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Sugestões de Natal - Brinquedos para graúdos

O homem antes de ser um homem é uma criança e quando está nesse estado recebe brinquedos pelo natal e pelos anos ou quando se porta bem. Os anos passam e os homens crescem e os seus brinquedos também! 

Neste artigo vamos falar de carros como é óbvio mas não de carros para o dia à dia... Nem sequer vamos falar de super carros como Lamborghinis e Ferraris. Vamos falar de carros simples, leves, sem rádios, nem ar condicionados, nem nada que distraia o condutor... Vamos falar de carros que foram feitos com uma coisa em mente: Diversão!

Começamos com o Ariel Atom, carro conhecido por destruir a cara de Jeremy Clarkson. 

Ariel Atom, o destruidor de caras.

Ariel Motors está sediada no Reino Unido e foi criada em 1991 (altura em que se chamava Solocrest). A Ariel Motors é composta apenas por 7 pessoas e produz cerca de 100 carros por ano. E que carros é que uma companhia tão pequena produz? 

Conheçam o Ariel Atom, o primeiro carro exosqueleto do mundo. Existem 4 versões. Uma com 200 cavalos outra turbo 248 cavalos, outra Supercharged com 300 cavalos graças ao turbo e uma edição super limitada com um motor V8 de 500 cavalos. Mas vamos focar-nos no modelo base. O Ariel Atom 3 vem com um motor Honda K20A com 200 cavalos (Sim! O mesmo motor que podemos encontrar no Honda Civic Type-R) e ainda assim consegue ter a performance de um super carro! São precisos apenas 2,8 segundos para chegar aos 100 km/h. Isto tudo graças a um chassis super leve que pesa apenas 612kg! 
Este é um verdadeiro brinquedo para os amantes da velocidade e o preço não é o mesmo de um super carro. 39000 euros já é o suficiente para terem um Ariel Atom na vossa garagem. É o ideal para um track day.

Melhor carro para um track day.

O Ariel Atom pode ser um grande carro, mas o seu look não é muito apelativo, parece que estamos a conduzir um esqueleto de um carro. Para aqueles mais retro que tal um Caterham?

Caterham 7 classic

Baseado no Lotus 7 o Caterham é um carro desportivo relativamente barato e leve. Um verdadeiro hino aos automóveis desportivos britânicos. Existem várias versões do Caterham 7. Vai desde o motor 1.4 litros com 105 cavalos aos potentes motores de 2.3 litros preparados pela Cosworth que têm 260 cavalos. 
Mas como estamos a sugerir os brinquedos mais baratos vamos ficar-nos com o motor 1.4 litros de 105 cavalos. Não parece lá muito excitante, aliás a maioria das pessoas aí em casa devem ter um carro com mais cavalos que o Caterham 7 classic, mas este é um carro como nenhum outro. Devido ao chassis ter painéis de alumínio soldados a tubos de aço o carro fica-se por apenas 525kg! Sim, ainda é mais leve que o Ariel Atom. E mesmo tendo apenas 105 cavalos de potência o Caterham 7 consegue ir dos 0-100 em 6,5 segundos! É um verdadeiro carro desportivo. O preço é também bastante competitivo, 17 300 euros. 

Mas e para quem quer algo do mesmo estilo do Catherham mas um pouco mais refinado, potente e actual? Conheçam o Donkervoort

Donkervoort D8 Wide Track

O nome pode ser estranho mas a Donkervoort é uma empresa holandesa que constrói carros desde 1979. O chassis é baseado mais uma vez no do Lotus 7, mas o design foi sendo modernizado e já pouco ou nada se parede com o Lotus 7. O lema do Donkervoort é "Nenhum compromisso" o que quer dizer que estes carros não têm ABS, nem direcção assistida nem controlo de estabilidade, nem controlo de tracção (excepto o D8 GTO que tem TCS para quando chove pois seria demasiado perigoso conduzi-lo nessas condições). O modelo de entrada é o Donkervoort D8 "Wide Track" que tem um motor da 1.8 litros de 150 cavalos a gás da Audi! Sim, leram bem... A gama de entrada da Donkervoort é a gás. Ainda assim este motor consegue debitar 150 cv e com um chassis a pesar apenas 630kg o D8 consegue atingir os 100 km/h em 5,2 segundos. O preço fixa-se nos 55 000 euros para o modelo de entrada. Recentemente a Donkervoort lançou o D8 GTO que como dissemos atrás, tem TCS e tem também o mesmo motor do Audi TT RS de 340 cavalos! 

