Os que me conhecem sabem que eu compro religiosamente todas as quintas-feiras a revista Auto Foco. 1,5 € com todas as notícias automobilísticas da semana e ainda as melhores críticas às últimas novidades do mercado. Também não faltam testes aos super carros de sonho.
Também quem me conhece sabe que estou no processo de compra de um carro, o meu primeiro carro. Como tal tenho andado a ver carros, em segunda mão, novos e a reunir o máximo de informação sobre determinados modelos.
Andei muito interessado no Mazda MX-5 NB (segunda geração do mítico dois lugares da Mazda) e como não é fácil encontrar informações sobre os modelos mais antigos pedi ajuda à Auto Foco.
P - Pretendo adquirir um Mazda MX-5 NB 1.8, de 2001 com cerca de 48.000 km. Solicito dados técnicos, prestações, fiabilidade e cuidados e custos com manutenção deste modelo.
R - Na segunda edição do Mazda MX-5, mítico roadster nipónico - o modelo do género mais vendido de sempre! - inspirado no Lotus Elan e lançado em 1989, o modelo NB 1.8 (2001 - 2005) utiliza propulsor a gasolina dianteiro/longitudinal, com 4 cilindros em linha e 1840 cc, 2 a.c.c., 16v e injecção electrónica multiponto com 146 cv/7000 rpm e 165 Nm/5000 rpm. As prestações são interessantes. Velocidade máxima: 205 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h: 8,9 s e consumo médio de 8,7 L/100 km. A mecânica da Mazda tem excelente reputação, fiabilidade e resistência elevadas, sem defeitos crónicos a apontar, não exigindo cuidados especiais. Recomenda-se apenas o cumprimento do plano de revisões e utilização de produtos com especificações aprovadas pelo fabricante.
Também posso acrescentar que conheço um amigo que tem um Mazda MX-5 NA que diz uma coisa muito curiosa. "Os mecânicos dizem todos para não comprar um Mazda MX-5. Sabes Porquê? Porque nunca dão problemas."
Recentemente, o Mazda MX-5 bateu o record de 900 000 unidades produzidas. O que é um feito para um roadster.
Se por acaso alguém tiver um Mazda MX-5 e tenha tropeçado neste blog ou na página facebook deste blog que deixe aqui umas palavrinhas. ;)
Comentários