Avançar para o conteúdo principal

Fiat Dino Coupé - O Ferrari camuflado

No passado dia 7 de Setembro, estive no Kartódromo de Fátima para um Track Day de carros desportivos e clássicos, organizado pelo Automóvel Clube de Ourém. Foi também a primeira vez que entrei em pista, ainda que à pendura. O carro, esse, penso que não poderia ser mais exótico ou estranho: um Fiat Dino Coupé 2.4 V6 de 1968!

Por vezes, somos surpreendidos com carros que não conhecemos, mas que têm uma história magnífica. É o caso do carro que vos apresento hoje, o Fiat Dino 2.4 V6 de 1968. 
O Fiat Dino é um carro desportivo com motor à frente e tracção traseira que foi construído entre 1966 e 1973. Como já devem ter adivinhado, o motor deste Fiat é o mesmo motor desenvolvido pelo filho de Enzo Ferrari, Alfredo Ferrari, também conhecido por Dino, e que equipou os famosos Ferrari Dino. O motor 2.4 litros V6 consegue desenvolver 180 cv de potência às 6600 r.p.m e 216 N.m de binário às 4600 r.p.m. Este Coupé pesa cerca de 1380 kg.
E porque razão é que um motor da Ferrari foi parar a um Fiat? Foi graças ao Fiat Dino que a Ferrari conseguiu produzir motores suficientes para a homologação dos V6 desenvolvidos por Alfredo Ferrari para a Fórmula 2. Assim, foram criados dois Fiat's um com motor 2.0 V6 de 160 cv e outro 2.4 V6 com 180 cv. O motor 2.4 era o mesmo que equipou Dino 206 GT e o Dino 246 GT e 246 GTS e apesar de se tratar do Fiat Dino, a versão 2.4 era construída na fábrica de Maranello, na mesma linha de montagem dos Ferrari e com os mesmos engenheiros e trabalhadores da Ferrari. No fundo, trata-se de um autêntico Ferrari.
O carro é lindo, ou não tivesse saído do estúdio da Bertone! Os interiores são bastante agradáveis e estranhamente confortáveis. Este carro pode ser levado para um agradável passeio, mas apesar de ser confortável não é nenhuma lesma e sentia-se bem o nervosismo do motor 2.4 V6 que estava sempre pronto para nos colar ao banco. O circuito do kartódromo de Fátima é muito técnico e cheio de curvas, mas apesar disso o carro portou-se bem e conseguia serpentear aquelas curvas sem problemas. Isto também se deve ao piloto que foi absolutamente excepcional.
É um carro fenomenal com uma história interessantíssima. Fica aqui também outra referência curiosa que é o facto da versão descapotável do Fiat Dino ter sido desenhada pela Pininfarina, mais um automóvel extremamente belo que o mundo viu.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Filtros K&N - Afinal são bons? Ou são bons para deitar fora?

Sabem qual é a principal modificação que as pessoas fazem a um carro ou mota? Não é velas, nem suspensões, nem travões, nem adicionar turbos ao motor... É fazer modificações na admissão de ar do motor.  Já devem ter ouvido falar dos filtro de ar da K&N. Já faz um tempo que tenho andado a estudar este assunto. Parece que existem duas pessoas no mundo. As que gostam do filtro K&N e as que dizem mal do filtro. Eu fiz muita pesquisa, vi muitos vídeos e li muitos artigos, falei com pessoas que os usam e vou tentar dizer-vos qual é a minha conclusão sobre tudo o que se diz sobre estes filtros. Mas primeiro, vamos a uma lição de história. Os filtros K&N nasceram da necessidade de dois malucos por corridas de motos em terra batida (sim, corridas com MUITO PÓ mesmo, e já vão ver porque é que esta ressalva é importante), que se queixavam dos filtros normais de papel que ficavam obstruídos muito depressa, o que baixava a performance do motor. Para além disso era uma...

Adamastor - Um desportivo português

Mas o que é isto? Um desportivo desenvolvido em Portugal de raiz?  Sim, ao que parece a empresa Circleroad já vai na terceira versão do protótipo que vai ser conhecido como o Adamastor. Um carro desportivo focado na pista, mas que pode ser usado nas estradas totalmente dentro da legalidade.  Pouco se sabe sobre este Adamastor e as suas características técnicas. Sabemos que o seu nome de código é P003RL que, trocado por miúdos, o P003 significa que este é já o terceiro protótipo do Adamastor e o RL quer dizer "Road Legal".  Diz que o carro vai ter um chassis tubular de baixo peso, focado para pista, mas ao mesmo tempo com requinte suficiente para poder ser utilizado nas estradas Portuguesas. Em termos de motor a marca diz que este é totalmente personalizável, o que me leva a crer que o cliente pode adquirir um motor qualquer, desde que caiba no chassis do Adamastor... Não sei bem como é que isso vai funcionar, mas penso que seria bom existir uma espécie de...

Opinião | Jantes: Quanto maior melhor?

Hoje em dia o mundo automóvel foi tomado de assalto por jantes cada vez maiores. Aliás a moda das jantes grandes tem tantos entusiastas que os construtores de automóveis começaram a oferecer opções de jantes cada vez maiores. O céu é o limite para o tamanho das jantes, principalmente se formos para países como os Estados Unidos, onde é possível encontrar Toyotas Corolla com jantes de 23 polegadas. Mas será que as jantes maiores têm alguma vantagem para além de serem mais vistosas? Se recuarmos 10 anos, era muito raro encontrar jantes com um tamanho maior do que 17 polegadas. E essas só estavam reservadas aos carros mais desportivos. Os construtores automóveis a pouco e pouco foram aumentando o tamanho das jantes principalmente com o advento das jantes de liga leve. Hoje em dia mesmo os carros mais baratos e económicos vêm com jantes de 16 e opções de jantes até às 19 polegadas! É uma loucura, mas pelos vistos, é o que as pessoas querem.  Portanto, isto é o que acontece...