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O nobre Noble M600

Este é o Noble M600 de 2012

Todos nós entusiastas de velocidade ficamos sempre com as antenas no ar quando a Ferrari, Lamborghini, Mercedes ou Porsche anunciam um novo carro desportivo. Estes são os gigantes dos super carros e são aqueles que normalmente nos saltam à cabeça quando perguntamos às pessoas que carro compravam se ganhassem o Euromilhões. Mas os super carros verdadeiramente excitantes normalmente vêm de empresas bastante pequenas e muitas delas realmente conseguem dar cabo das máquinas vindas de empresas multimilionárias com uma infinidade de recursos. Empresas como a Koenigsegg e o seu Agera-R que bateram vários records do Guinness. Ou a Ariel que ganhou nome com o seu Atom por ter destruído a cara de Jeremy Clarkson. Ou o Donkervoort que também fez um excelente trabalho com o D8 GTO trazendo o chassis e carroçaria do Lotus Super 7 para a modernidade. Gumpert com o Apollo, Spyker com o C8, Wiesmann... Podia estar aqui o dia todo a falar de pequenas empresas que lançam para o mercado maravilhas do mundo automóvel. Hoje vamos falar da Noble, outra pequena empresa inglesa que faz dos melhores super carros do mundo o M600.

Só podia ser um super carro britânico.

Ser pequeno é bom. Uma empresa pequena com poucas pessoas e poucos departamentos consegue fazer coisas realmente únicas e experimentar coisas que nunca nenhuma empresa gigante ia sequer pensar em fazer. Por exemplo, já viram como abre as portas do Koenigsegg Agera-R, iam alguma vez ter um sistema desses num Audi? Já viram os tubos de escape voltados para o lado do TVR Sagaris, alguma vez iam ver isso num Lamborghini? Já viram que Donkervoort D8 GTO não tem qualquer tipo de airbag? Alguma vez nos dias de hoje ia sair um Mercedes sem airbags? Ou a Noble que tem como únicos contactos um adereço e um email. Nada de Facebook, nada de publicidade. Alguma vez a Porsche ia ficar caladinha sobre os seus novos modelos? Quem tem estas empresas gosta realmente de carros e está-se completamente nas tintas para todo o espectáculo em volta. O único foco deles é fazer o carro com a melhor experiência de condução possível. A inovação e o pensamento livre de preconceitos fazem com que estes pequenos fabricantes construam verdadeiras pérolas do mundo automóvel, carros tão exóticos que são ainda mais raros que super carros da Mercedes, Ferrari e Lamborghini. Carros que têm em primeiro lugar a diversão atrás do volante. Carros que muitas vezes são mais baratos e melhores que os super carros das grandes companhias. O Noble M600 é um dos mais belos super carros de sempre e tem várias surpresas para que seja também um dos mais apetecidos.

Um nobre exemplar automóvel.


A Noble é uma empresa inglesa (aliás não podia ser de outra nacionalidade já que a maioria das marcas de carros mais loucas de sempre é Inglesa) e é bastante pequena. Consegue apenas produzir cerca de 50 Noble M600 por ano. Mas vamos ao que interessa... 

Carroçaria em Fibra de Carbono para um peso total de 1200kg!

O Chassis é de Aço mas a carroçaria é toda em Fibra de Carbono. Os travões são de aço também mas não existe ABS. Airbags é um conceito completamente desconhecido dos engenheiros da Noble. O motor é um V8 4.4 litros de um Volvo XC90 modificado pela Yamaha com 2 turbos da Garret com potência variável. Este carro pesa apenas 1200kg ou seja, tem uma relação peso potência ainda maior que a do Bugatti Veyron! Impressionante não é?

É aqui que estão guardados os 650 cavalos do Noble M600.

O motor deste carro consegue produzir no máximo 650 cavalos graças a um regulador no interior que permite escolher o nível de pressão dos turbos o que por sua vez altera a potência. 
Existem 3 modos: 
Road Setting, 450 cv, Turbo com pressão a 0,6 BAR 
Track Setting, 550 cv, Turbo com pressão a 0,8 BAR 
Racing Setting, 650 cv, Turbo com pressão a 1 BAR

É neste botão que se escolhe o nível de potência do Noble M600.

Apesar de ser um carro para os entusiastas da condução e apesar de não ter coisas como ABS este carro vem com Controlo de Tracção que pode ser desligado. No entanto, só um louco é que iria querer desligar o TCS do Noble M600. Aliás, a Noble fez questão de fazer um botão TCS protegido tal e qual como nos botões para disparar mísseis dos Caças. A Noble não quer de maneira nenhuma que o botão de desligar o TCS seja premido sem querer pois pode provocar graves consequências a quem não tiver um bom par de mãos para controlar esta besta. Apesar de ser uma coisa bastante séria, temos de admitir que este é provavelmente o botão de TCS mais fixe de sempre!

O botão de TC mais fixe de sempre está no Noble M600!

Com estes atributos todos adivinham-se performances de outro mundo.
0-100 Km/h em 3 segundos,  0-200 km/h em 9,1 segundos e velocidade máxima de 362 km/h!

Bonito por dentro e simples, muito simples!

Resumindo: O Noble M600 custa cerca de 240 000 euros e não tem airbags, não tem ar condicionado, não tem sistema de navegação, no entanto é dos carros mais excitantes de se conduzir, um carro que só podia ter saído de uma pequena empresa do centro de inglaterra, um carro cujo os criadores só tinham em mente uma coisa: A melhor experiência de condução do mundo! Esta é uma verdadeira obra de arte!

É possível escolher a pintura da Fibra de Carbono. Esta é em azul. Sexy!

Mais fotografias do Noble M600 aqui.
Review do Top Gear aqui.

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