Quando o BMW série 5 Gran Turismo saiu houve um misto de reacções. Por um lado, o carro era mais espaçoso que o Sedan, mas por outro lado tinha umas formas um pouco estranhas para aquilo que a BMW nos tinha habituado. O que acontece, é que apesar das críticas e da controvérsia o carro vingou e conquistou o seu lugar no line-up da BMW. É como Fernando Pessoa diz, primeiro estranha-se e depois entranha-se. Agora a fórmula foi aplicada também no Série 3 e os resultados, na minha opinião, são óptimos!
Tudo aconteceu com um convite da A. Braz Heleno para a apresentação deste espaçoso BMW no Aeródromo de Regueira de Pontes. Os automóveis estavam dentro do hangar ao lado de alguns aviões de passeio, o que tem uma certa graça já que foi nos aviões que a BMW começou a dar os primeiros passos. O local também não podia ser melhor para enaltecer o conceito de "espaço" que é a palavra-chave deste série 3. O carro à primeira vista parece um série 3 normal, mas o tejadilho um pouco mais alto e o formato hatchback mostram que estamos perante outra coisa. As diferenças também não se ficam pelo exterior, no interior podemos encontrar um carro bastante mais espaçoso, principalmente se formos nos bancos de trás e se formos espreitar a bagageira.
Espaço para tudo e mais alguma coisa. É a frase que melhor define este carro. Mas também existe espaço para outras questões que não se medem em litros ou em capacidade de carga. O carro tem espaço para 5 motores bastante interessantes. Desde o 118d poupado, ao 120d mais espevitado e a 3 motorizações a gasolina, o 320i, o magnífico 328i e o galopante 335i. Seja qual for a escolha, será sem dúvida um bom motor para equipar este carro. Experimentei o 118d e achei o motor bastante competente e mais do que suficiente para conduzir este carro. É um motor muito disponível, possante qb e bastante agradável de se conduzir mesmo com um estilo de condução desportivo. Obviamente que se formos para o 328i ou mesmo o 335i as coisas acontecem mais rápido e o prazer de condução aumenta exponencialmente, no entanto, sendo este um carro mais para passeio do que para recreio, o motor 118d é mais do que suficiente.
Já vimos que o carro tem espaço, também já vimos que tem espaço para grandes estábulos de cavalos de potência e agora mostro-vos que este carro, tal como muitos hoje em dia, também tem espaço para os nossos estados de espírito. Existem 3 modos de condução; o Eco Pro para poupar ao máximo, aqui o carro não responde de imediato, e as tecnologias da efficient dynamics entram para inalar combustível em vez de o consumir; o modo confort, que serve para uma utilização normal e finalmente temos o modo sport, onde o som do motor torna-se mais presente, a direcção mais pesada e a resposta do acelerador imediata. Acreditem que este pequeno motor diesel 118d parece ficar possuído quando se activa este modo, é como se tratasse de uma injecção de adrenalina.
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