Avançar para o conteúdo principal

8 eventos que qualquer fã de carros deve assistir

Existem 8 eventos automobilísticos que todos os fãs de automóveis devem assistir pelo menos uma vez na vida. Todos estes locais são especiais. Durante anos e anos estas corridas, provas, concursos e festivais têm vindo a acumular tanta reputação que passaram a ser absolutamente míticas. Nestes locais foram alcançados grandes feitos por pilotos e por máquinas, também foram palco de algumas fatalidades... Mas tudo isso contribuiu para que se tornassem no que são agora - Eventos que não podem perder!

500 milhas de Indianapolis



As 500 milhas de Indianapolis são a prova de desporto automóvel mais famosa da América. O circuito foi construído em 1909 e foi usado de início para pequenos eventos de automóveis e motos. Depois de algumas modificações à pista, por ser demasiado perigosa, os eventos estavam às moscas e foi aí que os donos do circuito decidiram criar uma prova ao estilo de Le Mans. Indianapolis passou então a ter um único evento. Uma corrida de 500 milhas (804 km) com um prémio de 25 mil dólares. As primeiras 500 milhas foram feitas em 1911.
A corrida foi ganhando estatuto e chamou construtores de outros continentes. Depressa todos os pilotos e marcas passaram a cobiçar vitórias nesta mítica prova. As 500 milhas de Indianapolis passaram a ser um grande evento que conseguia atrair mais de 80.000 pessoas nos anos 20.

Hoje em dia as 500 milhas de Indianapolis só permitem carros com a especificações da IndyCar Series. Apesar dos organizadores desta corrida não revelarem o número de pessoas que assistiram à última corrida, sabe-se que existem cerca de 257.000 lugares sentados e a capacidade do recinto é de 400.000 pessoas.

24 Horas de Le Mans



Tive a sorte de poder assistir a esta prova ao vivo. Foi realmente uma das experiências mais espectaculares de toda a minha vida e recomendo vivamente a todos.

As 24 Horas de Le Mans foram criadas em 1923 e acontecem todos os anos na pequena cidade de Le Mans em França. O circuito é parte pista e parte estrada pública. O circuito tem cerca de 13 km e é extremamente rápido. As 24 Horas de Le Mans foram criadas para testar carros e humanos, aqui não basta ser o mais rápido, há que ter uma máquina que aguente mais de 5400 km, daí que a fiabilidade tanto da máquina como do piloto tenham um papel fundamental.

Le Mans tem uma atmosfera fantástica, cada pessoa a assistir é completamente louca por automóveis. Se tiverem acesso aos Paddocks vão poder ver de perto as máquinas, as equipas e os pilotos e sentir o seu nervosismo antes da grande corrida. 
Ver o pôr do Sol em Le Mans é fantástico e assistir a esta corrida de noite é espectacular. É sem dúvida uma grande corrida e uma grande festa. 

Nurburgring



Situado na Alemanha, o "Inferno Verde" é outra das mecas dos amantes de corridas e de automóveis. Este mítico circuito foi palco de grandes corridas, grandes vitórias e também de grandes tragédias (morrem entre 3 a 12 pessoas por ano neste circuito). É um dos circuitos mais longos e mais perigosos do mundo e é também o circuito predilecto para as marcas testarem os seus novos carros. O Circuito tem cerca de 20 km e é palco de muitos eventos sendo o mais famoso as 24 Horas de Nurburgring onde participam 220 carros e mais de 700 pilotos com mais de 290.000 pessoas a assistir.

Qualquer amante de carros conhece o nome Nurburgring Nordschleife. Qualquer um que tem Playstation e o jogo Gran Turismo ou Xbox e o jogo Forza Motorsports sabe o quão difícil é domar este circuito gigantesco. Mesmo os pilotos mais experientes demoram anos e anos a aprender este circuito. Muitos gostavam de um dia fazer uma volta em Nurburgring. Nós um dia queremos ir lá e sentir o que é fazer uma volta neste mítico circuito.

Goodwood Festival of Speed



Goodwood Festival of Speed é um evento no Reino Unido relativamente recente (começou em 1993) mas já é sem dúvida alguma um dos pontos altos do ano para os amantes de automóveis. Aqui são convidados várias equipas de várias disciplinas do desporto automóvel para animar os espectadores que são cerca de 150.000 todos os anos. Clássicos, Fórmula 1's, Carros de Rally, Carros de Produção e também motas e aviões são algumas das atracções deste festival. Também destaca-se a facilidade de encontrar grandes lendas do automobilismo e falar com elas. É um evento espectacular para relaxar um pouco e apreciar as máquinas de perto.

Pikes Peak Internacional Hill Climb



Voltamos outra vez para a América onde todos os anos é feita a "corrida para as nuvens". 
Pikes Peak é uma prova de Hill Climb onde pilotos e máquinas de todos os tipos tentam chegar ao topo desta montanha com mais de 2862 metros. O troço tem cerca de 19 km e é composto por secções de gravilha e alcatrão. Todos os anos mais de 150 pilotos entram neste evento com carros e motos de variadas categorias. 

O troço é complicado e perigoso, conta com mais de 156 curvas e os despistes são punidos com grande veemência. Neste circuito a margem para erros é extremamente curta. No entanto ver monstros com mais de 900 cavalos de potência subir até ao topo desta montanha deve ser espectacular.

