Avançar para o conteúdo principal

Test-Drive | Mercedes-Benz Classe A - Wow*

A Mercedes-Benz finalmente desceu do seu pedestal de exclusividade e prestígio para conquistar a classe média Portuguesa que, infelizmente, parece estar em vias de extinção. O Classe A sempre foi a ovelha negra da Mercedes. O carro era horrível, não tinha qualquer vantagem em relação aos outros automóveis da mesma gama e, ainda por cima, era perigoso! Mas, passado 15 anos, finalmente perceberam que as coisas tinham de mudar e que era altura de criar um automóvel apelativo, mais acessível e potente para debater-se frente a frente com o BMW Série 1 e o Audi A3. Um carro para conquistar os jovens ou adultos com espírito jovem pertencentes à classe média que gostam de consumir produtos com qualidade e status.

A Mercedes-Benz fez finalmente aquilo que devia ter feito há muito tempo, deu ao Classe A muito estilo, luxo, muita economia e desportivismo! Realmente, a Mercedes fez um carro mesmo Wow! Este automóvel não deixa ninguém indiferente e é um vira cabeças. É muito sexy!
Como devem saber, a Mercedes-Benz tem vindo a realizar um pouco por todo o país uma acção para dar a conhecer ao público o novo Classe A. Este roadshow de 150.000 euros foi a grande aposta da Mercedes em termos de marketing para este modelo! Porquê gastar dinheiro num spot TV, quando podemos mostrar o carro em primeira mão e deixar o potencial cliente experimentar ao vivo o novo Classe A?

O modelo que experimentei é o Mercedes-Benz Classe A de entrada de gama, 180 CDI BlueEFFICIENCY que tem o famoso motor 1.5 DCI da Renault com 109 cv de potência e 260 N.m. de binário. Este modelo começa nos 27.894 euros. Para além deste motor, também está disponível uma versão 200 CDI BlueEFFICIENCY com 136 cv e outra a gasolina, o 250 BlueEFFICIENCY com 211 cv.
DESIGN

Este automóvel é espectacular! A Mercedes não poupou esforços para fazer deste carro uma tentação! Diria até que entre o BMW Série 1 e o Audi A3, prefiro de longe este novo Classe A. É muito mais desportivo, tem muito mais estilo e não deixa de ter aquela aura premium dos carros da Mercedes. É um Mercedes a sério, só que muito mais jovem e bonito! Até o habitáculo é lindo! A estética dos interiores é qualquer coisa! Desde os bancos até ao tablier, passando pelo ecrã digital no centro. Até achei o espelho retrovisor bonito. É um interior digno de um Mercedes e enquanto o BMW série 1 e o Audi A3 têm interiores paupérrimos e monótonos, o Mercedes-Benz Classe A tem um interior mesmo muito apelativo!

ESPAÇO/CONFORTO

Mal me sentei no Classe A, fiquei absolutamente maravilhado com o quão confortável era o banco. Uma pele macia e fofa aconchegava-se ao meu corpo, enquanto ajustava os bancos e espelhos para iniciar o test-drive. Havia muito espaço na frente, mas atrás podia ser problemático se o banco da frente estivesse muito puxado atrás, no entanto, nada de alarmante. O carro tem os arrumos normais e uma bagageira generosa. É muito silencioso quando não estamos a puxar pelo motor e é muito agradável de se conduzir.
MOTOR/ECONOMIA/PRESTAÇÕES

Como disse, a versão testada foi o Classe A 180 CDI motor diesel 1.5 DCI da Renault com 109 cavalos. Não estava à espera que este motor fosse uma bomba, é um motor modesto, com consumos na ordem dos 3,8 - 4,0 L/100km que se mexe bem para um carro que pesa cerca de 1480 kg. A Mercedes-Benz deu-lhe alguns pózinhos, pois apesar do Classe A ser mais pesado que um Mégane, consegue ir dos 0-100 Km/h em 11,3 segundos (12,1 para o Mégane) e consegue atingir os 190 Km/h de velocidade máxima. Isto são números muito bons. A caixa de 6 velocidades é óptima para manter os consumos baixos. Quando iniciei o teste, o carro estava a apontar 6,8 L/100 km, mas é mais que sabido que eu estava a puxar pelo carro e todos os outros antes de mim também andaram a puxar por ele. Daí que, muito provavelmente, os consumos deste automóvel são compatíveis com a nossa carteira e estão de acordo com o anunciado pela marca.
DINÂMICA

Fazer test-drives é sempre uma limitação, porque simplesmente não podemos andar onde queremos e fazer alguns testes que podem parecer um pouco agressivos de mais ao vendedor. Em termos de dinâmica, posso dizer, do pouco que consegui absorver, que é um carro que tem uma direcção muito apurada e directa e que tem uma suspensão que faz com que a nossa viagem seja muito confortável. O Classe A respondeu bem, quando mudei de faixa de uma forma mais repentina e penso que é um carro bastante ágil, tendo em conta o seu peso.

