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2018 - Bom ano para comprar um Eléctrico?

Para uma pessoa como eu que é uma apaixonada por automóveis, quando chega a altura de comprar um carro, pode ser um momento bastante stressante. Noites e noites a navegar pelo Standvirtual, a comprar carros no "faz de conta" é uma coisa... Oh sim, um Celica do ano 2000 por 6.000€, era gajo para comprar... Ui, um Mazda RX8 por 4500€ com matrícula estrangeira e volante no lado errado do carro? Era bom para track days. Mas quando chega a altura de comprar um carro mesmo a sério, aí é que a coisa já pia de outra forma...

Com o passar dos anos a indústria automóvel começou o processo de electrificação. Existe uma pressão enorme para fazer carros com zero emissões e ano após ano, têm vindo a aparecer cada vez mais modelos eléctricos disponíveis e agora até já começamos a ter um fluxo interessante de veículos eléctricos usados. Ano após ano, devido à conjuntura e ao facto do preço dos combustíveis ser tão elevado, e o facto da quantidade de sistemas que os construtores de automóveis têm de colocar nos carros para que os motores de combustão interna cumpram as normas de poluição cada vez mais restritas, fizeram disparar também o preço das manutenções dos carros. Ano após ano os media vão começando a pressionar também as massas com todas as maravilhas de ter um carro eléctrico, mas será um carro eléctrico a melhor escolha em 2019?

Em 2016 quando eu e a minha esposa estávamos para trocar o carro dela, um velho Peugeot 206 de 3 cilindros a gasolina/gpl, pensámos num eléctrico, mas na altura os eléctricos tinham autonomias muito curtas e nós tínhamos planeado comprar um carro que servisse para longas viagens. Comprámos um carro a Diesel.

2 anos mais tarde já estava na altura de reformar o meu fiel Mazda 2 1.3 a Gasolina/GPL e desta vez eu pensei, bem, já está mais do que na hora de comprar um carro eléctrico. Mas há medida que fui pesquisando mais sobre estes carros e mais sobre o assunto, cheguei à conclusão que nem tudo são rosas no mundo dos eléctricos, existe muita coisa que nos pode dar um choque. Eis uma lista de algumas realidades chocantes sobre estes carros e porque é que na minha opinião, ainda não é uma boa ideia ter um carro eléctrico. Só para que fique claro, eu não sou contra os carros eléctricos e sei muito bem que o eléctrico é o futuro, mas os media têm aquele filtro de embelezamento na fotografia dos eléctricos, e é preciso informar as pessoas da realidade deste tipo de veículos.

Preço dos carros eléctricos. 
Um carro eléctrico é estupidamente caro PONTO. Claro que os vendedores vão sempre dizer "há mas já viu, ao preço que os combustíveis estão, este carro paga-se a si próprio", ou "Ah mas as manutenções num carro eléctrico são super baratas o que ajuda a pagar-se a si próprio." E sim é verdade o carro vai pagar-se a si próprio, mas só passado muitos e muitos anos. Vamos fazer as contas de quanto tempo é que ia demorar até realmente começar a poupar dinheiro com um eléctrico.
Por exemplo, um Nissan Leaf 40kWh, entrada de gama custa 33.400€. Um Nissan Pulsar a Gasolina com caixa automática e um nível de equipamento (N-Connecta) similar ao do Leaf custa 16.770€. Usando uma calculadora como esta, e carregando os dados do custo da gasolina aos dias de hoje, custo da electricidade, custo dos carros, inflacção, etc. etc. Iria demorar cerca de 8/9 anos até começar a compensar ter um carro eléctrico, em vez de um carro a Gasolina! Só para terem uma ideia, o meu Mazda 2 tem neste momento 9 anos, e se pudesse já o tinha trocado há mais tempo. Para os KM que eu faço, não compensa de todo, comprar um eléctrico.

Depreciação dos carros eléctricos.
Como se ainda não bastasse ter de pagar um premium para entrar no clube dos eléctricos, a depreciação destes carros é digna de um filme de terror. Ao fim de apenas 5 anos, depois de gastar mais de 33.400 euros os carros eléctricos sofrem uma redução de valor entre os 60% e os 70%! São entre 20.000 a 23.000€ que se esfumam em apenas 5 anos. Carros a combustão normalmente não depreciam mais de 50%, e na melhor das hipóteses podem depreciar apenas 30% ao fim de 5 anos.

Garantia / Manutenção
A 1ª coisa que alguém vê quando vai comprar um carro eléctrico em 2ª mão é se o carro ainda tem garantia e principalmente se a bateria ainda tem garantia. E é normalmente quando os carros deixam de ter garantia de fábrica que os seus preços caem a pique. Isto porque apesar do avanço da tecnologia e apesar das baterias dos carros serem cada vez mais fiáveis, estas com a utilização vão degradando-se, e um dia vão precisar de ser substituídas e quando esse dia chegar vão desejar nunca ter comprado um eléctrico, pois a conta para trocar bateria de um Nissan Leaf de 24kWh (da primeira geração) são uns incríveis 9000€!!!! E isto é uma coisa que não há volta a dar. Daí que, se tiver de algum dia ter de comprar uma bateria de substituição, tem de adicionar mais uns bons anos até o seu carro eléctrico começar a poupar dinheiro outra vez.

