Avançar para o conteúdo principal

Teste - NIssan Juke 1.5dci

Test-Drives. As marcas deviam considerar mudar a forma como se faz um Test-Drive, pois eu penso que a melhor maneira de fazer um é andar com o carro alguns dias, sozinho e sem o vendedor a chatear. Experimentar o carro nas estradas que eu conheço, fazer a minha rotina diária com o carro para ver se se adapta bem às minhas necessidades e poder conduzí-lo sem ferir susceptibilidades do vendedor. Test-Drives de 10 ou 15 minutos que as marcas tanto lutam e publicitam para as pessoas fazerem, não é o suficiente para conhecerem o carro e durante esses 10 minutos o vendedor pode estar a desviar a vossa atenção para coisas que não interessam para nada, o que pode fazer com que acabem com uma ideia errada do veículo.
Foi o que aconteceu com o Juke, a primeira vez que andei num Juke achei o carro bastante aborrecido de guiar. Era apenas um carro competente que servia para levar as pessoas ao seu destino na maneira mais aborrecida possível. Por um acaso, tive acesso a um Juke 1.5dci para usar nos próximos dias e devo dizer que a minha opinião sobre este veículos mudou 180º.



Mas antes de falar sobre o que me fez mudar de opinião em relação à minha 1ª experiência com o Juke acompanhado por um vendedor, vamos falar sobre o elefante na sala que é o look e design do carro. Confesso que no início não gostava do design, mas penso que há medida que o tempo foi passando e depois do facelift já acho o carro engraçado e diferente. No final, gostos não se discutem...

De resto existe muito que gostar sobre este carro. É um SUV compacto que conquistou as pessoas pela sua versatilidade, preço e estilo. Existe muitas opções para criar um Juke único, o facto do Juke ser um SUV, permite acesso a estradas e estacionamentos que carros normais não têm, e o preço é bastante competitivo.



A versão que testei já tinha coisas como jantes de 17', navegador gps, AC Automático, luzes automáticas, sensor de chuva, câmara de marcha-atrás e bluetooth. Para além disso vem com uma coisa muito engraçada que se chama Driving Modes, e é aqui que provavelmente a minha primeira experiência com o carro não foi bem sucedida com o mini test-drive feito com o vendedor. É que nunca me tinham falado de driving modes e quando fiz o test-drive, o carro devia estar no modo Eco, ou Normal, o que faz com que ao carregar no acelerador o motor tenha uma resposta mais relaxada, mas pondo o carro em modo Sport, faz com que o 1.5 dci ganhe vida. O modo Sport faz com que o Juke seja realmente uma máquina divertida de conduzir e ainda assim, não têm de se sentir culpados pois os consumos, apesar de aumentarem, não vão levar-vos à falência. Comparando com o Qashqai, o Juke pesa menos 100kg o que faz com que o 1.5 dci seja mais do que suficiente para o pequeno SUV da Nissan. O modo Sport também faz com que a direcção fique mais pesada e desbloqueia até um pequeno gráfico que mostra a potência a ser utilizada e as G-Force's em aceleração, curva e travagem. O carro sendo um SUV, deixou-me bastante impressionado, pois é uma suspensão a tender para o rígido e em curva não adorna quase nada, o que torna o carro bastante divertido numa sessão de condução mais apimentada. O conforto é bastante bom apesar da suspensão ser firme, pois os pneus 215/55R17 são adequados para absorver um pouco das irregularidades da estrada.



No entanto, não há bela sem senão e o problema do Juke para mim é que é um carro que tem muitas coisas que já estão um pouco datadas se formos comparar com outros produtos da Nissan como o Micra, Pulsar e o Qashqai. O tacómetro, por exemplo, apresenta ainda um computador de bordo que faz lembrar os relógios da Casio dos anos 80. Tanto o Qashqai, como o Pulsar e até o Micra já apresentam um ecrã LCD com todas as informações sobre o carro. Depois o ar condicionado só existe na forma de automático, não sendo possível ter opção de AC Bizona e finalmente o apoio de braço é um pouco patético e frágil para o meu gosto. Os plásticos do tablier são duros, só mesmo a pala do tacómetro é forrada num material parecido com couro. Por outro lado, existem alguns detalhes engraçados e up-scale no Juke, como por exemplo o facto dos bancos terem uma mistura de tecido e couro e o facto da consola central ser colorida, ou o apoio de braço ser também em couro. O tablier é bastante bonito com um acabamento em plástico Piano Black. Os driving modes para além de mudar o comportamento do veículo também mudam a função dos botões, o que é bastante útil e evita menus e botões desnecessários. O espaço não é o melhor, tanto nos passageiros que vão atrás como em termos de bagageira, mas não se esqueçam que estamos a falar de um carro compacto na linha do Micra. 