Concorso d'Eleganza Villa d'Este



O Concorso d'Eleganza Villa d'Este é um dos eventos mais glamorosos do mundo onde coleccionadores abastados mostram as suas preciosidades neste concurso de beleza automóvel. Aqui pode-se ver ao vivo os carros mais raros do mundo. Neste evento de alta sociedade as marcas aproveitam para mostrar ao mundo novos modelos de luxo como por exemplo o Aston Martin One-77. 
É um evento relaxante e muito bonito. Villa d'Este é um sítio maravilhoso.

Grande Prémio do Mónaco



Na Fórmula 1 o circuito mais mítico de todos é sem dúvida o Grande Prémio do Mónaco. Aliás esta é a terceira jóia da coroa nas corridas de automóveis (sendo as outras duas as 24 Horas de Le Mans e as 500 Milhas de Indianapolis). A corrida acontece nas ruas da linda cidade do Mónaco onde é sempre palco de corridas espectaculares. É um local de prestígio e de glamour e é também um dos circuitos mais difíceis da Fórmula 1 graças às imensas curvas apertadas e elevações. Para além de ser um local espectacular para visitar, é sem dúvida o melhor circuito para se assistir a uma corrida de Fórmula 1.

Rally de Monte Carlo 



Para terminar, e ainda no Mónaco mas também com o pézinho na França, o Rally mais famoso na história do desporto automóvel é o mítico Rally de Monte Carlo. Este Rally foi feito pela primeira vez em 1911 e desde então tem sido palco de grandes batalhas entre máquinas e pilotos. 
É um Rally extremamente complicado já que parte do Rally tem o piso coberto de neve e gelo e outra parte é alcatrão. A escolha dos pneus neste Rally é uma verdadeira dor de cabeça para os pilotos pois os pneus preparados para neve e gelo são bastante maus no alcatrão enquanto que os pneus de alcatrão são bastante maus na neve. Muitos pilotos têm o sonho de ganhar o Rally de Monte Carlo pois é um dos mais difíceis e um dos mais famosos rallies do mundo. Assistir a este Rally ao vivo também deve ser muito fixe apesar das temperaturas frias do Inverno.

Estas são as provas mais espectaculares do mundo para se assistir e para apreciar tanto carros como pilotos. Qualquer um destes eventos ficará gravado na memória de um fã de automóveis e qualquer um deles vale bem a pena o esforço monetário para assistir ao vivo e a cores. Esta é a nossa selecção das 8 provas e eventos mais míticos no mundo automóvel e esperamos um dia que tanto nós como vocês possam assistir ao vivo cada um deles. ;)

Comentários

Anónimo disse…
Muito bom :)

Mensagens populares deste blogue

Adamastor - Um desportivo português

Mas o que é isto? Um desportivo desenvolvido em Portugal de raiz?  Sim, ao que parece a empresa Circleroad já vai na terceira versão do protótipo que vai ser conhecido como o Adamastor. Um carro desportivo focado na pista, mas que pode ser usado nas estradas totalmente dentro da legalidade.  Pouco se sabe sobre este Adamastor e as suas características técnicas. Sabemos que o seu nome de código é P003RL que, trocado por miúdos, o P003 significa que este é já o terceiro protótipo do Adamastor e o RL quer dizer "Road Legal".  Diz que o carro vai ter um chassis tubular de baixo peso, focado para pista, mas ao mesmo tempo com requinte suficiente para poder ser utilizado nas estradas Portuguesas. Em termos de motor a marca diz que este é totalmente personalizável, o que me leva a crer que o cliente pode adquirir um motor qualquer, desde que caiba no chassis do Adamastor... Não sei bem como é que isso vai funcionar, mas penso que seria bom existir uma espécie de mod

Filtros K&N - Afinal são bons? Ou são bons para deitar fora?

Sabem qual é a principal modificação que as pessoas fazem a um carro ou mota? Não é velas, nem suspensões, nem travões, nem adicionar turbos ao motor... É fazer modificações na admissão de ar do motor.  Já devem ter ouvido falar dos filtro de ar da K&N. Já faz um tempo que tenho andado a estudar este assunto. Parece que existem duas pessoas no mundo. As que gostam do filtro K&N e as que dizem mal do filtro. Eu fiz muita pesquisa, vi muitos vídeos e li muitos artigos, falei com pessoas que os usam e vou tentar dizer-vos qual é a minha conclusão sobre tudo o que se diz sobre estes filtros. Mas primeiro, vamos a uma lição de história. Os filtros K&N nasceram da necessidade de dois malucos por corridas de motos em terra batida (sim, corridas com MUITO PÓ mesmo, e já vão ver porque é que esta ressalva é importante), que se queixavam dos filtros normais de papel que ficavam obstruídos muito depressa, o que baixava a performance do motor. Para além disso era uma gra

Opinião | Jantes: Quanto maior melhor?

Hoje em dia o mundo automóvel foi tomado de assalto por jantes cada vez maiores. Aliás a moda das jantes grandes tem tantos entusiastas que os construtores de automóveis começaram a oferecer opções de jantes cada vez maiores. O céu é o limite para o tamanho das jantes, principalmente se formos para países como os Estados Unidos, onde é possível encontrar Toyotas Corolla com jantes de 23 polegadas. Mas será que as jantes maiores têm alguma vantagem para além de serem mais vistosas? Se recuarmos 10 anos, era muito raro encontrar jantes com um tamanho maior do que 17 polegadas. E essas só estavam reservadas aos carros mais desportivos. Os construtores automóveis a pouco e pouco foram aumentando o tamanho das jantes principalmente com o advento das jantes de liga leve. Hoje em dia mesmo os carros mais baratos e económicos vêm com jantes de 16 e opções de jantes até às 19 polegadas! É uma loucura, mas pelos vistos, é o que as pessoas querem.  Portanto, isto é o que acontece qua