais desportivos. Os construtores automóveis a pouco e pouco foram aumentando o tamanho das jantes principalmente com o advento das jantes de liga leve. Hoje em dia mesmo os carros mais baratos e económicos vêm com jantes de 16 e opções de jantes até às 19 polegadas! É uma loucura, mas pelos vistos, é o que as pessoas querem.  Portanto, isto é o que acontece qua