Subaru BRZ |
Já todos devem saber por esta hora (principalmente os nossos fãs da página Facebook) que foram finalmente reveladas as versões finais de produção do protótipo FT-86, um carro desportivo com motor boxer que tem como objectivo o renascimento dos pequenos desportivos japoneses que tanto fizeram furor na década de 90.
Toyota GT 86 |
Depois de tanto tempo e depois de tantas crises que podiam cancelar este projecto levado a cabo pelo gigante Toyota e Subaru, finalmente, temos a confirmação em pedra que estes carros vão estar nos nossos concessionários.
Interiores simples antecipam um carro feito para entusiastas. Gostamos disso! |
Os detalhes já todos devem saber. Tanto o Toyota GT 86 como o Subaru BRZ e o Scion FR-S (Modelo exclusivo para o mercado norte-americano) vão contar com as mesmas entranhas, ou seja, um motor Boxer 2.0 litros com 200cv de potência e 205 nm de torque. O carro vai ser naturalmente aspirado o que é uma surpresa já que ultimamente a maioria dos construtores automóveis tem colocado turbos nos seus automóveis de maneira a ter mais potência e menos consumo. Mas este motor Boxer de 2 litros e 4 válvulas também tem os seus truques na manga. A taxa de compressão de 12.5:1 e o sistema de injecção directa de combustível D-4S prometem consumos aceitáveis.
Motor Boxer 2.0 Litros 200cv |
Já se sabe também que este automóvel é de tracção traseira e tem uma caixa manual de 6 velocidades entre outras coisas. Com isto tudo podia ser um carro pesado mas não o é de todo. Pesa apenas 1220 kg e tem uma relação peso/potência de 0,16 cv por kg.
Só falta mesmo saber o preço. Nós por aqui apostamos nos 37.000 euros. |
Era de esperar que houvessem diferenças entre os carros produzidos pela Toyota e Subaru. Houve até um rumor que dizia que o desportivo da Subaru ia ter cerca de 300cv de potência, mas acabou por ser isso mesmo, um rumor. Por isso a grande questão é: O que vai diferenciar o Toyota GT 86 do Subaru BRZ para além da marca e de um design um pouco diferente? Não sabemos. Achamos que os carros são extremamente parecidos e estamos curiosos para saber se vão ser preparados de forma diferente em termos de ECU do motor ou em termos de suspensão. Será que vão ter a alma do Subaru ou a alma da Toyota? Será que o feeling vai ser o mesmo? Só saberemos isto quando saírem as primeiras críticas destes bólides.
Conseguem descobrir as diferenças entre o BRZ e o GT 86? |
Rematamos este artigo com a maior questão delas todas e a mais importante... Qual deles comprar? O Subaru BRZ ou o Toyota GT 86?
Para mais imagens visitem este link.
Para todas as especificações visitem este link.
E fiquem também com o press release da Toyota Portugal aqui.
Comentários