Avançar para o conteúdo principal

É um Dodge? É um Chrysler? Não... É um Fiat!

Já todos sabemos que muitas empresas de automóveis gostam de usar as mesmas plataformas e mecânicas para cortar nos custos. Ora todos sabemos que o VW Golf e o Audi A3 têm a mesma plataforma, sabemos que o Audi Q7 e o Porsche Cayenne usam o mesmo chassis e que o Honda Insight e o Honda CR-Z usam também o mesma plataforma e o mesmo sistema híbrido e para além disso o Honda CR-Z usa a mesma caixa de 6 velocidades que o Honda Civic 1.8.

É uma prática que a indústria automóvel já nos tem habituado mas nunca ao nível daquilo que o grupo Fiat vai fazer.

Todos sabemos que os gostos europeus e os gostos americanos em termos de design são completamente diferentes, por isso cada vez que olho para esta imagem...


E para esta...


Questiono-me: O que é que isto tem a ver com o legado de design da Lancia e da Fiat?

São carros tipicamente americanos que rompem completamente com as tradições de design da marca italiana. Podia no mínimo ter mudado um pouco o design destes carros, fazer o Lancia Thema parecer-se mais com um Lancia e não com um Chrysler 300... E o Fiat Freemont ser mais Fiat e menos Dodge...

Mas não nos ficamos por aqui. O Chrysler 200 vai ser o Lancia Flavia.



Não sei se será este o caminho para a Fiat revitalizar a Lancia... Lancia tomou um passo importante no design com o lançamento do Lancia Delta e este Lancia Thema simplesmente não tem nada a ver com o caminho que estavam a tomar. É tão distante daquilo que a Lancia e a Fiat nos têm habituado.

Mas não é só os carros americanos que vão receber símbolos europeus. Também vai haver carros europeus a receber símbolos americanos como o novo Chrysler Ypsilon, ou Lancia Ypsilon fora do UK e quem sabe dos Estados Unidos. (pois por enquanto só existe confirmação do Chrysler Ypsilon no Reino Unido)


Isto não me parece bem. Sei que a tentação por parte da Fiat de capitalizar o tremendo investimento na aquisição da Chrysler é muito tentador, mas não estarão a adoptar uma estratégia de recuperação de investimento demasiado imprudente? Só o tempo o dirá. Vamos esperar pelos novos Lancia Thema e Flavias e pelo novo Fiat Freemont e ver como é que o público europeu vai reagir em relação a estes modelos tipicamente americanos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Filtros K&N - Afinal são bons? Ou são bons para deitar fora?

Sabem qual é a principal modificação que as pessoas fazem a um carro ou mota? Não é velas, nem suspensões, nem travões, nem adicionar turbos ao motor... É fazer modificações na admissão de ar do motor.  Já devem ter ouvido falar dos filtro de ar da K&N. Já faz um tempo que tenho andado a estudar este assunto. Parece que existem duas pessoas no mundo. As que gostam do filtro K&N e as que dizem mal do filtro. Eu fiz muita pesquisa, vi muitos vídeos e li muitos artigos, falei com pessoas que os usam e vou tentar dizer-vos qual é a minha conclusão sobre tudo o que se diz sobre estes filtros. Mas primeiro, vamos a uma lição de história. Os filtros K&N nasceram da necessidade de dois malucos por corridas de motos em terra batida (sim, corridas com MUITO PÓ mesmo, e já vão ver porque é que esta ressalva é importante), que se queixavam dos filtros normais de papel que ficavam obstruídos muito depressa, o que baixava a performance do motor. Para além disso era uma...

Quais os diferentes tipos de Caixas Automáticas e as suas vantagens/desvantagens

É provável que ande ativamente à procura de um carro com mudanças automáticas. As caixas automáticas são cada vez mais eficientes e mais práticas de usar em todas as situações de condução, mas principalmente em cidade. Também é verdade que mesmo para os entusiastas, ter um carro com caixa automática já não é aquele pesadelo, ou sacrilégio... Existem algumas que são até bastante agradáveis de usar e já nem falamos que a maioria dos fabricantes de super carros já nem oferece a opção de caixa manual.  No entanto, há que ter atenção no momento de comprar um carro com caixa automática, pois existem bastantes tipos de caixa e cada um com os seus pontos fortes e fracos. Com este artigo espero que consigam perceber quais são os vários tipos de caixas automáticas que existem e quais as características que melhor se adaptam ao vosso gosto. Existem 3 tipos de caixas automáticas: Caixa Automática de Dupla Embraiagem, Caixa Automática Conversor de Binário e Caixa Automática CVT (Continuously Va...

5 futuros clássicos para investir 2015 - Fiz bem as previsões ou não?

Há 10 anos, publiquei um artigo sobre futuros clássicos para investir edição de 2015 , e achei que seria interessante fazer um exercício: E se tivessem seguido os meus conselhos? Teriam ganho ou perdido dinheiro? Foto: Influx Nesse ano, um dos carros que sugeri que iria valorizar foi o Fiat Barchetta . Durante vários anos, o Fiat Barchetta foi um carro super barato e provavelmente um dos mais divertidos que conduzi pelo preço. Com um chassis leve e um motor 1.8 de 130 cavalos, só pecava por ser tração dianteira, mas ainda assim era bastante divertido de conduzir — a traseira soltava-se com facilidade e de forma controlada. No artigo de 2015, referi que os preços rondavam os 4.000 € / 5.000 €, e que exemplares fora de série e em estado excecional podiam chegar aos 6.500 €. Em 2025, um Fiat Barchetta custa cerca de 10.000 € / 10.500 €, e já vi exemplares vendidos por 12.000 €. Se tivessem seguido o meu conselho, em 10 anos tinham ganho cerca de 5.000 € . Nada mau investimento para um F...