Avançar para o conteúdo principal

Test-Drive | Mercedes-Benz CLA 220 CDI

A Mercedes-Benz tem um novo bestseller, o Classe A. Este modelo tem despertado interesse por quase todas as pessoas. A qualidade da Mercedes aliada a um leque de motores diesel e gasolina bastante interessantes têm atraído muitos compradores. O design mais jovem e irreverente rejuvenesceu a marca e agora já não é preciso ter 50 anos para que um Mercedes assente bem. O sucesso do Classe A já deu origem a mais um modelo, que testei hoje (CLA) e daqui a uns meses vai estar disponível uma versão SUV.


A Mercedes-Benz e a Tec-Atlântica organizaram um mega test-drive na Nazaré este fim de semana e tínhamos à nossa disposição o Classe A, B e o novo CLA. Também tínhamos Smarts eléctricos e bicicletas Smart eléctricas, mas... "who cares" não é verdade?

Dos CLA presentes o mais requisitado e bonito era o CLA vermelho com pack AMG. É daqueles carros que ninguém fica indiferente! Uma mistura bastante harmoniosa entre linhas musculadas na frente e a fluidez das linhas ao longo do veículo até culminarem numa traseira bastante elegante. É um carro lindo de se ver! 


A unidade disponível era a única a diesel que a Mercedes-Benz tem disponível neste momento para o CLA. O 220 CDI produz 170 cavalos de potência, 350 N.m. de binário, 109g/co2 e 4,2 L/100. Toda esta potência vai para as rodas da frente, o que é uma pena. (Podem ter tracção às 4 se forem para a versão CLA 45 AMG a gasolina). No entanto aquilo que gostei mais neste carro foi a caixa automática de 7 velocidades, esta caixa tem dupla embraiagem e é um mimo. No modelo a diesel não existe ainda opção de caixa manual. 


Eu já tinha experimentado o Classe A 180 CDI (109cv), apesar de ser um carro despachado, não era nada de extraordinário. Este 220 CDI por outro lado é um carro que já mexe connosco e já transmite algumas emoções fortes. Isto aliado com a caixa de dupla embraiagem e as patilhas no volante faz com que a condução seja mais focada e divertida. É também de salientar que o pack AMG oferece-nos uma suspensão desportiva que aumenta ainda mais o factor divertimento quando estamos numa estrada cheia de curvas. No entanto somos penalizados quando passamos por estradas com irregularidades. Mas o que me impressionou mesmo foi a forma imperceptível e super rápida das passagens de relações da caixa 7G-DCT. Se comprasse este carro, certificava-me que tinha esta caixa. Perfeito para andar em cidade e muito divertido quando queremos dar uma voltinha mais a sério nas estradas que serpenteiam pelo nosso país fora.


Claro que por mais suspensões desportivas e packs AMG que se meta o facto do carro ser tracção dianteira tira um pouco do divertimento que este carro podia ter. Também quero deixar bem claro que ter um carro que pareça desportivo, para mim, não é o suficiente. Apesar deste motor a diesel já causar algumas emoções fortes, é a partir do 250 a gasolina (211cv) que as coisas começam mesmo a aquecer. No topo da cadeia alimentar temos o espectacular CLA A45 AMG que debita 360 cv e que faz mesmo justiça ao look que o carro tem. Mas é como digo, se tiverem de comprar um Diesel, e sendo este 220 CDI o único motor a diesel disponível no CLA, não vão ficar nada desapontados com a sua performance.


Este CLA tem aquele extra que poucos carros conseguem ter hoje em dia que é fazer virar cabeças. Vão todos olhar para este lindo automóvel, vão ficar extasiados com as suas linhas e vão adorar o seu ar musculado. Todos os que tiverem a sorte de comprar um vão ser presenteados com um carro vivo, bastante dinâmico e com uma caixa de velocidades automática que é das melhores coisas que já experimentei até hoje. É um automóvel simplesmente cativante!






Comentários

Mensagens populares deste blogue

Adamastor - Um desportivo português

Mas o que é isto? Um desportivo desenvolvido em Portugal de raiz?  Sim, ao que parece a empresa Circleroad já vai na terceira versão do protótipo que vai ser conhecido como o Adamastor. Um carro desportivo focado na pista, mas que pode ser usado nas estradas totalmente dentro da legalidade.  Pouco se sabe sobre este Adamastor e as suas características técnicas. Sabemos que o seu nome de código é P003RL que, trocado por miúdos, o P003 significa que este é já o terceiro protótipo do Adamastor e o RL quer dizer "Road Legal".  Diz que o carro vai ter um chassis tubular de baixo peso, focado para pista, mas ao mesmo tempo com requinte suficiente para poder ser utilizado nas estradas Portuguesas. Em termos de motor a marca diz que este é totalmente personalizável, o que me leva a crer que o cliente pode adquirir um motor qualquer, desde que caiba no chassis do Adamastor... Não sei bem como é que isso vai funcionar, mas penso que seria bom existir uma espécie de mod

Filtros K&N - Afinal são bons? Ou são bons para deitar fora?

Sabem qual é a principal modificação que as pessoas fazem a um carro ou mota? Não é velas, nem suspensões, nem travões, nem adicionar turbos ao motor... É fazer modificações na admissão de ar do motor.  Já devem ter ouvido falar dos filtro de ar da K&N. Já faz um tempo que tenho andado a estudar este assunto. Parece que existem duas pessoas no mundo. As que gostam do filtro K&N e as que dizem mal do filtro. Eu fiz muita pesquisa, vi muitos vídeos e li muitos artigos, falei com pessoas que os usam e vou tentar dizer-vos qual é a minha conclusão sobre tudo o que se diz sobre estes filtros. Mas primeiro, vamos a uma lição de história. Os filtros K&N nasceram da necessidade de dois malucos por corridas de motos em terra batida (sim, corridas com MUITO PÓ mesmo, e já vão ver porque é que esta ressalva é importante), que se queixavam dos filtros normais de papel que ficavam obstruídos muito depressa, o que baixava a performance do motor. Para além disso era uma gra

Opinião | Jantes: Quanto maior melhor?

Hoje em dia o mundo automóvel foi tomado de assalto por jantes cada vez maiores. Aliás a moda das jantes grandes tem tantos entusiastas que os construtores de automóveis começaram a oferecer opções de jantes cada vez maiores. O céu é o limite para o tamanho das jantes, principalmente se formos para países como os Estados Unidos, onde é possível encontrar Toyotas Corolla com jantes de 23 polegadas. Mas será que as jantes maiores têm alguma vantagem para além de serem mais vistosas? Se recuarmos 10 anos, era muito raro encontrar jantes com um tamanho maior do que 17 polegadas. E essas só estavam reservadas aos carros mais desportivos. Os construtores automóveis a pouco e pouco foram aumentando o tamanho das jantes principalmente com o advento das jantes de liga leve. Hoje em dia mesmo os carros mais baratos e económicos vêm com jantes de 16 e opções de jantes até às 19 polegadas! É uma loucura, mas pelos vistos, é o que as pessoas querem.  Portanto, isto é o que acontece qua