Resumindo, o Nissan Juke é um carro que surpreende no modo Sport, sendo facilmente dos carros da Nissan mais divertidos de conduzir. Apesar disso, o 1.5 DCI consegue obter médias excelentes e se quiserem, podem colocar o carro em modo ECO para espremer mais uns km do tanque de combustível. Claro que este carro já começa a sentir o seu peso em termos de idade e já não deve faltar muito para sair a segunda-geração do Nissan Juke, mas ainda assim, continua a ser um carro a considerar mesmo nos dias de hoje. 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Adamastor - Um desportivo português

Mas o que é isto? Um desportivo desenvolvido em Portugal de raiz?  Sim, ao que parece a empresa Circleroad já vai na terceira versão do protótipo que vai ser conhecido como o Adamastor. Um carro desportivo focado na pista, mas que pode ser usado nas estradas totalmente dentro da legalidade.  Pouco se sabe sobre este Adamastor e as suas características técnicas. Sabemos que o seu nome de código é P003RL que, trocado por miúdos, o P003 significa que este é já o terceiro protótipo do Adamastor e o RL quer dizer "Road Legal".  Diz que o carro vai ter um chassis tubular de baixo peso, focado para pista, mas ao mesmo tempo com requinte suficiente para poder ser utilizado nas estradas Portuguesas. Em termos de motor a marca diz que este é totalmente personalizável, o que me leva a crer que o cliente pode adquirir um motor qualquer, desde que caiba no chassis do Adamastor... Não sei bem como é que isso vai funcionar, mas penso que seria bom existir uma espécie de mod

Filtros K&N - Afinal são bons? Ou são bons para deitar fora?

Sabem qual é a principal modificação que as pessoas fazem a um carro ou mota? Não é velas, nem suspensões, nem travões, nem adicionar turbos ao motor... É fazer modificações na admissão de ar do motor.  Já devem ter ouvido falar dos filtro de ar da K&N. Já faz um tempo que tenho andado a estudar este assunto. Parece que existem duas pessoas no mundo. As que gostam do filtro K&N e as que dizem mal do filtro. Eu fiz muita pesquisa, vi muitos vídeos e li muitos artigos, falei com pessoas que os usam e vou tentar dizer-vos qual é a minha conclusão sobre tudo o que se diz sobre estes filtros. Mas primeiro, vamos a uma lição de história. Os filtros K&N nasceram da necessidade de dois malucos por corridas de motos em terra batida (sim, corridas com MUITO PÓ mesmo, e já vão ver porque é que esta ressalva é importante), que se queixavam dos filtros normais de papel que ficavam obstruídos muito depressa, o que baixava a performance do motor. Para além disso era uma gra

Opinião | Jantes: Quanto maior melhor?

Hoje em dia o mundo automóvel foi tomado de assalto por jantes cada vez maiores. Aliás a moda das jantes grandes tem tantos entusiastas que os construtores de automóveis começaram a oferecer opções de jantes cada vez maiores. O céu é o limite para o tamanho das jantes, principalmente se formos para países como os Estados Unidos, onde é possível encontrar Toyotas Corolla com jantes de 23 polegadas. Mas será que as jantes maiores têm alguma vantagem para além de serem mais vistosas? Se recuarmos 10 anos, era muito raro encontrar jantes com um tamanho maior do que 17 polegadas. E essas só estavam reservadas aos carros mais desportivos. Os construtores automóveis a pouco e pouco foram aumentando o tamanho das jantes principalmente com o advento das jantes de liga leve. Hoje em dia mesmo os carros mais baratos e económicos vêm com jantes de 16 e opções de jantes até às 19 polegadas! É uma loucura, mas pelos vistos, é o que as pessoas querem.  Portanto, isto é o que acontece qua