Avançar para o conteúdo principal

MG XPower SV-R - Spitfire multi-cultural!

No dia 6 de Outubro, estive no Circuito do Estoril para assistir a mais uma série de corridas bastante interessantes. Não se pagava 1 único cêntimo para assistir às provas e tive acesso total ao paddock. Estava mortinho para ver que bombas é que estavam estacionadas no Estoril. E a coisa não estava nada má... Um Ferrari 458 Italia, Mercedes SLR, Audi R8 V10 e Lamborghini Murcielago LP670-4 SV.

 
E depois havia um MG que nunca tinha visto. A forma do carro não me dizia nada, o nome... muito menos, um XPower SV-R? Parecia o nome de umas colunas XPTO para o carro. Como era um automóvel da MG, pensei que, provavelmente, seria um desastre, mas, curiosamente, eu estive ao pé de um dos mais raros e espectaculares automóveis que a Inglaterra alguma vez construiu!

Ou será que não? 

É que, segundo as minhas pesquisas, este carro é bastante multi-cultural! E para além disso, foi um autêntico pesadelo em termos logísticos para o montar. Para começar, o chassis era feito na Itália e enviado para Inglaterra, por outro lado, o motor era de um Ford Mustang vindo da América, alguma da carroçaria em fibra de carbono era feita na Inglaterra, depois era enviada para Itália para ser acabada e finalmente voltava para Inglaterra para o carro ser montado e afinado! E a veia Italiana deste carro é mesmo forte, pois as luzes dianteiras eram de um Fiat Punto e as traseiras vinham de um Fiat Coupé. 


A MG, quando se propôs fazer este carro, tinha como alvo grandes nomes do automobilismo como o Porsche 911 GT3. E como podem ver, não foram poupados esforços para atingir esse objectivo (excepto as luzes da Fiat). No fundo, o XPower SV tinha tudo o que um super-carro precisava! Tinha carroçaria em fibra de carbono, travões excelentes da brembo, um motor V8 de 4.6 litros que debitava 320 cv e outro motor 5.0 litro V8 com 385 cv, uma suspensão absolutamente brilhante e tinha nitro... 

Sim leram bem... Este carro podia vir de fábrica com um sistema de injecção de nitro que fazia o Xpower desenvolver 1000 cavalos de potência! Isto já é entrar no território dos hiper-carros!


O modelo que vi no Estoril era um MG XPower SV-R, tinha um motor de 5 litros com 385 cavalos e pesava cerca de 1500 kg. Este não é daqueles carros que passa despercebido a ninguém, não só pelo barulho do grande V8, mas também pelas linhas agressivas e loucas. Já viram bem aquelas guelras? 
Isto não é bem um carro desportivo, é mais parecido com um Spitfire, uma máquina de velocidade impiedosa, muito bem calibrada, pronta para rasgar todo o tipo de estradas e circuitos que existe! Só recomendo é que quem usar esta máquina, tenha um bom kit de unhas, pois este carro é para homens de barba rija!

Mas, apesar disto tudo, este carro foi mesmo um desastre... Só foram produzidas 82 unidades (o que é uma oportunidade para coleccionadores). No entanto, é daqueles carros que me fazem sorrir, é completamente demente e só prova a minha teoria de que os melhores construtores de automóveis do mundo são os Ingleses! Foi um prazer conhecer este MG XPower SV-R!


Vejam o teste deste carro no Top Gear aqui: Top Gear Season 3 Episode 7

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Filtros K&N - Afinal são bons? Ou são bons para deitar fora?

Sabem qual é a principal modificação que as pessoas fazem a um carro ou mota? Não é velas, nem suspensões, nem travões, nem adicionar turbos ao motor... É fazer modificações na admissão de ar do motor.  Já devem ter ouvido falar dos filtro de ar da K&N. Já faz um tempo que tenho andado a estudar este assunto. Parece que existem duas pessoas no mundo. As que gostam do filtro K&N e as que dizem mal do filtro. Eu fiz muita pesquisa, vi muitos vídeos e li muitos artigos, falei com pessoas que os usam e vou tentar dizer-vos qual é a minha conclusão sobre tudo o que se diz sobre estes filtros. Mas primeiro, vamos a uma lição de história. Os filtros K&N nasceram da necessidade de dois malucos por corridas de motos em terra batida (sim, corridas com MUITO PÓ mesmo, e já vão ver porque é que esta ressalva é importante), que se queixavam dos filtros normais de papel que ficavam obstruídos muito depressa, o que baixava a performance do motor. Para além disso era uma...

Adamastor - Um desportivo português

Mas o que é isto? Um desportivo desenvolvido em Portugal de raiz?  Sim, ao que parece a empresa Circleroad já vai na terceira versão do protótipo que vai ser conhecido como o Adamastor. Um carro desportivo focado na pista, mas que pode ser usado nas estradas totalmente dentro da legalidade.  Pouco se sabe sobre este Adamastor e as suas características técnicas. Sabemos que o seu nome de código é P003RL que, trocado por miúdos, o P003 significa que este é já o terceiro protótipo do Adamastor e o RL quer dizer "Road Legal".  Diz que o carro vai ter um chassis tubular de baixo peso, focado para pista, mas ao mesmo tempo com requinte suficiente para poder ser utilizado nas estradas Portuguesas. Em termos de motor a marca diz que este é totalmente personalizável, o que me leva a crer que o cliente pode adquirir um motor qualquer, desde que caiba no chassis do Adamastor... Não sei bem como é que isso vai funcionar, mas penso que seria bom existir uma espécie de...

Opinião | Jantes: Quanto maior melhor?

Hoje em dia o mundo automóvel foi tomado de assalto por jantes cada vez maiores. Aliás a moda das jantes grandes tem tantos entusiastas que os construtores de automóveis começaram a oferecer opções de jantes cada vez maiores. O céu é o limite para o tamanho das jantes, principalmente se formos para países como os Estados Unidos, onde é possível encontrar Toyotas Corolla com jantes de 23 polegadas. Mas será que as jantes maiores têm alguma vantagem para além de serem mais vistosas? Se recuarmos 10 anos, era muito raro encontrar jantes com um tamanho maior do que 17 polegadas. E essas só estavam reservadas aos carros mais desportivos. Os construtores automóveis a pouco e pouco foram aumentando o tamanho das jantes principalmente com o advento das jantes de liga leve. Hoje em dia mesmo os carros mais baratos e económicos vêm com jantes de 16 e opções de jantes até às 19 polegadas! É uma loucura, mas pelos vistos, é o que as pessoas querem.  Portanto, isto é o que acontece...