Avançar para o conteúdo principal

Test-Drive | Abarth 500C Elaborazione


Finalmente entrei no Abarth 500C, versão com 135cv de potência. Já há muito tempo que estava ansioso por experimentar este carro. À saída do stand havia uma fila enorme para a Figueira da Foz (sentido da direita) e nenhum carro a passar para o sentido de Leiria (sentido esquerda). Esperei até alguém me dar passagem enquanto ouvia em "background" o ronronar fantástico deste carro, devido ao escape Record Monza. Quando finalmente tive a oportunidade de virar à esquerda avancei com cuidado pois não conseguia ver quem vinha do outro lado. Ao entrar na faixa só oiço o vendedor a gritar: "Acelere! Acelere! O camião não vai conseguir travar!!!" Nisto quando olho de relance, só vejo um massivo camião branco Mercedes Actros a ficar cada vez maior e mais ameaçador! Ao mesmo tempo esmago o acelerador e os 135 cavalos de potência turbinados explodem e catapultam-nos para a frente. Primeira, segunda, terceira e o camião distanciou-se do espelho retrovisor. O vendedor diz para mim, "Meu deus esta foi por pouco" ao que retorqui "Bom, ainda bem que estamos num Abarth 500!"

Podem pensar: "Mas o Abarth 500 é um Fiat 500 com mais um bocadinho de potência!" Desenganem-se, caros leitores, este carro é uma verdadeira gema. Mesmo a versão de 135 cavalos tem potência suficiente para vos colocar a cabeça a andar à roda. É um motor viciante, que gosta de ser abusado. Vejam este carro como um caniche com muito mau feitio, muitos esteróides e que bebe 3 latas de Red Bull ao pequeno almoço todos os dias. É um motor nervoso que faz despertar todos os sentidos. É um carro muito viciante de se conduzir.


Uma das coisas que dá muito charme a este carro e que chama a atenção de toda a gente é o escape Record Monza. Para além de tornar o carro mais responsivo (aliás segundo a marca são adicionados mais 5 cavalos com a instalação deste escape) faz com que tenha um som espectacular e alto. Vocês vão chamar a atenção de toda a gente com o barulho que este carro faz. 

Os interiores são muito bons. Bem melhores que o seu congénere Fiat 500. Os bancos são mais desportivos, se bem que para este carro eu aconselho a instalação de umas backets da Sabelt, pois proporcionam uma posição de condução mais baixa e um melhor apoio lateral para fazermos as curvas mais apertadas sem escorregarmos do banco. Esta é a versão descapotável que dá um charme extra ao carro e proporciona-nos uma melhor audição do escape fantástico.


Os 135 cavalos já são mais que suficientes para experienciarem emoções fortes, mas existe também  possibilidade de fazer o upgrade para a versão essesse que tem 160 cavalos de potência. Não experimentei a versão mais potente, mas se esta de 135 cv já me enche as medidas imagino o de 160... E já agora imagino aquelas versões especiais de 180 cv e a versão Biposto mais leve e com 190 cv de potência.


Para rematar só posso dizer uma coisa: Este é o verdadeiro Ferrari dos Pobres! Desde a potência, do nervosismo e do entusiasmo que o motor nos transmite, ao som fantástico e passando pela economia, este carro é um verdadeiro desportivo low-cost. Por 14.000 euros já se pode fazer a festa nos sites de usados. É sem dúvida um modelo a ter em conta se procuram um carro para transmitir emoções mais fortes.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Adamastor - Um desportivo português

Mas o que é isto? Um desportivo desenvolvido em Portugal de raiz?  Sim, ao que parece a empresa Circleroad já vai na terceira versão do protótipo que vai ser conhecido como o Adamastor. Um carro desportivo focado na pista, mas que pode ser usado nas estradas totalmente dentro da legalidade.  Pouco se sabe sobre este Adamastor e as suas características técnicas. Sabemos que o seu nome de código é P003RL que, trocado por miúdos, o P003 significa que este é já o terceiro protótipo do Adamastor e o RL quer dizer "Road Legal".  Diz que o carro vai ter um chassis tubular de baixo peso, focado para pista, mas ao mesmo tempo com requinte suficiente para poder ser utilizado nas estradas Portuguesas. Em termos de motor a marca diz que este é totalmente personalizável, o que me leva a crer que o cliente pode adquirir um motor qualquer, desde que caiba no chassis do Adamastor... Não sei bem como é que isso vai funcionar, mas penso que seria bom existir uma espécie de mod

Filtros K&N - Afinal são bons? Ou são bons para deitar fora?

Sabem qual é a principal modificação que as pessoas fazem a um carro ou mota? Não é velas, nem suspensões, nem travões, nem adicionar turbos ao motor... É fazer modificações na admissão de ar do motor.  Já devem ter ouvido falar dos filtro de ar da K&N. Já faz um tempo que tenho andado a estudar este assunto. Parece que existem duas pessoas no mundo. As que gostam do filtro K&N e as que dizem mal do filtro. Eu fiz muita pesquisa, vi muitos vídeos e li muitos artigos, falei com pessoas que os usam e vou tentar dizer-vos qual é a minha conclusão sobre tudo o que se diz sobre estes filtros. Mas primeiro, vamos a uma lição de história. Os filtros K&N nasceram da necessidade de dois malucos por corridas de motos em terra batida (sim, corridas com MUITO PÓ mesmo, e já vão ver porque é que esta ressalva é importante), que se queixavam dos filtros normais de papel que ficavam obstruídos muito depressa, o que baixava a performance do motor. Para além disso era uma gra

Opinião | Jantes: Quanto maior melhor?

Hoje em dia o mundo automóvel foi tomado de assalto por jantes cada vez maiores. Aliás a moda das jantes grandes tem tantos entusiastas que os construtores de automóveis começaram a oferecer opções de jantes cada vez maiores. O céu é o limite para o tamanho das jantes, principalmente se formos para países como os Estados Unidos, onde é possível encontrar Toyotas Corolla com jantes de 23 polegadas. Mas será que as jantes maiores têm alguma vantagem para além de serem mais vistosas? Se recuarmos 10 anos, era muito raro encontrar jantes com um tamanho maior do que 17 polegadas. E essas só estavam reservadas aos carros mais desportivos. Os construtores automóveis a pouco e pouco foram aumentando o tamanho das jantes principalmente com o advento das jantes de liga leve. Hoje em dia mesmo os carros mais baratos e económicos vêm com jantes de 16 e opções de jantes até às 19 polegadas! É uma loucura, mas pelos vistos, é o que as pessoas querem.  Portanto, isto é o que acontece qua