Os eléctricos que têm problemas de bateria, basicamente, são carros descartáveis.
2 anos e perdeu-se 50km de autonomia. 80.000km e já está a precisar de uma bateria nova.


Falta de opções no mercado
Temos o Leaf, temos o BMW I3, temos os Teslas e mais uns quantos e pronto... Acabou-se. Existe um desportivo eléctrico? Nem por isso. Existe uma carrinha? Não... Existem opções eléctricas de todas as marcas? Não... A verdade é que apesar de já existirem muitos mais modelos de carros eléctricos disponíveis, ainda falta caminhar muito para oferecer ao público todos os tipos de carros que existem em formato eléctrico.

Autonomia / tempo de carregamento
O maior problema que os carros eléctricos têm de enfrentar até não é a autonomia, mas sim o tempo de carregamento. Se o tempo de carregamento de um carro eléctrico fosse 10 minutos, penso que a maioria das pessoas não se importava de gastar esse tempo de 200 em 200 km. Mas o que deixa o utilizador de carro eléctrico mesmo nervoso é quando tem de parar a sua vida por horas para que o carro carregue. Claro que se o carro tivessem 2000km de autonomia, o tempo de carregamento também deixava de ser problema, mas como não temos nem tempos de carregamento rápidos nem autonomias massivas, assim que comprarem um carro eléctrico preparem-se para planear a vossa vida de uma forma completamente diferente. Para além disso, atenção com os carregamentos rápidos que também vão acelerar a degradação da bateria.
É aqui que o carro de combustão bate aos pontos o carros eléctrico. Um carro a Diesel hoje em dia tem autonomias que chegam a mais de 800 km e atestar o carro com depósito de 40 litros não demora mais de 10 minutos. Um processo simples e eficaz. A única tecnologia que iria resolver este problema e dar-nos Zero Emissões, são os carros a hidrogénio, mas infelizmente, a tecnologia ainda está pouco desenvolvida.

Infraestruturas e civismo
Apesar de já se verem imensos pontos de carregamento, a verdade é que ainda são poucos e é muito mais fácil encontrar uma bomba de gasolina do que um ponto de carregamento. Mas não é só com os pontos de carregamento que os condutores dos VE's têm de ter em conta, mas também o civismo das pessoas. É bastante comum encontrar carros de combustão nos lugares destinados ao carregamento de veículos eléctricos. Outro fenómeno é dos engraçadinhos que desligam os carros das fichas sem os donos verem o que resulta a ter de gastar ainda mais tempo a carregar o carro.

Não sei se sabem, mas existe uma espécie de código de conduta inventado pela comunidade portuguesa dos carros electricos, onde não se pode deixar o carro a carregar por mais de uma hora no carregador público. Isto originou a esta linda mensagem no carro de alguém. Deplorável.
Um relato de uma pessoa que desligou um carro eléctrico de um carregador da Mobi e com o consentimento da empresa. As lutas por postos de carregamento são constantes e só servem para aumentar o stress entre os condutores de eléctricos.


Comunidade cheia de Oportunistas / falsos moralistas
Já todos sabemos que ter eléctricos é espectacular. A electricidade é muito mais barata que os combustíveis, as manutenções são mais baratas, não se paga IUC e ainda existem incentivos para comprar carros eléctricos, uma festa! Se pensam que a maioria da malta compra carros eléctricos porque querem salvar os Ursos Polares, pensem outra vez. É tudo muito bonito agora, mas há medida que os carros eléctricos vão ganhando popularidade e os carros de combustão vão saindo de circulação, a pouco e pouco estes incentivos vão deixar de existir. E já se começa a sentir, pois agora é preciso pagar para se carregar os carros nos pontos de carregamento públicos e a malta dos eléctricos já anda a ficar nervosa. O que as empresas querem cobrar para se carregar o carro (fala-se de 4€ por 100km) é perfeitamente aceitável tendo em conta que um carro a combustão iria pagar sempre muito mais. Até hoje estiveram habituados a carregar os seus carros à custa do estado. Alguns até, investiram em carros eléctricos para trabalhar em empresas (Cof uber cof) onde operavam usando os recursos do estado, e agora ficaram sentidos com estas medidas que até nem são nada de especial.
Sei que nem todas as pessoas que compram eléctricos são oportunistas, mas sinceramente é uma comunidade de pessoas que não se podia estar a lixar mais para o ambiente e só está aqui para se aproveitar das benesses que estes carros proporcionam. Eu quando tiver oportunidade de comprar um eléctrico, vou fazer essa escolha, não por causa dos incentivos, mas porque realmente quero ajudar o ambiente e porque realmente são viaturas muito interessantes.

É por estas razões que em pleno 2018, já com 2019 à vista que posso dizer que isto dos eléctricos, para mim, ainda não é um "No Brainer" como os media dizem. Enquanto não existir, mais modelos de carros eléctricos, enquanto o custo de reparações de baterias não baixar drasticamente, e enquanto o custo e depreciação destes carros não baixar, vai ser difícil transformar o parque automóvel de Portugal numa frota eléctrica.

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