Todos os
jornais dão como morto Muammar Khadafi. Um tirano que governou a Líbia com
punho de ferro durante 42 anos. E o que é que isto tem a ver com o We Like
Cars, um blog que fala somente sobre automóveis?
Khadafi gostava de
automóveis. Bom gosto não lhe faltava e dinheiro também não.
Khadafi tinha um Bugatti
Veyron em Milão no valor de 1,4 milhões de euros com 300 km no
conta-quilómetros. Este era usado nas suas deslocações em
Itália. Agora sabemos que nem todo o dinheiro que Khadafi roubava ao seu povo
era para comprar armas...
Outro exemplo da ostentação automobilística que Khadafi tinha era
um raro e exótico Fiat 500 modificado numa loja também em Milão que foi
encontrado na Líbia, enquanto os rebeldes avançavam no terreno.
Apesar de pequeno este Fiat 500 pesa mais de 1500 kg. |
Este Fiat 500 era eléctrico e não tinha portas. Tem jantes de 17 polegadas
e foi rebaixado para que fosse mais fácil de entrar no veículo de túnica.
Tem alguns detalhes em madeira também. Foi um pedido especial feito a um
preparador de automóveis em Milão de nome Chestnut.
Sabe-se que tinha uma autonomia de 260 km e atingia os 160 km/h. Nada mau para um motor eléctrico de 45cv! |
Não se sabe ao certo quanto
é que custou este Fiat 500 modificado mas acreditamos que foi bastante caro.
Também de notar que Khadafi gostava de carros eléctricos e que não era o
primeiro carro eléctrico que comprou ou modificou. Talvez por ter medo da falta de petróleo?
Mesmo sem portas o carro era extremamente pesado. |
Não sabemos bem o que vai acontecer ao Bugatti Veyron de Khadafi e muito
menos sabemos o que aconteceu ou vai acontecer ao Fiat 500 eléctrico, mas ficámos
a saber alguns dos carros que Khadafi conduzia enquanto o seu povo morria de
fome e de outras atrocidades.
O carro tinha baterias de lítio onde estava o motor térmico e na bagageira. |
Khadafi tinha negócios em todo o mundo e ao longo dos anos fez negócios e investimentos que valeram-lhe milhões de euros e um desses negócios foi feito com a FIAT. Khadafi dava-se muito bem com a família Agnelli (dona da FIAT) e em 1976 tirou a FIAT de uma crise profunda comprando 10% das acções. Khadafi injectou mais de 415 milhões de dólares na empresa. Passado 10 anos com a FIAT bem de saúde e a dar lucro Khadafi recebeu 3 biliões de dólares. Um negócio da China, ou melhor, da Itália!
Update:
Uma pesquisa mais aprofundada sobre os carros que Khadafi teve revelou que era realmente um apaixonado por automóveis. Ele projectou e construiu um protótipo de um sedan de luxo. O seu objectivo era construir o carro mais seguro do mundo. Porquê? Por incrível que pareça, Khadafi não gostava do facto de haverem muitas mortes e aleijados de acidentes de viação no seu país.
Então o que faz este carro tão seguro? Não se sabe ao certo. Sabe-se que o carro tem uma quantidade ridícula de airbags (mas não sabemos o número exacto), tem um "sistema electrónico de defesa" (não fazemos a mínima ideia do que se trata) e tem pára-choques reforçados.
Apresentamos "O Foguete" |
O carro chamava-se "O Foguete" e era um automóvel que ia ser posto em produção se as coisas na Líbia não tivessem aquecido demais. Cada um destes protótipos foi construído por um fabricante Italiano, a Tesco TS, por 2 milhões de euros cada (foram feitos pelo menos 2). Por baixo do capot estava um motor V6 3.0 de 230 cavalos.
Carro é um pouco feio... |
Este protótipo foi apresentado em 2009 na Cúpula da União Africana em Tripoli, capital da Líbia. O nome oficial deste automóvel é Saroukh el-Jamahiriya (Foguete da Líbia).
Máximo conforto e máxima segurança. |
Não sei o que acham deste "Foguete", mas talvez se a frente e a traseira não fossem tão bicudas de modo a assemelhar-se com um foguete, talvez até fosse um carro com um design interessante.
Comentários