O que me deixa mesmo feliz com este projecto que iniciei é o facto de ter pessoas a quererem partilhar comigo máquinas incríveis! Quem já está connosco há mais tempo, deve pensar que no We Like Cars só dou destaque a super desportivos, mas eu dou tanta ou mais importância aos pequenos desportivos que existem por esse mundo fora.
Desta vez, um membro do Fiesta Club Portugal partilhou com o We Like Cars um espectacular Ford Escort RS Turbo S2 de 1988. Para muitos, na altura, este era o pequeno desportivo a ter na garagem! Um motor 1.6 litros turbo com 132 cv às 5750 R.P.M. e 180 N.m de binário às 2750 R.P.M. Um carro mais que capaz para combater a concorrência da época: Golf GTI, Renault 5 Turbo e Honda Civic CRX.
Por falar em turbo, a década de 80 era viciada na palavra turbo! Basicamente tudo o que vinha com essa palavra era algo único, espectacular, potente e de última geração. A febre era tão grande que era muito comum ver produtos que não tinham nada a ver com carros com a palavra turbo escrita em algum sítio. Desde varinhas mágicas, a máquinas de barbear, passando até pelas bebidas energéticas. Turbo era o máximo!
Mas, voltando ao Escort RS Turbo S2, para além de ser um carro com bastante potência, era leve como uma pena, apenas 1020 kg! O comportamento em estrada deste carro era algo único e digno da marca RS que a Ford colocava nos seus carros mais desportivos e orientados para performance. Claro que nem tudo eram rosas, a direcção deste Escort era um pouco pesada e havia muita subviragem por binário. No entanto, era um mimo ouvir o som do escape, acompanhado pelo assobiar arrepiante do turbo, quando esmagávamos o acelerador. Uma sinfonia digna de se ouvir!
Todo este pacote permitia ao condutor desfrutar de sensações bem radicais. Os 0-100 km/h eram feitos em 8.5 seg e a velocidade máxima era de 200 km/h.
Sem dúvida alguma. um dos melhores Ford alguma vez feitos, mesmo o design do carro é bonito e agressivo, mas sem exageros. Quem tem um destes, deve estimá-lo muito bem, pois é daqueles carros que nos colocam um sorriso de orelha a orelha cada vez que o conduzimos.
P.S: Queríamos agradecer ao André Mira por ter partilhado estas fotografias que deram origem a este artigo. Também aproveitamos para agradecer ao Fiesta Club Portugal por todo o trabalho que fazem para juntar os fanáticos por automóveis. :)
Comentários
Quem sabe uma associação entre a We Like Cars e o FiestaClubPortugal? Era giro fazerem a cobertura do próximo encontro nacional :)