Comprar carro novo é um dos piores negócios que se pode fazer na vida. É inevitável a sua desvalorização. Mas será que todos os carros desvalorizam da mesma maneira? O que é que desvaloriza mais? Os automóveis normais ou os seus alter egos mais desportivos?
Na minha cabeça sempre tive a ideia de que os carros desportivos, ou as versões dos carros mais desportivas são as que desvalorizam menos. Mas por outro lado, os carros mais económicos, podiam ser menos desvalorizados. Um carro económico à cabeça é mais barato e tem mais facilidade a ser vendido, até porque, tendo em conta a conjuntura económica, é normal que os carros mais económicos tenham mais saída. Se a procura por carros económicos é muita, o preço sobe.
Os carros desportivos por outro lado à cabeça são muito mais caros, mas a sua desvalorização também não costuma ser rápida, mesmo com uma conjuntura económica difícil. Por isso, nada como dar alguns exemplos, bastante variados para tirar este mito a limpo.
Fiat 500 vs Abarth 500 vs Abarth 500 SS vs Abarth 695 Tributo Ferrari
Ano 2010 | Km: 50.000 / 60.000
Escolhemos o caso Fiat 500 e o Abarth 500, que é interessante, pois o Fiat 500 é um carro de culto e é um carro que é muito acarinhado pelas pessoas. O Abarth 500 é também um carro que está bastante na moda, mas para um público que gosta de emoções fortes, para além disso tem várias versões com potência e raridade variadas. Tendo por base o Standvirtual o Fiat 500 1.2 de 69cv desvalorizou 50% e o Abarth 500 de 135cv desvalorizou apenas 38%. É uma diferença bastante significativa. Também verificámos que o Abarth 500 SS com 160 cv desvalorizou 42%, o que é curioso já que teve uma desvalorização maior que a versão menos potente. Talvez se verifique isso por ser uma versão mais hardcore que não adiciona muito para quem anda maioritariamente em estrada. Já o Abarth 695 Tributo Ferrari desvalorizou apenas 16%. O que é de esperar já que foi uma versão limitada a muito poucas unidades. É um carro de colecionador e isso vale dinheiro.
Honda Civic 7ª geração 1.4 LS vs Honda Civic Type-R EP3
Ano 2001 | Km: 143.000 / 147.000
A sétima geração do Honda Civic foi uma das melhores da marca. O carro tinha uma qualidade excepcional e um preço competitivo no mercado enquanto que a versão mais desportiva deu cartas em todos os sites da especialidade como sendo um dos melhores Hothatches de sempre.
Aqui a versão a gasolina mais modesta desvalorizou 81%, sendo agora possível comprá-la por cerca de 3500€ nos sites de usados. Já o Type-R com os mesmos anos e km desvalorizou 62%.
BMW E90 116i vs 335i vs M3
Ano 2007 | Km: 90.000 / 115.000
Passamos agora para uma marca mais premium. O BMW série 3 E90, o série 3 mais popular que a BMW fez até hoje. Como é costume da BMW este sedan teve uma série de motores, desde o mais modesto 116i ao mais potente e desportivo M3.
Fazendo contas à desvalorização o modelo 116i foi o que mais perdeu com uma desvalorização de 68%, o 335i desvalorizou 55% e o espectacular M3 com motor V8 desvalorizou 49%.
VW Golf MK6 1.6 TDI vs GTD vs GTI
Ano 2009 | Km: 100.000 | 115.000
Agora juntamos alguns diesel à mistura e vamos comparar a desvalorização em automóveis normais e desportivos a diesel e para apimentar as coisas juntei também um VW Golf GTI DSG a gasolina já que é um modelo icónico da VW e que deverá manter bem o seu valor apesar de ser um carro a gasolina. Aqui sem surpresas o VW Golf 1.6 TDI foi o que desvalorizou mais (53%), enquanto que o GTD desvalorizou 45%. O GTI curiosamente desvalorizou 50% o que é de espantar já que a sua desvalorização não foi muito menor face ao 1.6 GTI e foi bastante mais acentuada face ao GTD. O que prova que os carros a diesel tendem a desvalorizar menos face aos carros a gasolina, mesmo na sua componente mais desportiva, onde normalmente os carros a gasolina é que ganham.
Apesar dos resultados para estes modelos e para estes anos darem uma vantagem em termos percentuais aos carros desportivos (o que era de esperar) e dar uma vantagem em termos monetários aos carros mais económicos e modestos, tem em falta outro factor muito importante. É que com o tempo os carros desportivos tendem a fixar o seu valor num certo patamar de euros e mais tarde tendem a valorizar, enquanto que os carros económicos e banais vão desvalorizar até ninguém os querer. Infelizmente não consegui recolher dados sobre, por exemplo, o preço de uma Renault 5 normal em Portugal quando foi lançada e o preço da versão topo de gama mais desportiva, o Renault 5 GT Turbo. Mas o que se verifica neste caso é que enquanto que a versão normal neste momento, no standvirtual, vale 790€ o GT Turbo vale ainda cerca de 10.000€ se estiver em estado de concurso. Assim em carros novos, a melhor maneira de não perder valor, é comprar um carro edição especial numerada, como o Abarth 695 Tributo Ferrari. Como são modelos raros, mantém o seu valor muito melhor que os seus congéneres desportivos normais.
Fica aqui a tabela com os dados que foram recolhidos para esta análise.
Automóvel | Ano | KM | Preço (novo) | Preço (usado) | Depreciação | Perda em euros |
Fiat 500 |
2010
|
51000
|
15900,00 €
|
7990,00 €
|
-50%
|
7910,00 €
|
Abarth 500 |
2010
|
65000
|
22600,00 €
|
13900,00 €
|
-38%
|
8700,00 €
|
Abarth 500 SS |
2010
|
61000
|
27600,00 €
|
15900,00 €
|
-42%
|
11700,00 €
|
Abarth 696 Tributo Ferrari |
2010
|
43000
|
47500,00 €
|
39900,00 €
|
-16%
|
7600,00 €
|
Honda Civic (7ª Geração) 1.4 |
2001
|
147000
|
18280,00 €
|
3500,00 €
|
-81%
|
14780,00 €
|
Honda Civic Type-R (EP3) |
2001
|
143000
|
30426,00 €
|
11500,00 €
|
-62%
|
18926,00 €
|
BMW E90 316i |
2006
|
81000
|
34350,00 €
|
11500,00 €
|
-67%
|
22850,00 €
|
BMW E90 335i |
2006
|
115000
|
60650,00 €
|
27500,00 €
|
-55%
|
33150,00 €
|
BMW E90 M3 |
2008
|
100000
|
93000,00 €
|
47300,00 €
|
-49%
|
45700,00 €
|
VW Golf MK6 1.6 TDI |
2010
|
100000
|
27410,00 €
|
12900,00 €
|
-53%
|
14510,00 €
|
VW Golf MK6 GTD |
2009
|
115000
|
38500,00 €
|
21000,00 €
|
-45%
|
17500,00 €
|
VW Golf MK6 GTI DSG |
2009
|
115000
|
40000,00 €
|
19900,00 €
|
-50%
|
20100,00 €
|
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