A Primavera já chegou e os dias de calor começam a fazer-se sentir. Já que se fala tanto nas limpezas de Primavera é altura de olhar para os nossos carros que provavelmente estão a precisar de uma limpeza a fundo depois de toda a sujidade acumulada no Outono e Inverno. O We Like Cars tem hoje algumas dicas para os carros ficarem impecáveis.
1. Limpar por dentro.
Já que a maioria de nós passa muitas horas dentro do carro, é agradável ter o interior dele sempre impecável. :) |
Deve-se começar a limpeza pelo interior do carro. Um aspirador com os acessórios mínimos de limpeza, um limpa-vidros (pode ser caseiro) e um spray para puxar o brilho dos plásticos do interior do automóvel é o suficiente para fazer um bom trabalho. Mas antes de pegar nestes acessórios a primeira tarefa é esvaziar o carro e retirar todo o lixo que está no seu interior. Vejam também se é mesmo necessário andar com tanta tralha dentro do carro. Lembrem-se que quanto mais pesado o carro estiver mais gasolina/gasóleo gasta. Depois de aspirar e de passar com um pano "agarra pó" pelo tablier e outros locais do carro é necessário passar o líquido para puxar o brilho dos plásticos do tablier (deve ser um líquido específico para o interior dos automóveis) e lavar os vidros por dentro (pode ser um limpa vidros normal). Se os estofos estiverem com algumas nódoas/sujidades é passar com um pano molhado com água morna e depois secar com um secador qualquer.
2. Lavar o Motor
Aconselhamos vivamente a dirigires-te a um profissional para efectuar a limpeza do motor. |
Por dentro já está, mas e o motor? Para que possam mostrar com orgulho o motor do vosso carro aos vossos amigos nada como uma lavagem ao motor. Mas atenção! Recomendamos que uma lavagem ao motor seja efectuada por profissionais. Se ainda assim quiserem lavar o motor tenham em atenção o seguinte: Deve-se fazer a lavagem com jacto de vapor ou com um jacto de água de alta pressão. E Atenção! Manter uma distância entre o jacto de água e o motor de pelo menos 20 cm para não danificar componentes do motor e tubagens. Depois da lavagem deve-se terminar com a aplicação de um produto para dar brilho aos plásticos.
3. Lavar a Carroçaria
Uma esponja ou uma escova são o ideal para espalhar bem o Champô pelo carro e remover a sujidade. |
Depois de uma limpeza a fundo por dentro está na hora de o lavar por fora. Um Champô específico e uma mangueira de pressão são ideais para remover com facilidade a maioria da sujidade do carro, depois é só enxaguar com uma camurça. Não esquecer de limpar as molduras das portas e as embaladeiras. Também de notar que os utensílios de limpeza devem ser lavados antes de começar a limpar o carro, pois se estiverem sujos podem danificar a pintura.
Nota: Existem vários tipos de detergentes para várias partes do carro que não são necessários para uma boa limpeza, como por exemplo: líquido para as jantes, líquido para os pneus e líquido para os plásticos exteriores. Pela nossa experiência, esses produtos acessórios pouco ou nada acrescentam à limpeza de um automóvel. Mais vale gastar dinheiro num bom champô e em bons acessórios de limpeza do que em vários líquidos e detergentes supérfluos.
4. Polir a Carroçaria
Uma cobra a luzir. Impecável! :) |
Para os mais perfeccionistas uma lavagem normal à carroçaria pode não ser o suficiente. Para ter um carro mesmo a brilhar e para remover alguns dos riscos superficiais é necessário recorrer a uma polidora, a massa de polir, muita paciência e tempo. Não vamos mentir, fazer este trabalho pode demorar horas, mas o resultado final compensa se for bem feito. Não se deve exercer muita força ao polir pois pode danificar a pintura. Para dar o toque final, para que o carro fique a brilhar ainda mais, é necessário recorrer a um pano suave. Também deve-se retirar os restos da massa de polir que tenham ficado nos plásticos ou noutros locais onde há juntas com uma escova de dentes usada. No final, para ficar tudo perfeito, usar um líquido para os plásticos e passar com um spray todas as borrachas do automóvel para que não fiquem ressequidas.
5. Limpar a capota.
Uma capota bem tratada. Boa! :) |
Se por acaso têm a sorte de ter um carro descapotável com capota em lona então têm o azar de ter mais uma etapa de limpeza pela frente. Mas acreditem que vale bem a pena ter este trabalho, pois não há nada melhor do que andar de descapotável num agradável dia de sol. Primeira coisa a fazer é molhar o tecido da lona e escovar com um detergente próprio. Deixar actuar um bocadinho o produto de limpeza e depois remover com água toda a espuma. O vidro da capota em plástico também deve ser lavado com um produto específico para plásticos. No final é só verificar se as articulações da capota estão bem lubrificadas e passar com um produto para as borrachas não ficarem ressequidas.
Nota: Protejam-se dos raios U.V. ! Não se esqueçam que quando o sol está muito forte pode ser perigoso para a saúde da vossa pele. Usem um chapéu ou um lenço na cabeça quando o sol está muito forte. Não se esqueçam de ter sempre à mão um creme protector solar para aplicar nos braços, nas mãos e na cara. Recomendamos também ter sempre à mão uma garrafa de água fresca para se manterem hidratados. Das 11 horas às 16 horas os níveis de raios U.V. são mais altos por isso recomendamos deixar a capota fechada se não tiverem à mão os itens que acabámos de referir.
E é assim que ficam com o carro impecável. Pode demorar algumas horas para fazer uma lavagem a fundo, mas no final compensa sempre ver o nosso carro como se tivesse acabado de sair do stand. Uma lavagem a fundo 2 vezes por ano é o suficiente. Se não tiverem materiais ou disponibilidade para lavar o carro a fundo (ainda são em média 6 horas de trabalho) podem sempre recorrer a lavagens profissionais. Pode ser um pouco caro, mas também uma ou duas lavagens a fundo por ano são um mimo que o vosso carro merece. Ah! E se estiverem a pensar vender o vosso carro, é uma forma de aumentar o seu valor comercial por algumas centenas de euros. ;)
Comentários
Óptimos conselhos, sem dúvida :)
**Beijinhos**