Avançar para o conteúdo principal

Opinião | As contas de oficina do futuro!

Eu adoro progresso. Eu gosto que se utilizem novos materiais, gosto de carros mais avançados e mais capazes, gosto de carros mais leves e mais eficientes, gosto disso tudo. Mas nem quero pensar como serão as contas de oficina caso exista algum azar com o meu futuro carro.

Imaginem, por exemplo, o Alfa Romeu 4C. Os painéis do carro são feitos de um composito especial que é 20% mais leve que nos carros normais, o cockpit é feito em Fibra de Carbono e depois ainda temos reforços em alumínio. Imaginem o que é ter um acidente com este carro. Provavelmente não podiam mandar arranjar o carro numa oficina e talvez a única maneira de tirar as mossas deste carro seja através da encomenda de um painel totalmente novo.

E se formos falar de danos na parte em fibra de carbono então as coisas ficam mesmo sérias. Eu comprei há uns meses uma bicicleta que tem forqueta em fibra de carbono. Lá diz que se por acaso essa forqueta levar alguma pancada e furar ou amolgar, esta tem de ser imediatamente substituída por uma nova pois a malha da fibra de carbono foi comprometida e pode ceder a qualquer momento. Agora imaginem o dinheiro que não é preciso para substituir um cockpit de Fibra de Carbono em caso de acidente? Basicamente temos de desmontar o carro todo e voltar a montá-lo. Seriam precisas várias horas de oficina para fazer esta reparação já para não falar que teria de ser comprado um cockpit completamente novo. 


Não existe nada que possamos fazer. Os carros vão ser cada vez mais leves e vão usar cada vez mais o alumínio e a fibra de carbono.

Mas não é só a fibra de carbono que me preocupa. A electrónica que os carros têm hoje em dia é muita e é bastante cara. Lembro-me que há uns bons anos atrás um circuito para um Fiat Punto custava qualquer coisa como 150 euros. Agora imaginem quanto não deve custar uma coisa dessas para um BMW que tem um avançado córtex que permite ligar telemóveis, meter música, aplicações, controlar o comportamento do carro, etc, etc, etc. Será com certeza uma grande despesa.

Reparem. Não me estou a queixar. As coisas têm de evoluir, mas receio que evoluam depressa de mais e que um dia as pessoas não possam comprar carros por medo de não os poderem sustentar caso tenham o azar de ter uma pequena/média batida.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Filtros K&N - Afinal são bons? Ou são bons para deitar fora?

Sabem qual é a principal modificação que as pessoas fazem a um carro ou mota? Não é velas, nem suspensões, nem travões, nem adicionar turbos ao motor... É fazer modificações na admissão de ar do motor.  Já devem ter ouvido falar dos filtro de ar da K&N. Já faz um tempo que tenho andado a estudar este assunto. Parece que existem duas pessoas no mundo. As que gostam do filtro K&N e as que dizem mal do filtro. Eu fiz muita pesquisa, vi muitos vídeos e li muitos artigos, falei com pessoas que os usam e vou tentar dizer-vos qual é a minha conclusão sobre tudo o que se diz sobre estes filtros. Mas primeiro, vamos a uma lição de história. Os filtros K&N nasceram da necessidade de dois malucos por corridas de motos em terra batida (sim, corridas com MUITO PÓ mesmo, e já vão ver porque é que esta ressalva é importante), que se queixavam dos filtros normais de papel que ficavam obstruídos muito depressa, o que baixava a performance do motor. Para além disso era uma...

Quais os diferentes tipos de Caixas Automáticas e as suas vantagens/desvantagens

É provável que ande ativamente à procura de um carro com mudanças automáticas. As caixas automáticas são cada vez mais eficientes e mais práticas de usar em todas as situações de condução, mas principalmente em cidade. Também é verdade que mesmo para os entusiastas, ter um carro com caixa automática já não é aquele pesadelo, ou sacrilégio... Existem algumas que são até bastante agradáveis de usar e já nem falamos que a maioria dos fabricantes de super carros já nem oferece a opção de caixa manual.  No entanto, há que ter atenção no momento de comprar um carro com caixa automática, pois existem bastantes tipos de caixa e cada um com os seus pontos fortes e fracos. Com este artigo espero que consigam perceber quais são os vários tipos de caixas automáticas que existem e quais as características que melhor se adaptam ao vosso gosto. Existem 3 tipos de caixas automáticas: Caixa Automática de Dupla Embraiagem, Caixa Automática Conversor de Binário e Caixa Automática CVT (Continuously Va...

5 futuros clássicos para investir 2015 - Fiz bem as previsões ou não?

Há 10 anos, publiquei um artigo sobre futuros clássicos para investir edição de 2015 , e achei que seria interessante fazer um exercício: E se tivessem seguido os meus conselhos? Teriam ganho ou perdido dinheiro? Foto: Influx Nesse ano, um dos carros que sugeri que iria valorizar foi o Fiat Barchetta . Durante vários anos, o Fiat Barchetta foi um carro super barato e provavelmente um dos mais divertidos que conduzi pelo preço. Com um chassis leve e um motor 1.8 de 130 cavalos, só pecava por ser tração dianteira, mas ainda assim era bastante divertido de conduzir — a traseira soltava-se com facilidade e de forma controlada. No artigo de 2015, referi que os preços rondavam os 4.000 € / 5.000 €, e que exemplares fora de série e em estado excecional podiam chegar aos 6.500 €. Em 2025, um Fiat Barchetta custa cerca de 10.000 € / 10.500 €, e já vi exemplares vendidos por 12.000 €. Se tivessem seguido o meu conselho, em 10 anos tinham ganho cerca de 5.000 € . Nada mau investimento para um F...