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Test-Drive | BMW Série 4 420D


A BMW já não é o que era. Antes só tinha 4 carros, Série 3, 5, 6 e 7 e agora existe séries para todos os números. O Série 4 não é mas que um série 3 coupé, mas, na verdade não é só um série 3 coupé. O série 4 tem um design um pouco diferente, mais musculado e desportivo, é mais largo e mais baixo, é um verdadeiro coupé e não uma mera adaptação de um sedan familiar para um coupé. Também tem melhores acabamentos e até tem um braço robótico que nos dá o cinto de segurança quando entramos dentro do carro. É um carro deveras atencioso. 


 Tem todo o tipo de programas computadorizados para nos dizer que consumos andamos a fazer, que potência estamos a utilizar, para onde queremos ir e que opção de suspensão podemos escolher. As possibilidades são infinitas. 
Já o melhor sítio para estar sentado no Série 4 é definitivamente no lugar do condutor. O lugar de passageiro também é bastante bom, mas os lugares traseiros são terríveis. Pode existir espaço para as pernas, mas espaço para cabeça não existe de todo. A mala diz que dá para levar alguns objectos, no entanto, não verifiquei se era espaçosa ou não.


Andar neste carro é muito bom. Claro que é muito bom, estamos a falar de um BMW que custa para cima dos 50.000 euros. Mas, de facto andar neste carro é mesmo bom. Já andei em vários modelos da BMW e este é sem dúvida, até agora, o meu predilecto. É um carro que vira cabeças e é um carro que diz aos transeuntes que para além de sermos uma pessoa com sucesso não desperdiçamos o dinheiro num SUV grande, pesado e chato. Ninguém olha para um Porsche Cayenne e diz, "wow vai ali um carro rápido" toda a gente olha para aquilo como um jipe dos ricos que não serve para andar na lama, mesmo que quiséssemos. Agora o série 4, isso sim é um carro que toda gente vai dizer, "wow!". E a presença deste carro é de tal forma arrebatadora que o vendedor da BMW disse-me que ao estacionar o carro para abastecer, deu 3 cartões a pessoas que se mostraram interessadas no carro.


O motor pode não ser o ideal para um carro desportivo, mas tenho de ser franco, um carro com 184 cv de potência não é nenhuma lesma, e mesmo sendo um carro grande, deu para ver que se mexe muito bem. Colocando o carro no modo Sport faz com que tudo seja mais imediato e excitante, pois neste modo, todo o binário do motor está disponível, passando para os outros modos, o binário é cortado e o carro tem um comportamento mais civilizado e poupado. Os consumos são na ordem dos 5/6 litros. 


Para mim a BMW é a que neste momento faz os melhores carros no mercado. Não é por ser fã da marca, (nem sequer sou) nem por me terem pago para dizer isto (não recebi um tostão), mas a BMW é a única marca que nos proporciona carros que podem ser usados no dia à dia e que podem também ser usados em pista, são os únicos que conseguem ser desportivos e ao mesmo tempo confortáveis para aquelas viagens longas nas férias e são os únicos que ainda oferecem carros com tracção traseira. Em resumo é a única marca que consegue aliar a razão com a paixão e o série 4 é mais um carro que reforça essa aliança.

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