O Mitsubishi Lancer Evolution é um dos carros japoneses mais famosos do mundo. Uma máquina criada com o mundial de rally's em mente. Existem poucos carros que em 20 anos tiveram tantas novas versões e não porque os carros eram maus, mas porque, como dizia e bem um velho slogan da Mitsubishi - "São as pequenas diferenças que fazem a Mitsubishi grande" e foi assim que os engenheiros da Mitsubishi continuaram a melhorar pouco e pouco o motor de 2.0 litros turbinado e a tracção às 4 rodas. Com pequenas diferenças, de facto, os engenheiros da Mitsubishi e da Ralliart construíram um grande Mitsubishi. Não existe nenhum outro carro no mundo que mereça ter a denominação "Evolution" como o Mitsubishi Lancer.
Mitsubishi Lancer Evolution I
Mitsubishi antes de ter o Lancer nos Rally's tinha o Galant, no entanto devido ao chassis do Lancer ser mais leve e compacto fez com que a Mitsubishi e os engenheiros da Ralliart (divisão de performance da Mitsubishi) decidissem apostar neste modelo. Ora antes do Lancer Evolution, o Lancer era um carro bastante chato. Com 75 cavalos na sua versão mais poderosa, demorava séculos a atingir os 100 Km/h e a sua velocidade de ponta era 150 km/h. Antes do Evolution, também tinha sido lançada uma versão do Lancer 4x4 que ninguém percebeu para que servia e porque é que estava a ser comercializada pela Mitsubishi já que não servia para off-road e porque não tinha benefício nenhum em estrada com tão pouca potência. Em Outubro de 1992 eis que chega finalmente o Mitsubishi Lancer Evolution I. Motor 2.0 turbo com 244 cavalos, tracção integral e velocidade máxima de 230 km/h. 0-100 em 5.1 segundos e apenas 1240 kg de peso. 2500 exemplares foram disponibilizados ao público para efeitos de homologação para o Grupo A de carros de Rally e foram todos vendidos em apenas 3 dias. Devido à procura a Mitsubishi lançou mais 2500 exemplares que foram vendidos em poucos dias. Mais tarde foi lançada também a versão RS EVO que vinha sem regalias como ar condicionado e ABS poupando 70 kg no peso total.
Mitsubishi Lancer Evolution II
Em Dezembro de 1993 o Evolution estava pronto para receber uma mão cheia de upgrades. Mais cavalos de potência (260 cv), mais binário, melhorias no chassis, nos pneus, nas linhas de escape fizeram uma boa sequela de um carro já de si magnífico. As 5000 unidades fabricadas pela Mitsubishi esgotaram em apenas 3 meses. Foram disponibilizadas também versões RS EVO com um peso total mais baixo. Os 0-100 Km/h já se cumpriam em apenas 5 segundos e a velocidade máxima ia para os 236 km/h.
Mitsubishi Lancer Evolution III
O progresso não parava na Mitsubishi e em Janeiro de 1995 foram disponibilizadas 5000 unidades do Evo III. O motor tinha agora uma taxa de compressão melhor e um turbo maior. As linhas de escape foram mais uma vez revistas e em termos estéticos houve também mudanças de forma a que a refrigeração dos motores e dos travões fosse melhorada assim como a sua aerodinâmica. Resultado final? 270 cavalos de potência, 0-100 em 4,9 segundos e velocidade máxima de 240 km/h.
Mitsubishi Lancer Evolution IV
Apresentado em Outubro de 1995, foi no Evo IV que foram feitas pela primeira vez modificações radicais a todo o conjunto. Foi mais uma Revolução do que uma Evolução. Para começar este Evolution foi construído a partir do novo chassis do Lancer. O motor rodou 180 graus de forma a poder incorporar um novo sistema de tracção integral. O motor e o turbo foram também profundamente revistos chegando ao máximo da potência que o governo Japonês instituiu a todos os carros vendidos a público, ou seja, 280 cavalos. Também foi no Evo IV que a Mitsubishi introduziu pela primeira vez o sistema de controlo de tracção (AYC - Active Yaw Control) que distribuía o binário para as rodas que mais necessitavam dele dependendo da situação em que o carro se encontrava. Este sistema ainda hoje é utilizado e é responsável por ter tornado os Evolution em máquinas de precisão lendárias. 6000 unidades foram lançadas ao público em Julho de 1996 esgotando em poucas semanas, a Mitsubishi fabricou mais 3000 unidades depois disso que desapareceram dos stands em 3 dias. Performances? 0-100 em 4,8 segundos, velocidade máxima de 233 km/h.
Mitsubishi Lancer Evolution V
Em 1998 a Mitsubishi voltou à carga com o Evo V. Esta versão levou ao extremo tudo o que era permitido fazer dentro dos regulamentos do Grupo A de Rally's. O chasis do carro e os pneus eram mais largos. O motor, o turbo e o intercooler foram mais uma vez completamente revistos assim como o sistema de refrigeração. A suspensão e os travões foram completamente revistos também. Oficialmente o carro tinha 280 cavalos mas muitos acreditavam que esse número não estava de todo correcto, havendo muitos cavalos escondidos. O carro tinha também mais binário que o seu antecessor.
