No dia 6 de Outubro, estive no Circuito do Estoril para assistir a mais uma série de corridas bastante interessantes. Não se pagava 1 único cêntimo para assistir às provas e tive acesso total ao paddock. Estava mortinho para ver que bombas é que estavam estacionadas no Estoril. E a coisa não estava nada má... Um Ferrari 458 Italia, Mercedes SLR, Audi R8 V10 e Lamborghini Murcielago LP670-4 SV.
E depois havia um MG que nunca tinha visto. A forma do carro não me dizia nada, o nome... muito menos, um XPower SV-R? Parecia o nome de umas colunas XPTO para o carro. Como era um automóvel da MG, pensei que, provavelmente, seria um desastre, mas, curiosamente, eu estive ao pé de um dos mais raros e espectaculares automóveis que a Inglaterra alguma vez construiu!
Ou será que não?
É que, segundo as minhas pesquisas, este carro é bastante multi-cultural! E para além disso, foi um autêntico pesadelo em termos logísticos para o montar. Para começar, o chassis era feito na Itália e enviado para Inglaterra, por outro lado, o motor era de um Ford Mustang vindo da América, alguma da carroçaria em fibra de carbono era feita na Inglaterra, depois era enviada para Itália para ser acabada e finalmente voltava para Inglaterra para o carro ser montado e afinado! E a veia Italiana deste carro é mesmo forte, pois as luzes dianteiras eram de um Fiat Punto e as traseiras vinham de um Fiat Coupé.
A MG, quando se propôs fazer este carro, tinha como alvo grandes nomes do automobilismo como o Porsche 911 GT3. E como podem ver, não foram poupados esforços para atingir esse objectivo (excepto as luzes da Fiat). No fundo, o XPower SV tinha tudo o que um super-carro precisava! Tinha carroçaria em fibra de carbono, travões excelentes da brembo, um motor V8 de 4.6 litros que debitava 320 cv e outro motor 5.0 litro V8 com 385 cv, uma suspensão absolutamente brilhante e tinha nitro...
Sim leram bem... Este carro podia vir de fábrica com um sistema de injecção de nitro que fazia o Xpower desenvolver 1000 cavalos de potência! Isto já é entrar no território dos hiper-carros!
O modelo que vi no Estoril era um MG XPower SV-R, tinha um motor de 5 litros com 385 cavalos e pesava cerca de 1500 kg. Este não é daqueles carros que passa despercebido a ninguém, não só pelo barulho do grande V8, mas também pelas linhas agressivas e loucas. Já viram bem aquelas guelras?
Isto não é bem um carro desportivo, é mais parecido com um Spitfire, uma máquina de velocidade impiedosa, muito bem calibrada, pronta para rasgar todo o tipo de estradas e circuitos que existe! Só recomendo é que quem usar esta máquina, tenha um bom kit de unhas, pois este carro é para homens de barba rija!
Mas, apesar disto tudo, este carro foi mesmo um desastre... Só foram produzidas 82 unidades (o que é uma oportunidade para coleccionadores). No entanto, é daqueles carros que me fazem sorrir, é completamente demente e só prova a minha teoria de que os melhores construtores de automóveis do mundo são os Ingleses! Foi um prazer conhecer este MG XPower SV-R!
Vejam o teste deste carro no Top Gear aqui: Top Gear Season 3 Episode 7
Comentários