Já todos sabemos que muitas empresas de automóveis gostam de usar as mesmas plataformas e mecânicas para cortar nos custos. Ora todos sabemos que o VW Golf e o Audi A3 têm a mesma plataforma, sabemos que o Audi Q7 e o Porsche Cayenne usam o mesmo chassis e que o Honda Insight e o Honda CR-Z usam também o mesma plataforma e o mesmo sistema híbrido e para além disso o Honda CR-Z usa a mesma caixa de 6 velocidades que o Honda Civic 1.8.
É uma prática que a indústria automóvel já nos tem habituado mas nunca ao nível daquilo que o grupo Fiat vai fazer.
Todos sabemos que os gostos europeus e os gostos americanos em termos de design são completamente diferentes, por isso cada vez que olho para esta imagem...
E para esta...
Questiono-me: O que é que isto tem a ver com o legado de design da Lancia e da Fiat?
São carros tipicamente americanos que rompem completamente com as tradições de design da marca italiana. Podia no mínimo ter mudado um pouco o design destes carros, fazer o Lancia Thema parecer-se mais com um Lancia e não com um Chrysler 300... E o Fiat Freemont ser mais Fiat e menos Dodge...
Mas não nos ficamos por aqui. O Chrysler 200 vai ser o Lancia Flavia.
Não sei se será este o caminho para a Fiat revitalizar a Lancia... Lancia tomou um passo importante no design com o lançamento do Lancia Delta e este Lancia Thema simplesmente não tem nada a ver com o caminho que estavam a tomar. É tão distante daquilo que a Lancia e a Fiat nos têm habituado.
Mas não é só os carros americanos que vão receber símbolos europeus. Também vai haver carros europeus a receber símbolos americanos como o novo Chrysler Ypsilon, ou Lancia Ypsilon fora do UK e quem sabe dos Estados Unidos. (pois por enquanto só existe confirmação do Chrysler Ypsilon no Reino Unido)
Isto não me parece bem. Sei que a tentação por parte da Fiat de capitalizar o tremendo investimento na aquisição da Chrysler é muito tentador, mas não estarão a adoptar uma estratégia de recuperação de investimento demasiado imprudente? Só o tempo o dirá. Vamos esperar pelos novos Lancia Thema e Flavias e pelo novo Fiat Freemont e ver como é que o público europeu vai reagir em relação a estes modelos tipicamente americanos.
Comentários