Mitsubishi Lancer Evolution VI
Em Janeiro de 1999 foi apresentado o Evo VI. Esta versão teve como foco o aumento da durabilidade e da refrigeração. É de referir que para além de ser uma máquina extremamente rápida os Mitsubishi Lancer Evolution eram dos carros mais fiáveis a correr nos Rally's. O sistema de refrigeração foi revisto, com a novidade de um radiador externo de óleo. Foram adicionados novos pistons e o turbo incluía agora uma turbina de titânio para efeitos de maior durabilidade, assim como, redução de peso. A suspensão era agora em alumínio e a rigidez do chassis foi melhorada. As suas prestações eram as seguintes: 0-100km/h em 4,4 segundos e velocidade máxima de 241 km/h. Mais tarde foi lançada uma versão especial Tommi Makinen que ainda tinha mais melhorias como um novo sistema de turbo com turbina em titânio, um sistema de escapes mais silencioso e uma suspensão rebaixada 10 milímetros. Muitos chamavam a edição especial de Makinen o Mitsubishi Lancer Evolution 6.5. Para além desta edição especial muitas outras foram feitas pela divisão Ralliart dentro e fora do Japão que escapavam à lei japonesa que impunha os limites de 280 cv. O RS Sprint tinha 320 cv, o ZeroFighter ou (eXtreme no Reino Unido) tinha 340 cv e o RS450 vinha com 380 cv.
Mitsubishi Lancer Evolution VII
Mitsubishi Lancer Evolution VII
Em 2001 a FIA obrigou a Mitsubishi a participar no WRC com novas regras. Foi então necessário passar a usar o chassis maior e mais pesado do Lancer Cedia, muitos fãs dizem que este Evolution era menos focado que os outros por ser mais pesado e maior. No entanto não deixou de ter os seus truques na manga. O sistema AYC foi revisto e trabalhava agora em conjunto com o ABS. O condutor também podia escolher no computador de bordo o tipo de estrada onde ia conduzir para que se adaptasse melhor às condições. Apesar destas melhorias ao sistema AYC e apesar da Mitsubishi afirmar que o Evo VII era melhor que o Evo VI Tommi Makinen, muitos fãs e entusiastas discordaram. As prestações do Evo VII baixaram um pouco em relação aos seus sucessores devido ao aumento do peso. Fazia os 0-100 em 4,9 segundos. A velocidade máxima aumentou para os 252 Km/h.
Mitsubishi Lancer Evolution VIII
Lançado em 2003 o Evolution VIII tinha poucas melhorias em relação ao VII. O sistema AYC foi mais uma vez melhorado. Muitas versões especiais foram lançadas no Reino Unido graças à divisão Ralliart. Os Evo VIII FQ300, 320, 340 e 400 (com 300cv, 320cv, 340cv e 400cv respectivamente) eram os Evolutions mais rápidos alguma vez construídos. Embora a Mitsubishi nunca tenha confirmado o que queriam dizer as letras FQ muitos dizem que é a sigla para "Fucking Quick".
Mitsubishi Lancer Evolution IX
O Evolution IX foi introduzido em 2005 e a grande novidade era o motor MIVEC 2.0 assim como uma revisão ao Turbo. A potência aumentou para os 290 cavalos. Os valores dos 0-100 eram agora 4.4 segundos e a velocidade máxima manteve-se nos 252 Km/h. Mais versões especiais foram lançadas com até 345 cavalos de potência.
Mitsubishi Lancer Evolution X
Lançado em 2007 o Evolution X é a última evolução do Evolution. O design foi completamente revisto e o chassis é completamente novo. O motor é o 2.0 MIVEC Turbo com 295 cavalos. O sistema de control de tracção e ABS chama-se agora Super AWC que envia a potência necessária para cada roda para manter o carro controlado. Este é um dos mais avançados sistemas de tracção às quatro do mundo. Também foi introduzida uma caixa de 6 velocidades de dupla embraiagem TC-SST que permite trocar de mudança num piscar de olhos. É uma máquina de precisão levada ao extremo e apesar de ser mais pesado e de só cumprir os 0-100 km/h em 5,6 segundos, não deixa de ser um carro magnífico. Recentemente foi lançada no Reino Unido a versão FQ-440 MR com 440 cavalos de potência. Esta edição é limitada a 40 unidades.
Mitsubishi Lancer Evolution XI
Não se sabe ainda nada sobre o Evolution XI e nem sequer temos a certeza se mais Evolutions estão a ser preparadas. Já se ouviu rumores de todos os tipos. Uns dizem que o próximo Evo será híbrido, outros que será um carro a diesel e outros chegam mesmo a dizer que o Evo X seria o último dos Evolutions. Espero que não. Espero que a Mitsubishi continue com as Evoluções do seu Lancer!
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