Foi neste fim-de-semana prolongado (para quem vive em Lisboa ainda está a ser) que fui a Évora aproveitar estes dias para descansar e para a minha namorada radical e corajosa fazer um Salto Tandem a 4200 metros de altitude.
Ao longo da viagem para Évora, muitas máquinas se cruzaram no meu caminho. Porsche's 911 Turbo, a BMW Z4 e até um Mercedes SLS... Bom, as máquinas andam aí apesar da crise. No entanto por estar a conduzir não consegui obter nenhum registo fotográfico...
Já em Évora, deixei-me levar pelas imensas construções anciãs que deixam qualquer um espantado. É impossível não ficar maravilhado com os cantos e recantos que Évora tem escondido. E foi em Évora também que descobri um clássico absolutamente fantástico e num estado irrepreensível. Um Citroën 2CV Fourgonette que tal como alguns monumentos parece não ter sido afectado pelo passar do tempo.
| Aqui está ele. Como se tivesse acabado de sair do Stand! |
Lançado em 1951, a versão comercial do 2CV depressa passou a ser a ferramenta favorita dos pequenos empresários um pouco por toda a Europa. O motor é o mesmo de um 2CV normal, 375 cm3 com 9 cv, apesar de ter estado previsto de início a inclusão de um motor mais potente com 12 cv e 425 cm3 de cilindrada, no entanto esta opção foi cancelada pois a Citroën não queria que o motor mais potente fosse parar aos automóveis de passageiros. Assim este 2CV Fourgonette com 375cc conseguia atingir os 64 km/h e transportar 250 kg de carga. Consumia uns modestos 5/6 litros aos 100 km.
| Robusto, Cómodo e Barato. Ideal para pequenos negócios. |
| Versatilidade era a palavra de ordem deste 2CV. |
É incrível ter achado um exemplar deste 2CV num estado tão imaculado.
| Já há mais de 50 anos a trabalhar e a idade da reforma está longe de aparecer. Incrível! |
Existem muito mais informações sobre este mítico modelo da Citroën que vendeu mais de 21 milhões de unidades neste site cuidadosamente criado na Wikipedia.
Só nos resta desejar a este 2CV muitos mais anos de serviço. Até à próxima!
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