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Test-Drive | Abarth 500C Elaborazione


Finalmente entrei no Abarth 500C, versão com 135cv de potência. Já há muito tempo que estava ansioso por experimentar este carro. À saída do stand havia uma fila enorme para a Figueira da Foz (sentido da direita) e nenhum carro a passar para o sentido de Leiria (sentido esquerda). Esperei até alguém me dar passagem enquanto ouvia em "background" o ronronar fantástico deste carro, devido ao escape Record Monza. Quando finalmente tive a oportunidade de virar à esquerda avancei com cuidado pois não conseguia ver quem vinha do outro lado. Ao entrar na faixa só oiço o vendedor a gritar: "Acelere! Acelere! O camião não vai conseguir travar!!!" Nisto quando olho de relance, só vejo um massivo camião branco Mercedes Actros a ficar cada vez maior e mais ameaçador! Ao mesmo tempo esmago o acelerador e os 135 cavalos de potência turbinados explodem e catapultam-nos para a frente. Primeira, segunda, terceira e o camião distanciou-se do espelho retrovisor. O vendedor diz para mim, "Meu deus esta foi por pouco" ao que retorqui "Bom, ainda bem que estamos num Abarth 500!"

Podem pensar: "Mas o Abarth 500 é um Fiat 500 com mais um bocadinho de potência!" Desenganem-se, caros leitores, este carro é uma verdadeira gema. Mesmo a versão de 135 cavalos tem potência suficiente para vos colocar a cabeça a andar à roda. É um motor viciante, que gosta de ser abusado. Vejam este carro como um caniche com muito mau feitio, muitos esteróides e que bebe 3 latas de Red Bull ao pequeno almoço todos os dias. É um motor nervoso que faz despertar todos os sentidos. É um carro muito viciante de se conduzir.


Uma das coisas que dá muito charme a este carro e que chama a atenção de toda a gente é o escape Record Monza. Para além de tornar o carro mais responsivo (aliás segundo a marca são adicionados mais 5 cavalos com a instalação deste escape) faz com que tenha um som espectacular e alto. Vocês vão chamar a atenção de toda a gente com o barulho que este carro faz. 

Os interiores são muito bons. Bem melhores que o seu congénere Fiat 500. Os bancos são mais desportivos, se bem que para este carro eu aconselho a instalação de umas backets da Sabelt, pois proporcionam uma posição de condução mais baixa e um melhor apoio lateral para fazermos as curvas mais apertadas sem escorregarmos do banco. Esta é a versão descapotável que dá um charme extra ao carro e proporciona-nos uma melhor audição do escape fantástico.


Os 135 cavalos já são mais que suficientes para experienciarem emoções fortes, mas existe também  possibilidade de fazer o upgrade para a versão essesse que tem 160 cavalos de potência. Não experimentei a versão mais potente, mas se esta de 135 cv já me enche as medidas imagino o de 160... E já agora imagino aquelas versões especiais de 180 cv e a versão Biposto mais leve e com 190 cv de potência.


Para rematar só posso dizer uma coisa: Este é o verdadeiro Ferrari dos Pobres! Desde a potência, do nervosismo e do entusiasmo que o motor nos transmite, ao som fantástico e passando pela economia, este carro é um verdadeiro desportivo low-cost. Por 14.000 euros já se pode fazer a festa nos sites de usados. É sem dúvida um modelo a ter em conta se procuram um carro para transmitir emoções mais fortes.

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