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Clássicos | 5 futuros clássicos low cost edição 2015

Em 2014 fiz um pequeno artigo sobre 5 automóveis que provavelmente iam valorizar em valor nos próximos anos. Passado um ano decidi voltar a fazer o mesmo exercício, mas desta vez também com uma análise ao que aconteceu ao valor dos automóveis que foram nomeados o ano passado.

No ano passado a lista era composta por Mazda MX-5, Suzuki Samurai, Alfa Romeo 166, Volvo 850 T5-R e Honda Prelude 5ª Geração. Os carros que valorizaram mais foi o Mazda MX-5 e o Volvo 850 T5-R (valorizações na casa dos 1000€ em apenas 1 ano) enquanto que os outros mantiveram o seu valor, mas nem por isso a sua disponibilidade. É mais difícil de encontrar Suzuki's Samurai, Preludes e Alfas 166 em bom estado. É caso para dizer que o Mazda MX-5 e o Volvo T5-R já atingiram o estatuto de clássicos e com uma valorização na casa dos 1000€ de 2014 para 2015 é fácil prever que em 2016 e por aí em diante o valor destes carros vai aumentar cada vez mais. Daí que estes dois são automóveis que vale a pena investir e com provas já dadas da sua capacidade de valorização.

Agora o momento tão esperado que é a nomeação de mais 5 automóveis que eu penso que vão valorizar nos próximos anos.


Fiat Barchetta - No dia em que o Mazda MX-5 NA foi lançado a Fiat deu início ao desenvolvimento de um desportivo de 2 lugares barato. O chassis deste carro era o mesmo que o Fiat Punto, mas apesar da sua humilde génese o resto era mais que bom. Era um dos mais divertidos carros que a  Fiat alguma vez construiu e a única coisa que tira um pouco do brilho a este roadster espectacular é o facto de ter tracção dianteira. De resto, estamos a falar de um desportivo com motor 1800cc e 130 cv, capaz de fazer a corrida dos 0-100km/h em 8,9 segundos e de atingir a velocidade máxima de 200km/h. Muito parecido com as performances do novo Mazda MX-5 ND. Mas o que realmente faz com que este automóvel seja único é o seu design. Não existe nada igual a este carro e ver uma coisa destas na estrada é algo de indescritivelmente belo. É também um carro que desfrutou do "Top Gear effect" quando os 3 rapazes decidiram em 2010 fazer a viagem dos 3 reis magos em 3 roadsters. O Fiat Barchetta revelou-se ser bastante fiável e no final todos os 3 apresentadores concordaram que o melhor carro foi o Fiat.
Os preços deste automóvel rondam os 4000 - 5000€. Modelos em condições excepcionais e pós-facelift podem custar 6500€. No geral é um carro bastante barato de se encontrar.



Audi TT MK1 - O Audi TT é um carro que ultimamente tem tido a atenção de muitos blogs e revistas de automóveis devido ao seu potencial para se tornar num carro clássico. Tal como o Fiat Barchetta, o Audi TT também tem raízes bastante humildes, o chassis é o mesmo que o do Golf IV, mas apesar disso, a Audi conseguiu fazer um automóvel com um design único no mundo, interiores magníficos para a altura com doses de potência bastante elevadas. 180cv e 225cv de um 1800cc Turbo de 20V. Mais tarde lançaram também uma versão com o motor VR6 de 250cv, embora seja extremamente difícil encontrar 1 exemplar destes em Portugal. Como o VR6 é complicado de encontrar o melhor que se pode fazer é mesmo comprar a versão de 225cv. Por fora, pode parecer igual ao de 180cv mas por dentro tem um turbo maior, mais 1 intercooler, pistões forjados, algumas peças no motor reforçadas e trabalhadas, escape duplo, sistema Quattro da Haldex e caixa de 6 velocidades. Os Audi TT de 180cv com tracção dianteira podem encontrar-se na casa dos 5500€/6000€, mas os Audi TT Quattro de 225 cv já têm preços entre os 8000/10000€. Um exemplar mesmo em bom estado pode chegar aos 11500€. Tal como o Barchetta não existe nada assim em termos de design, é um automóvel intemporal e que daqui a 10 anos vai continuar a ser um regalo para os olhos.


BMW M3 E36 - Acho que este é um "No-Brainer". Se o BMW M3 E30 já atinge preços estratosféricos de 34.000€ ou mais, não é difícil de prever que o seu sucessor também venha a ter uma valorização positiva no futuro próximo. O E36 M3 é uma boa sequela do M3 original, apesar de em termos de design ter dado um passo em falso, na minha opinião, mas a performance está lá e o M Power também. Para além disso consegue-se encontrar exemplares deste carro por volta dos 11.000/12.000€. Pode parecer ainda um investimento avultado, mas se este carro seguir a pisadas do seu antecessor, vai valer a pena.


Citroen XM - Os carros de alta performance têm sempre uma tendência de valorização mais elevada do que automóveis familiares, mas ainda assim existem automóveis que apesar de não terem um pedigree desportivo têm algumas nuances que podem fazer o seu valor crescer no futuro. Um desses casos é o do Citroen XM. Para muitos foi o último Citroen verdadeiramente Citroen. Design angular e futurista da Bertone, suspensão hidráulica e alguns motores interessantes como os 3.0 V6 de 24V e 200cv de potência faziam deste carro um familiar requintado e exótico. Na altura em que saiu estava à altura do melhor que era feito pela Inglaterra (Rover 800) e pela Alemanha (BMW 535i) e muitos elogios foram feitos à Citroen por ter construído um carro com uma qualidade muito próxima da alemã e com uma suspensão que rivaliza com as suspensões dos SUV's de hoje em dia. Andar neste carro é o mesmo que andar num tapete voador com 4 pantufas gigantes em vez de pneus. Os preços destes automóveis são bastante vastos. Um 2.0i a gasolina pode custar pouco mais de 800€ enquanto que os V6 andam na casa dos 2500/3500€. É possível que este carro tenha uma valorização, principalmente junto dos entusiastas da Citroen. Mais unicórnio que este carro, só mesmo o Citroen BX Birotor.



Renault Clio RS II Trophy (182cv) - Qual a diferença entre a Renault e a Peugeot? É que a Renault continua a fazer grandes carros desportivos, enquanto que a Peugeot já só faz carros aborrecidos. Na verdade os Renault Clio RS Trophy de 2004 foi considerado pela Autocar Magazine em 2005 como o melhor Hot Hatch do planeta e a Evo Magazine considerou-o o People's Performance Car of the Year. Com apenas 550 unidades feitas este carro é por si só já uma peça de colecção que provavelmente já tem uma cotação bastante elevada no mercado, mas ainda assim decidi colocá-lo nesta lista porque os Clio RS de 182 cv pode vir a valorizar por arrasto e as únicas diferenças entre o Trophy e o RS normal é uma suspensão melhor, o resto das diferenças são puramente estéticas. Carros deste tipo podem custar hoje em dia na casa dos 9000€, a versão Trophy pode vir a custar muito mais devido a ser uma versão numerada e mais exclusiva.


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