Avançar para o conteúdo principal

R.I.P. Steve Jobs - O Porsche da Apple

Foi também com grande desgosto nosso que recebemos a notícia que Steve Jobs, um dos mais carismáticos CEO's do mundo, nos deixou. O Criador da Apple Computer revolucionou a indústria da tecnologia em diversos campos. Desde computadores pessoais (Macintosh), a leitores de Mp3 (iPod), Smartphones (iPhone) e Tablets (iPad) o legado de Steve Jobs mudou para sempre a forma como utilizamos a tecnologia no nosso dia à dia. 

Steve Jobs - 1955/2011

Hoje em memória de Steve Jobs (para não variar muito do que muitos outros blogues e sites têm feito) vamos recordar um carro de corridas patrocinado pela Apple Computer. Um Porsche 935 K3 de 1980. 

Estávamos então no ano de 1980 e a Apple estava a dar ainda os primeiros passos. O computador Apple II tinha sido um sucesso mas em 1980 a Apple lançou o Apple III que foi provavelmente o primeiro grande falhanço da Apple. O Apple III tinha alguns problemas compatibilidade e passado pouco tempo a arquitectura do seu processador 8 bits foi ultrapassada pela Arquitectura 16 bits de outros computadores. Em termos comerciais o Apple III foi um desastre.

Apple III - 1980

Em 1980 o Porsche 935 K3 patrocinado pela Apple computer correu nas 24 horas de Le Mans. Este Porsche, preparado pela Kremer, ia já na sua terceira evolução (daí a denominação K3) e tinha um motor de 3.2 litros de 6 cilindros com Twin Turbo que produzia cerca de 800 cv de potência.

Porsche 935 K3 - 24 Horas de Le Mans

A Kremer fez tudo para que o carro fosse mais leve. Vários painéis foram substituídos e o sistema de intercooler ar-água foi modificado para um de ar-ar poupando ainda mais no peso. Para além destas modificações foram feitas outras 100 das quais não temos detalhes. 

Até a pintura deste automóvel era simples, o que não é muito comum nos carros de corrida.

Todo o trabalho de preparação da Kremer melhorou as performances do carro 1% em relação a um Porsche 935 normal. 1% parece pouco, mas foi o suficiente para tornar o carro muito mais competitivo.

Com 800 cv de Potência este Porsche era rápido. Mais rápido que um Mac Pro topo de gama!

Infelizmente o ano de 1980 não era o ano de sorte da Apple Computer, mesmo no campo das corridas de automóveis. A prova começou bem para Bobby Rahal, Allan Moffet e Bob Garretson mas passado 11 horas um pistão do Porsche 935 K3 colou e foram obrigados a desistir das 24 horas de Le Mans. 

Lindo este carro. Queremos uma miniatura dele na nossa secretária AGORA!

Desde então que não há relatos de patrocínios da Apple noutros desportos motorizados (se estivermos enganados deixem comentário) mas este Porsche 935 K3 estava espectacular com as cores arco-íris do logotipo da Apple Computer. 

Entretanto em 1981 Steve Jobs tem a seguinte conversa com o designer que o ajudou a criar o primeiro Macintosh. 

Steve Jobs - "James is helping me figure out what the Mac should look like.

We need it to have a classic look, that won't go out of style, like the Volkswagen Beetle".

Ferris - "No, that's not right. The lines should be voluptuous, like a Ferrari."
Steve Jobs - "Not a Ferrari, that's not right either, it should be more like a Porsche!"
Quando Steve Jobs teve esta conversa ele conduzia um Porsche 928. Em 1984 o Macintosh 128k era lançado ao público e ficou na história por vários motivos sendo o design um desses motivos.


Macintosh 128k!


Para acabar deixamos aqui uma citação do grande Steve Jobs.


We don’t get a chance to do that many things, and every one should be really excellent. Because this is our life. Life is brief, and then you die, you know? And we’ve all chosen to do this with our lives. So it better be damn good. It better be worth it.





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Adamastor - Um desportivo português

Mas o que é isto? Um desportivo desenvolvido em Portugal de raiz?  Sim, ao que parece a empresa Circleroad já vai na terceira versão do protótipo que vai ser conhecido como o Adamastor. Um carro desportivo focado na pista, mas que pode ser usado nas estradas totalmente dentro da legalidade.  Pouco se sabe sobre este Adamastor e as suas características técnicas. Sabemos que o seu nome de código é P003RL que, trocado por miúdos, o P003 significa que este é já o terceiro protótipo do Adamastor e o RL quer dizer "Road Legal".  Diz que o carro vai ter um chassis tubular de baixo peso, focado para pista, mas ao mesmo tempo com requinte suficiente para poder ser utilizado nas estradas Portuguesas. Em termos de motor a marca diz que este é totalmente personalizável, o que me leva a crer que o cliente pode adquirir um motor qualquer, desde que caiba no chassis do Adamastor... Não sei bem como é que isso vai funcionar, mas penso que seria bom existir uma espécie de mod

Filtros K&N - Afinal são bons? Ou são bons para deitar fora?

Sabem qual é a principal modificação que as pessoas fazem a um carro ou mota? Não é velas, nem suspensões, nem travões, nem adicionar turbos ao motor... É fazer modificações na admissão de ar do motor.  Já devem ter ouvido falar dos filtro de ar da K&N. Já faz um tempo que tenho andado a estudar este assunto. Parece que existem duas pessoas no mundo. As que gostam do filtro K&N e as que dizem mal do filtro. Eu fiz muita pesquisa, vi muitos vídeos e li muitos artigos, falei com pessoas que os usam e vou tentar dizer-vos qual é a minha conclusão sobre tudo o que se diz sobre estes filtros. Mas primeiro, vamos a uma lição de história. Os filtros K&N nasceram da necessidade de dois malucos por corridas de motos em terra batida (sim, corridas com MUITO PÓ mesmo, e já vão ver porque é que esta ressalva é importante), que se queixavam dos filtros normais de papel que ficavam obstruídos muito depressa, o que baixava a performance do motor. Para além disso era uma gra

Opinião | Jantes: Quanto maior melhor?

Hoje em dia o mundo automóvel foi tomado de assalto por jantes cada vez maiores. Aliás a moda das jantes grandes tem tantos entusiastas que os construtores de automóveis começaram a oferecer opções de jantes cada vez maiores. O céu é o limite para o tamanho das jantes, principalmente se formos para países como os Estados Unidos, onde é possível encontrar Toyotas Corolla com jantes de 23 polegadas. Mas será que as jantes maiores têm alguma vantagem para além de serem mais vistosas? Se recuarmos 10 anos, era muito raro encontrar jantes com um tamanho maior do que 17 polegadas. E essas só estavam reservadas aos carros mais desportivos. Os construtores automóveis a pouco e pouco foram aumentando o tamanho das jantes principalmente com o advento das jantes de liga leve. Hoje em dia mesmo os carros mais baratos e económicos vêm com jantes de 16 e opções de jantes até às 19 polegadas! É uma loucura, mas pelos vistos, é o que as pessoas querem.  Portanto, isto é o que acontece qua