Avançar para o conteúdo principal

Motorclássico 2015 FIL - 5 coisas que gostei e 5 que não gostei



Ontem estive na feira internacional Motorclássico 2015 em Lisboa e foi uma tarde muito bem passada. Aqui fica uma pequena lista rápida de coisas que gostei de ver na feira e de coisas que não gostei de ver. Espero que gostem e se estiveram presentes que partilhem também as vossas opiniões.

Gostei

1. Variedade de clássicos


A feira tinha um pouco de tudo para todos os gostos. Carros britânicos, Italianos, Americanos, Japoneses... Sinceramente penso que não ficou nada de fora. Até existia um gigantesco limpa neves verdadeiramente ancião.

2. Smart TT


Mesmo ao fundo do pavilhão, estava a área dos TT e num dos stands estava o Smart mais doido que eu alguma vez vi. Eu pessoalmente não gosto de Smarts, mas este aqui, sim senhor, está espectacular e deve ser uma loucura de conduzir. O motor veio de uma Suzuki Hayabusa com 1.3 litros e 197 cv às 9500 r.p.m. a caixa é sequencial de 6 velocidades e o carro até tem ar condicionado. Um brinquedo bastante louco que só os mais afortunados é que podem alcançar.

3. Lotus Elise


É o meu carro favorito no Motorclássico. Sempre gostei da Lotus e sempre gostei do design destes Elise. O facto de ser um carro com leve e com um motor modesto, faz com que seja um desportivo moderadamente económico e com que tenha doses de diversão bem acima do recomendável. Pena o preço de 29.000€. Este carro no reino unido não custaria mais de 15.000€.

4. Miniaturas
Muitas de todos os tamanhos, de todas as disciplinas e para todas as carteiras. Até os modelos mais recentes já estavam disponíveis para venda como uma réplica à escala 1:18 do Ferrari La Ferrari. Muito bom!

5. Como construir um carro desportivo low-cost em casa


Nestas feiras costumam sempre existir stands que vendem livros relacionados com a história dos automóveis e com a mecânica deles e um dos livros que estava em destaque era da Haynes e falava sobre como construir um carro desportivo em casa, sem gastar muito dinheiro. O livro ensina passo a passo como construir uma réplica de um Lotus Super 7. Já é sabido que existem muitas marcas que vendem este carro em Kits para a malta montar em casa, como a Westfield, ou que os vendem já montados, como a Westfield e a Caterham, mas nunca tinha visto um livro a explicar como fazer um réplica em casa usando materiais e ferramentas, na maioria, bastante banais. Aliás, isto é tão interessante e porreiro que em breve irei fazer um post dedicado a este assunto, por isso não percam.

Não gostei

1. Feira pequena
A feira de um só pavilhão e tendo em conta que existiam alguns stands que não tinham nada a ver com clássicos fez-me ver tudo em menos de 30 minutos.

2. Preço
9 euros por bilhete? Para ver um pavilhãozeco? Estão a gozar? É um preço extremamente elevado comparado com os outros anos que tinham bilhete de 5 euros no máximo. O que é que fez o preço disparar face aos anos anteriores?

3. Stands que não tinham nada a ver com automóveis
Querem uma esfregona que limpa melhor que todas as outras? Ou uma cera muito boa para engraxar as botas? Que tal um queijo da serra? Bom estes stands estavam lá a encher o que já de si era um pavilhão pequeno. Se estivéssemos a falar de uma feira com 2 ou 3 pavilhões cheios de stands relacionados com automóveis não ficava chocado, mas só um pavilhão? Foi um pouco desapontante.

4. Pouca animação
Com um bilhete a 9 euros, seria de esperar algo de especial este ano? Animação? Algumas miúdas com vestes reduzidas a embelezar os stands? Oferta de brindes? Música ao vivo? Alguma palestra ou algo do género? NADA! Era só mesmo ver os carros e sair.

5. Está a voltar a ser uma feira só para elites
No final foi a ideia que fiquei desta feira. Parece que foi feita para uma elite muito específica de pessoas e não uma feira para o público em geral. A subida desproporcionada dos bilhetes e a falta de animação para aqueles que só vão ver os clássicos faz-me pensar a organização não queria lá o tipo entusiasta que só quer tirar umas fotos dos seus clássicos favoritos. É pena, que a feira tome esse caminho. Da experiência que tive este ano, não sei se vou aparecer em 2016.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Filtros K&N - Afinal são bons? Ou são bons para deitar fora?

Sabem qual é a principal modificação que as pessoas fazem a um carro ou mota? Não é velas, nem suspensões, nem travões, nem adicionar turbos ao motor... É fazer modificações na admissão de ar do motor.  Já devem ter ouvido falar dos filtro de ar da K&N. Já faz um tempo que tenho andado a estudar este assunto. Parece que existem duas pessoas no mundo. As que gostam do filtro K&N e as que dizem mal do filtro. Eu fiz muita pesquisa, vi muitos vídeos e li muitos artigos, falei com pessoas que os usam e vou tentar dizer-vos qual é a minha conclusão sobre tudo o que se diz sobre estes filtros. Mas primeiro, vamos a uma lição de história. Os filtros K&N nasceram da necessidade de dois malucos por corridas de motos em terra batida (sim, corridas com MUITO PÓ mesmo, e já vão ver porque é que esta ressalva é importante), que se queixavam dos filtros normais de papel que ficavam obstruídos muito depressa, o que baixava a performance do motor. Para além disso era uma...

Quais os diferentes tipos de Caixas Automáticas e as suas vantagens/desvantagens

É provável que ande ativamente à procura de um carro com mudanças automáticas. As caixas automáticas são cada vez mais eficientes e mais práticas de usar em todas as situações de condução, mas principalmente em cidade. Também é verdade que mesmo para os entusiastas, ter um carro com caixa automática já não é aquele pesadelo, ou sacrilégio... Existem algumas que são até bastante agradáveis de usar e já nem falamos que a maioria dos fabricantes de super carros já nem oferece a opção de caixa manual.  No entanto, há que ter atenção no momento de comprar um carro com caixa automática, pois existem bastantes tipos de caixa e cada um com os seus pontos fortes e fracos. Com este artigo espero que consigam perceber quais são os vários tipos de caixas automáticas que existem e quais as características que melhor se adaptam ao vosso gosto. Existem 3 tipos de caixas automáticas: Caixa Automática de Dupla Embraiagem, Caixa Automática Conversor de Binário e Caixa Automática CVT (Continuously Va...

5 futuros clássicos para investir 2015 - Fiz bem as previsões ou não?

Há 10 anos, publiquei um artigo sobre futuros clássicos para investir edição de 2015 , e achei que seria interessante fazer um exercício: E se tivessem seguido os meus conselhos? Teriam ganho ou perdido dinheiro? Foto: Influx Nesse ano, um dos carros que sugeri que iria valorizar foi o Fiat Barchetta . Durante vários anos, o Fiat Barchetta foi um carro super barato e provavelmente um dos mais divertidos que conduzi pelo preço. Com um chassis leve e um motor 1.8 de 130 cavalos, só pecava por ser tração dianteira, mas ainda assim era bastante divertido de conduzir — a traseira soltava-se com facilidade e de forma controlada. No artigo de 2015, referi que os preços rondavam os 4.000 € / 5.000 €, e que exemplares fora de série e em estado excecional podiam chegar aos 6.500 €. Em 2025, um Fiat Barchetta custa cerca de 10.000 € / 10.500 €, e já vi exemplares vendidos por 12.000 €. Se tivessem seguido o meu conselho, em 10 anos tinham ganho cerca de 5.000 € . Nada mau investimento para um F...