Donkervoort GTO. Um aspecto muito importante nos Donkervoort é que todos os seus carros abrem as portas para cima. Altamente!

Mas e se o vosso sonho de criança fosse ter um carro de F1? Bom isso por enquanto é impossível ter um carro de F1 que seja legal nas estradas públicas mas existem 2 carros que estão bastante perto de serem F1 e podem ser conduzidos na via pública. 

KTM X-Bow


O KTM X-Bow é também um carro bastante conhecido. Este 2 lugares foi feito a pensar nas emoções fortes dos track days e das corridas. Aliás,  uma das filosofias da KTM é vender veículos sempre prontos para correr. A versão que pode ser conduzida na via pública tem também um motor da Audi 2.0 com 240 cv. Os 770kg do KTM X-Bow fazem com que seja possível atingir os 100 km/h em 3,9 segundos. É possível também escolher entre uma caixa manual de 6 velocidades ou a mítica caixa automática DSG. O preço deste carro de sonho é de 42 300 euros. 

Mas ainda existe um carro mais hardcore na linha do KTM X-Bow. É feito também na Inglaterra e chama-se BAC Mono. 

Fórmula 1 de estrada. Wow!


O BAC Mono é um carro de F1 que pode andar nas ruas. Tem apenas um lugar, tem um chassis feito de fibra de carbono, tem um motor de 4 cilindros e 2.3 litros da Cosworth que debita 280 cavalos, tem uma caixa sequencial de 6 velocidades F-3, tem uma suspensão completamente ajustável e um número de outros componentes prontos para corridas mais sérias. Este carro é O brinquedo. Com apenas 540 kg o BAC Mono consegue ir dos 0-100 em 2,8 segundos e a velocidade máxima é de 270 km/h! O preço é de 89 500 euros o que é um pouco caro, mas estamos a falar de um carro de F1 adaptado às nossas estradas. É sem dúvida o carro mais radical alguma vez construído para andar na estrada.

1 lugar... 1000000x mais diversão!

Para acabar só nos resta falar dos Westfield. E não foi por acaso que deixámos os Westfield para último lugar. Todos os outros carros são um pouco difíceis de comprar em terras lusas, mas os Westfield não. 

Westfield Sport

Através da Comval Racing é agora possível comprar os kits ou os carros já montados em Portugal. Westfield é mais uma marca que nasceu depois da Lotus ter vendido os direitos de venda do kit Lotus 7. Tal como a Caterham, ainda hoje os Westfield são fiéis ao design original do Lotus 7 mas em termos de motores não tem nada a ver. Enquanto que o motor de entrada de gama do Caterham é um 1.4 litros de 105 cavalos o motor de entrada da Westfield é um Ford 1.6 de 135 cavalos. Também existe um motor 2.0 Ford Zetec com 200 ou 250 cavalos. Se querem algo ainda mais radical podem comprar um Westfield com o motor de uma Suzuki Hayabusa ou de uma Honda Fireblade. O chassis pesa apenas 550 kg e os carros são extremamente rápidos. O preço, depende muito das opções de motor e dos extras, mas para terem uma ideia é possível comprar um Westfield com motor Ford 2.0 150 cv em kit por apenas 16 500 euros. É possível montar o carro em 120 horas. Ou então podem comprar o carro já montado e pronto para ser utilizado por 19 700 euros. (estes dados são da última promoção da Westfield Portugal que dura até ao dia 31 de Dezembro de 2011). Se quiserem saber mais informações sobre os modelos, opções e preços dos Westfield visitem a página Facebook oficial Westfield Sportscars Lisboa.

Faz uma boa prenda de natal não acham? O único problema vai ser mesmo arranjar espaço debaixo da árvore para este presente. :)

Estes carros são verdadeiramente espectaculares, são construídos para os verdadeiros fãs de automóveis para aqueles que gostam de sentir a estrada de sentir o carro de não serem incomodados por controlos de tracção, ou por um rádio. Estes são os brinquedos dos mais crescidos e são carros para aqueles que se gostam de divertir à brava fazendo aquilo que mais gostam, conduzir! 

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