Avançar para o conteúdo principal

Quem faz os melhores carros?

É engraçado haver tantas opiniões diferentes sobre quem faz os melhores carros. Muitos dizem que são claramente os Alemães com a sua robustez e conforto. Outros dizem que são os Japoneses, carros super fiáveis, baratos e poupados. Outros dizem que são os italianos devido ao design e potência. E até já começam a haver fãs dos carros Sul Coreanos! Mas na minha opinião os melhores construtores de automóveis são os Ingleses.

Marcas como a Lotus, Jaguar, Caterham, Aston Martin, Ariel, McLaren e TVR fazem-me esboçar um sorriso. Lotus pelos seus carros leves e rápidos, Jaguar pelos seus carros luxuosos e desportivos, Caterham pelo tributo aos velhos carros desportivos, Aston Martin pelo estilo, Ariel por destruir caras, McLaren pelas constantes inovações e TVR pelo seu design sem regras.

TVR Sagaris - Design arrojado, mecânica simples e potente são os condimentos desta marca inglesa. 

Não existe nenhuma outra indústria automóvel com tantas lendas ainda vivas. Na lista de cima ainda faltam marcas como a Mini, Land Rover, Ascari, Bentley, Noble, Rolls-Royce, Westfield... É só estrelas. 

Ariel Atom - O Slogan desta marca bem que podia ser: Less is more.

E sabem porque é que é na Inglaterra que se fazem tantas lendas de 4 rodas? Porque os Ingleses são completamente obcecados por carros. São mesmo fãs. Quando fui assistir às 24 Horas de Le Mans, os ingleses eram os que mais faziam a festa, os que mais vibravam com a corrida e os que mais dinheiro gastavam a comprar souveniers. Eles são mesmo loucos por carros.



Um dos meus sonhos era sem dúvida ter um Lotus Elise. O facto de ser descapotável e de ter menos de 900 kilos faz com que seja um carro com prestações super interessantes e sem grandes consumos de gasolina. E é aqui que vos apresento o novo Lotus Elise Club Racer, uma das novidades a ser mostrada no Salão de Geneva. Este Elise sofreu uma dieta ficando a pesar apenas 852kg. A potência do motor 1.6 da Toyota mantém-se nos 134hp. O preço também baixou, estima-se que custe cerca de 34.450 euros! 



Passando agora para um carro mais confortável mas não menos rápido, a Jaguar vai apresentar em breve o XKR-S com 550hp. Um look ainda mais agressivo e prestações ainda melhores, mas com todo o conforto de um Jaguar. Este novo felino vai dos 0-100 em apenas 4.2 segundos.



E para terminar a Aston Martin também nos deixou mais um carro de sonho. O novo Aston Martin Virage e a sua versão descapotável denominada por Virage Volante. Segundo a Aston Martin este Virage vai preencher o lugar entre o DB9 e o DBS. Vai ter um motor V12 com 490hp. Ainda não temos números sobre performances nem números de preços, o que é pena, mas podemos esperar por um carro com performances interessantes e um elevado conforto. Sem dúvida alguma, mais um objecto de desejo criado pela Aston Martin.

Rolls-Royce Ghost - Luxo e requinte.

Como podem ver, estão aqui várias provas de que a indústria automóvel inglesa é a mais excitante. Existem carros para os mais desportistas como para os mais requintados. E quando falo de mais desportistas falo em todo o seu espectro, desde os carros desportivos mais confortáveis como o Jaguar XKR-S aos desportivos mais crus e despidos como o Lotus Elise Club Racer e o Ariel Atom. Na área do requinte e do conforto eles também estão muito à frente com a Aston Martin, Rolls-Royce e Bentley. 
O único problema dos Ingleses é que não conseguem fazer um carro normal. Não têm nenhuma Honda nem VW. Eles só conseguem fazer bem carros absolutamente fantásticos e exclusivos. É por isto e pêlo facto do povo inglês ser completamente louco por carros que para mim os melhores construtores automóveis não são os Alemães, nem os Japoneses, nem os Italianos. São os ingleses!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Adamastor - Um desportivo português

Mas o que é isto? Um desportivo desenvolvido em Portugal de raiz?  Sim, ao que parece a empresa Circleroad já vai na terceira versão do protótipo que vai ser conhecido como o Adamastor. Um carro desportivo focado na pista, mas que pode ser usado nas estradas totalmente dentro da legalidade.  Pouco se sabe sobre este Adamastor e as suas características técnicas. Sabemos que o seu nome de código é P003RL que, trocado por miúdos, o P003 significa que este é já o terceiro protótipo do Adamastor e o RL quer dizer "Road Legal".  Diz que o carro vai ter um chassis tubular de baixo peso, focado para pista, mas ao mesmo tempo com requinte suficiente para poder ser utilizado nas estradas Portuguesas. Em termos de motor a marca diz que este é totalmente personalizável, o que me leva a crer que o cliente pode adquirir um motor qualquer, desde que caiba no chassis do Adamastor... Não sei bem como é que isso vai funcionar, mas penso que seria bom existir uma espécie de mod

Filtros K&N - Afinal são bons? Ou são bons para deitar fora?

Sabem qual é a principal modificação que as pessoas fazem a um carro ou mota? Não é velas, nem suspensões, nem travões, nem adicionar turbos ao motor... É fazer modificações na admissão de ar do motor.  Já devem ter ouvido falar dos filtro de ar da K&N. Já faz um tempo que tenho andado a estudar este assunto. Parece que existem duas pessoas no mundo. As que gostam do filtro K&N e as que dizem mal do filtro. Eu fiz muita pesquisa, vi muitos vídeos e li muitos artigos, falei com pessoas que os usam e vou tentar dizer-vos qual é a minha conclusão sobre tudo o que se diz sobre estes filtros. Mas primeiro, vamos a uma lição de história. Os filtros K&N nasceram da necessidade de dois malucos por corridas de motos em terra batida (sim, corridas com MUITO PÓ mesmo, e já vão ver porque é que esta ressalva é importante), que se queixavam dos filtros normais de papel que ficavam obstruídos muito depressa, o que baixava a performance do motor. Para além disso era uma gra

Opinião | Jantes: Quanto maior melhor?

Hoje em dia o mundo automóvel foi tomado de assalto por jantes cada vez maiores. Aliás a moda das jantes grandes tem tantos entusiastas que os construtores de automóveis começaram a oferecer opções de jantes cada vez maiores. O céu é o limite para o tamanho das jantes, principalmente se formos para países como os Estados Unidos, onde é possível encontrar Toyotas Corolla com jantes de 23 polegadas. Mas será que as jantes maiores têm alguma vantagem para além de serem mais vistosas? Se recuarmos 10 anos, era muito raro encontrar jantes com um tamanho maior do que 17 polegadas. E essas só estavam reservadas aos carros mais desportivos. Os construtores automóveis a pouco e pouco foram aumentando o tamanho das jantes principalmente com o advento das jantes de liga leve. Hoje em dia mesmo os carros mais baratos e económicos vêm com jantes de 16 e opções de jantes até às 19 polegadas! É uma loucura, mas pelos vistos, é o que as pessoas querem.  Portanto, isto é o que acontece qua