Avançar para o conteúdo principal

Muammar Khadafi morto - Um foguete, Bugatti Veyron e Fiat 500 sem dono


Todos os jornais dão como morto Muammar Khadafi. Um tirano que governou a Líbia com punho de ferro durante 42 anos. E o que é que isto tem a ver com o We Like Cars, um blog que fala somente sobre automóveis?

Khadafi gostava de automóveis. Bom gosto não lhe faltava e dinheiro também não. 

Khadafi tinha um Bugatti Veyron em Milão no valor de 1,4 milhões de euros com 300 km no conta-quilómetros. Este era usado nas suas deslocações em Itália. Agora sabemos que nem todo o dinheiro que Khadafi roubava ao seu povo era para comprar armas...




Outro exemplo da ostentação automobilística que Khadafi tinha era um raro e exótico Fiat 500 modificado numa loja também em Milão que foi encontrado na Líbia, enquanto os rebeldes avançavam no terreno.

Apesar de pequeno este Fiat 500 pesa mais de 1500 kg.

Este Fiat 500 era eléctrico e não tinha portas. Tem jantes de 17 polegadas e foi rebaixado para que fosse mais fácil de entrar no veículo de túnica. Tem alguns detalhes em madeira também. Foi um pedido especial feito a um preparador de automóveis em Milão de nome Chestnut. 

Sabe-se que tinha uma autonomia de 260 km e atingia os 160 km/h. Nada mau para um motor eléctrico de 45cv!
Não se sabe ao certo quanto é que custou este Fiat 500 modificado mas acreditamos que foi bastante caro. Também de notar que Khadafi gostava de carros eléctricos e que não era o primeiro carro eléctrico que comprou ou modificou. Talvez por ter medo da falta de petróleo? 

Mesmo sem portas o carro era extremamente pesado.
Não sabemos bem o que vai acontecer ao Bugatti Veyron de Khadafi e muito menos sabemos o que aconteceu ou vai acontecer ao Fiat 500 eléctrico, mas ficámos a saber alguns dos carros que Khadafi conduzia enquanto o seu povo morria de fome e de outras atrocidades.

O carro tinha baterias de lítio onde estava o motor térmico e na bagageira.


Khadafi tinha negócios em todo o mundo e ao longo dos anos fez negócios e investimentos que valeram-lhe milhões de euros e um desses negócios foi feito com a FIAT. Khadafi dava-se muito bem com a família Agnelli (dona da FIAT) e em 1976 tirou a FIAT de uma crise profunda comprando 10% das acções. Khadafi injectou mais de 415 milhões de dólares na empresa. Passado 10 anos com a FIAT bem de saúde e a dar lucro Khadafi recebeu 3 biliões de dólares. Um negócio da China, ou melhor, da Itália! 


Update:


Uma pesquisa mais aprofundada sobre os carros que Khadafi teve revelou que era realmente um apaixonado por automóveis. Ele projectou e construiu um protótipo de um sedan de luxo. O seu objectivo era construir o carro mais seguro do mundo. Porquê? Por incrível que pareça, Khadafi não gostava do facto de haverem muitas mortes e aleijados de acidentes de viação no seu país. 

Então o que faz este carro tão seguro? Não se sabe ao certo. Sabe-se que o carro tem uma quantidade ridícula de airbags (mas não sabemos o número exacto), tem um "sistema electrónico de defesa" (não fazemos a mínima ideia do que se trata) e tem pára-choques reforçados.


Apresentamos "O Foguete"
O carro chamava-se "O Foguete" e era um automóvel que ia ser posto em produção se as coisas na Líbia não tivessem aquecido demais. Cada um destes protótipos foi construído por um fabricante Italiano, a Tesco TS, por 2 milhões de euros cada (foram feitos pelo menos 2). Por baixo do capot estava um motor V6 3.0 de 230 cavalos.


Carro é um pouco feio...
Este protótipo foi apresentado em 2009 na Cúpula da União Africana em Tripoli, capital da Líbia. O nome oficial deste automóvel é Saroukh el-Jamahiriya (Foguete da Líbia). 


Máximo conforto e máxima segurança.
Não sei o que acham deste "Foguete", mas talvez se a frente e a traseira não fossem tão bicudas de modo a assemelhar-se com um foguete, talvez até fosse um carro com um design interessante. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Filtros K&N - Afinal são bons? Ou são bons para deitar fora?

Sabem qual é a principal modificação que as pessoas fazem a um carro ou mota? Não é velas, nem suspensões, nem travões, nem adicionar turbos ao motor... É fazer modificações na admissão de ar do motor.  Já devem ter ouvido falar dos filtro de ar da K&N. Já faz um tempo que tenho andado a estudar este assunto. Parece que existem duas pessoas no mundo. As que gostam do filtro K&N e as que dizem mal do filtro. Eu fiz muita pesquisa, vi muitos vídeos e li muitos artigos, falei com pessoas que os usam e vou tentar dizer-vos qual é a minha conclusão sobre tudo o que se diz sobre estes filtros. Mas primeiro, vamos a uma lição de história. Os filtros K&N nasceram da necessidade de dois malucos por corridas de motos em terra batida (sim, corridas com MUITO PÓ mesmo, e já vão ver porque é que esta ressalva é importante), que se queixavam dos filtros normais de papel que ficavam obstruídos muito depressa, o que baixava a performance do motor. Para além disso era uma...

Adamastor - Um desportivo português

Mas o que é isto? Um desportivo desenvolvido em Portugal de raiz?  Sim, ao que parece a empresa Circleroad já vai na terceira versão do protótipo que vai ser conhecido como o Adamastor. Um carro desportivo focado na pista, mas que pode ser usado nas estradas totalmente dentro da legalidade.  Pouco se sabe sobre este Adamastor e as suas características técnicas. Sabemos que o seu nome de código é P003RL que, trocado por miúdos, o P003 significa que este é já o terceiro protótipo do Adamastor e o RL quer dizer "Road Legal".  Diz que o carro vai ter um chassis tubular de baixo peso, focado para pista, mas ao mesmo tempo com requinte suficiente para poder ser utilizado nas estradas Portuguesas. Em termos de motor a marca diz que este é totalmente personalizável, o que me leva a crer que o cliente pode adquirir um motor qualquer, desde que caiba no chassis do Adamastor... Não sei bem como é que isso vai funcionar, mas penso que seria bom existir uma espécie de...

Opinião | Jantes: Quanto maior melhor?

Hoje em dia o mundo automóvel foi tomado de assalto por jantes cada vez maiores. Aliás a moda das jantes grandes tem tantos entusiastas que os construtores de automóveis começaram a oferecer opções de jantes cada vez maiores. O céu é o limite para o tamanho das jantes, principalmente se formos para países como os Estados Unidos, onde é possível encontrar Toyotas Corolla com jantes de 23 polegadas. Mas será que as jantes maiores têm alguma vantagem para além de serem mais vistosas? Se recuarmos 10 anos, era muito raro encontrar jantes com um tamanho maior do que 17 polegadas. E essas só estavam reservadas aos carros mais desportivos. Os construtores automóveis a pouco e pouco foram aumentando o tamanho das jantes principalmente com o advento das jantes de liga leve. Hoje em dia mesmo os carros mais baratos e económicos vêm com jantes de 16 e opções de jantes até às 19 polegadas! É uma loucura, mas pelos vistos, é o que as pessoas querem.  Portanto, isto é o que acontece...