Todos os
jornais dão como morto Muammar Khadafi. Um tirano que governou a Líbia com
punho de ferro durante 42 anos. E o que é que isto tem a ver com o We Like
Cars, um blog que fala somente sobre automóveis?
Khadafi gostava de
automóveis. Bom gosto não lhe faltava e dinheiro também não.
Khadafi tinha um Bugatti
Veyron em Milão no valor de 1,4 milhões de euros com 300 km no
conta-quilómetros. Este era usado nas suas deslocações em
Itália. Agora sabemos que nem todo o dinheiro que Khadafi roubava ao seu povo
era para comprar armas...
Outro exemplo da ostentação automobilística que Khadafi tinha era
um raro e exótico Fiat 500 modificado numa loja também em Milão que foi
encontrado na Líbia, enquanto os rebeldes avançavam no terreno.
| Apesar de pequeno este Fiat 500 pesa mais de 1500 kg. |
Este Fiat 500 era eléctrico e não tinha portas. Tem jantes de 17 polegadas
e foi rebaixado para que fosse mais fácil de entrar no veículo de túnica.
Tem alguns detalhes em madeira também. Foi um pedido especial feito a um
preparador de automóveis em Milão de nome Chestnut.
| Sabe-se que tinha uma autonomia de 260 km e atingia os 160 km/h. Nada mau para um motor eléctrico de 45cv! |
Não se sabe ao certo quanto
é que custou este Fiat 500 modificado mas acreditamos que foi bastante caro.
Também de notar que Khadafi gostava de carros eléctricos e que não era o
primeiro carro eléctrico que comprou ou modificou. Talvez por ter medo da falta de petróleo?
| Mesmo sem portas o carro era extremamente pesado. |
Não sabemos bem o que vai acontecer ao Bugatti Veyron de Khadafi e muito
menos sabemos o que aconteceu ou vai acontecer ao Fiat 500 eléctrico, mas ficámos
a saber alguns dos carros que Khadafi conduzia enquanto o seu povo morria de
fome e de outras atrocidades.
| O carro tinha baterias de lítio onde estava o motor térmico e na bagageira. |
Khadafi tinha negócios em todo o mundo e ao longo dos anos fez negócios e investimentos que valeram-lhe milhões de euros e um desses negócios foi feito com a FIAT. Khadafi dava-se muito bem com a família Agnelli (dona da FIAT) e em 1976 tirou a FIAT de uma crise profunda comprando 10% das acções. Khadafi injectou mais de 415 milhões de dólares na empresa. Passado 10 anos com a FIAT bem de saúde e a dar lucro Khadafi recebeu 3 biliões de dólares. Um negócio da China, ou melhor, da Itália!
Update:
Uma pesquisa mais aprofundada sobre os carros que Khadafi teve revelou que era realmente um apaixonado por automóveis. Ele projectou e construiu um protótipo de um sedan de luxo. O seu objectivo era construir o carro mais seguro do mundo. Porquê? Por incrível que pareça, Khadafi não gostava do facto de haverem muitas mortes e aleijados de acidentes de viação no seu país.
Então o que faz este carro tão seguro? Não se sabe ao certo. Sabe-se que o carro tem uma quantidade ridícula de airbags (mas não sabemos o número exacto), tem um "sistema electrónico de defesa" (não fazemos a mínima ideia do que se trata) e tem pára-choques reforçados.
![]() |
| Apresentamos "O Foguete" |
O carro chamava-se "O Foguete" e era um automóvel que ia ser posto em produção se as coisas na Líbia não tivessem aquecido demais. Cada um destes protótipos foi construído por um fabricante Italiano, a Tesco TS, por 2 milhões de euros cada (foram feitos pelo menos 2). Por baixo do capot estava um motor V6 3.0 de 230 cavalos.
![]() |
| Carro é um pouco feio... |
Este protótipo foi apresentado em 2009 na Cúpula da União Africana em Tripoli, capital da Líbia. O nome oficial deste automóvel é Saroukh el-Jamahiriya (Foguete da Líbia).
![]() |
| Máximo conforto e máxima segurança. |
Não sei o que acham deste "Foguete", mas talvez se a frente e a traseira não fossem tão bicudas de modo a assemelhar-se com um foguete, talvez até fosse um carro com um design interessante.



Comentários