Foi neste fim-de-semana prolongado (para quem vive em Lisboa ainda está a ser) que fui a Évora aproveitar estes dias para descansar e para a minha namorada radical e corajosa fazer um Salto Tandem a 4200 metros de altitude.
Ao longo da viagem para Évora, muitas máquinas se cruzaram no meu caminho. Porsche's 911 Turbo, a BMW Z4 e até um Mercedes SLS... Bom, as máquinas andam aí apesar da crise. No entanto por estar a conduzir não consegui obter nenhum registo fotográfico...
Já em Évora, deixei-me levar pelas imensas construções anciãs que deixam qualquer um espantado. É impossível não ficar maravilhado com os cantos e recantos que Évora tem escondido. E foi em Évora também que descobri um clássico absolutamente fantástico e num estado irrepreensível. Um Citroën 2CV Fourgonette que tal como alguns monumentos parece não ter sido afectado pelo passar do tempo.
Aqui está ele. Como se tivesse acabado de sair do Stand! |
Lançado em 1951, a versão comercial do 2CV depressa passou a ser a ferramenta favorita dos pequenos empresários um pouco por toda a Europa. O motor é o mesmo de um 2CV normal, 375 cm3 com 9 cv, apesar de ter estado previsto de início a inclusão de um motor mais potente com 12 cv e 425 cm3 de cilindrada, no entanto esta opção foi cancelada pois a Citroën não queria que o motor mais potente fosse parar aos automóveis de passageiros. Assim este 2CV Fourgonette com 375cc conseguia atingir os 64 km/h e transportar 250 kg de carga. Consumia uns modestos 5/6 litros aos 100 km.
Robusto, Cómodo e Barato. Ideal para pequenos negócios. |
Versatilidade era a palavra de ordem deste 2CV. |
É incrível ter achado um exemplar deste 2CV num estado tão imaculado.
Já há mais de 50 anos a trabalhar e a idade da reforma está longe de aparecer. Incrível! |
Existem muito mais informações sobre este mítico modelo da Citroën que vendeu mais de 21 milhões de unidades neste site cuidadosamente criado na Wikipedia.
Só nos resta desejar a este 2CV muitos mais anos de serviço. Até à próxima!
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