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Test-Drive | Mercedes-Benz CLA 220 CDI

A Mercedes-Benz tem um novo bestseller, o Classe A. Este modelo tem despertado interesse por quase todas as pessoas. A qualidade da Mercedes aliada a um leque de motores diesel e gasolina bastante interessantes têm atraído muitos compradores. O design mais jovem e irreverente rejuvenesceu a marca e agora já não é preciso ter 50 anos para que um Mercedes assente bem. O sucesso do Classe A já deu origem a mais um modelo, que testei hoje (CLA) e daqui a uns meses vai estar disponível uma versão SUV.


A Mercedes-Benz e a Tec-Atlântica organizaram um mega test-drive na Nazaré este fim de semana e tínhamos à nossa disposição o Classe A, B e o novo CLA. Também tínhamos Smarts eléctricos e bicicletas Smart eléctricas, mas... "who cares" não é verdade?

Dos CLA presentes o mais requisitado e bonito era o CLA vermelho com pack AMG. É daqueles carros que ninguém fica indiferente! Uma mistura bastante harmoniosa entre linhas musculadas na frente e a fluidez das linhas ao longo do veículo até culminarem numa traseira bastante elegante. É um carro lindo de se ver! 


A unidade disponível era a única a diesel que a Mercedes-Benz tem disponível neste momento para o CLA. O 220 CDI produz 170 cavalos de potência, 350 N.m. de binário, 109g/co2 e 4,2 L/100. Toda esta potência vai para as rodas da frente, o que é uma pena. (Podem ter tracção às 4 se forem para a versão CLA 45 AMG a gasolina). No entanto aquilo que gostei mais neste carro foi a caixa automática de 7 velocidades, esta caixa tem dupla embraiagem e é um mimo. No modelo a diesel não existe ainda opção de caixa manual. 


Eu já tinha experimentado o Classe A 180 CDI (109cv), apesar de ser um carro despachado, não era nada de extraordinário. Este 220 CDI por outro lado é um carro que já mexe connosco e já transmite algumas emoções fortes. Isto aliado com a caixa de dupla embraiagem e as patilhas no volante faz com que a condução seja mais focada e divertida. É também de salientar que o pack AMG oferece-nos uma suspensão desportiva que aumenta ainda mais o factor divertimento quando estamos numa estrada cheia de curvas. No entanto somos penalizados quando passamos por estradas com irregularidades. Mas o que me impressionou mesmo foi a forma imperceptível e super rápida das passagens de relações da caixa 7G-DCT. Se comprasse este carro, certificava-me que tinha esta caixa. Perfeito para andar em cidade e muito divertido quando queremos dar uma voltinha mais a sério nas estradas que serpenteiam pelo nosso país fora.


Claro que por mais suspensões desportivas e packs AMG que se meta o facto do carro ser tracção dianteira tira um pouco do divertimento que este carro podia ter. Também quero deixar bem claro que ter um carro que pareça desportivo, para mim, não é o suficiente. Apesar deste motor a diesel já causar algumas emoções fortes, é a partir do 250 a gasolina (211cv) que as coisas começam mesmo a aquecer. No topo da cadeia alimentar temos o espectacular CLA A45 AMG que debita 360 cv e que faz mesmo justiça ao look que o carro tem. Mas é como digo, se tiverem de comprar um Diesel, e sendo este 220 CDI o único motor a diesel disponível no CLA, não vão ficar nada desapontados com a sua performance.


Este CLA tem aquele extra que poucos carros conseguem ter hoje em dia que é fazer virar cabeças. Vão todos olhar para este lindo automóvel, vão ficar extasiados com as suas linhas e vão adorar o seu ar musculado. Todos os que tiverem a sorte de comprar um vão ser presenteados com um carro vivo, bastante dinâmico e com uma caixa de velocidades automática que é das melhores coisas que já experimentei até hoje. É um automóvel simplesmente cativante!






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