Em resumo, posso dizer que a Mercedes-Benz chegou, viu e venceu! Este Classe A é, sem dúvida, um automóvel excepcional e, na minha opinião, é uma proposta superior ao Audi A3 e ao BMW Série 1 com motor parecido e mesmo nível de equipamento. É mais bonito, mais bem construído, com bons consumos e performance e com um preço bastante aceitável, tendo em conta outras propostas de outras marcas. É mesmo caso para dizer Wow!







Comentários

Mensagens populares deste blogue

Filtros K&N - Afinal são bons? Ou são bons para deitar fora?

Sabem qual é a principal modificação que as pessoas fazem a um carro ou mota? Não é velas, nem suspensões, nem travões, nem adicionar turbos ao motor... É fazer modificações na admissão de ar do motor.  Já devem ter ouvido falar dos filtro de ar da K&N. Já faz um tempo que tenho andado a estudar este assunto. Parece que existem duas pessoas no mundo. As que gostam do filtro K&N e as que dizem mal do filtro. Eu fiz muita pesquisa, vi muitos vídeos e li muitos artigos, falei com pessoas que os usam e vou tentar dizer-vos qual é a minha conclusão sobre tudo o que se diz sobre estes filtros. Mas primeiro, vamos a uma lição de história. Os filtros K&N nasceram da necessidade de dois malucos por corridas de motos em terra batida (sim, corridas com MUITO PÓ mesmo, e já vão ver porque é que esta ressalva é importante), que se queixavam dos filtros normais de papel que ficavam obstruídos muito depressa, o que baixava a performance do motor. Para além disso era uma...

Quais os diferentes tipos de Caixas Automáticas e as suas vantagens/desvantagens

É provável que ande ativamente à procura de um carro com mudanças automáticas. As caixas automáticas são cada vez mais eficientes e mais práticas de usar em todas as situações de condução, mas principalmente em cidade. Também é verdade que mesmo para os entusiastas, ter um carro com caixa automática já não é aquele pesadelo, ou sacrilégio... Existem algumas que são até bastante agradáveis de usar e já nem falamos que a maioria dos fabricantes de super carros já nem oferece a opção de caixa manual.  No entanto, há que ter atenção no momento de comprar um carro com caixa automática, pois existem bastantes tipos de caixa e cada um com os seus pontos fortes e fracos. Com este artigo espero que consigam perceber quais são os vários tipos de caixas automáticas que existem e quais as características que melhor se adaptam ao vosso gosto. Existem 3 tipos de caixas automáticas: Caixa Automática de Dupla Embraiagem, Caixa Automática Conversor de Binário e Caixa Automática CVT (Continuously Va...

5 futuros clássicos para investir 2015 - Fiz bem as previsões ou não?

Há 10 anos, publiquei um artigo sobre futuros clássicos para investir edição de 2015 , e achei que seria interessante fazer um exercício: E se tivessem seguido os meus conselhos? Teriam ganho ou perdido dinheiro? Foto: Influx Nesse ano, um dos carros que sugeri que iria valorizar foi o Fiat Barchetta . Durante vários anos, o Fiat Barchetta foi um carro super barato e provavelmente um dos mais divertidos que conduzi pelo preço. Com um chassis leve e um motor 1.8 de 130 cavalos, só pecava por ser tração dianteira, mas ainda assim era bastante divertido de conduzir — a traseira soltava-se com facilidade e de forma controlada. No artigo de 2015, referi que os preços rondavam os 4.000 € / 5.000 €, e que exemplares fora de série e em estado excecional podiam chegar aos 6.500 €. Em 2025, um Fiat Barchetta custa cerca de 10.000 € / 10.500 €, e já vi exemplares vendidos por 12.000 €. Se tivessem seguido o meu conselho, em 10 anos tinham ganho cerca de 5.000 € . Nada mau investimento para um F...