Avançar para o conteúdo principal

Comprar carro em 2ª mão - 10 Dicas

Agora com a entrada do FMI em Portugal é muito provável que a carga fiscal na compra de carros novos vá aumentar mais uma vez (como se já não estivesse suficientemente alta). Em tempos de crise comprar carro em segunda mão é a única hipótese.

Nós, tal como vocês, passamos a vida a navegar em sites de carros em segunda mão à espera de encontrar um bom negócio. A aquisição de um carro em segunda mão tem muitos mais factores a ter em conta do que a compra de um carro novo. Para um carro novo temos de ter apenas em conta os modelos, os motores e o nível de equipamento. Nos carros em segunda mão temos de ter em atenção o ano, o modelo, o motor, os km, o equipamento e o estado geral do veículo. Encontramos um bom negócio é só o primeiro passo antes de tomarmos a decisão de abrir os cordões á bolsa. Ficam aqui 10 dicas para não comprarem gato por lebre. ;)

Não pessoal... Este não está para a venda. ;)

Dica 1 - Cuidado com as fotografias
Depois de terem procurado bem nos stands da zona, nos classificados e nos sites em segunda mão. Está na hora de ir conhecer os carros ao vivo e a cores. Não se deixem iludir pelas fotografias que aparecem nos anúncios, existem truques para deixar qualquer carro parecer bem na fotografia. Desconfiem sempre de carros fotografados acabados de lavar (ainda molhados) e das fotografias de baixa qualidade tiradas com o telemóvel. Preparem-se para encontrar muitas desilusões quando forem conhecer os carros ao vivo nos stands ou em particulares.


Dica 2 - Fazer um Test Drive
A segunda coisa que têm de fazer é sentarem-se ao volante e dar uma voltinha. Muita atenção aos barulhos parasitas, ao som do motor e à direcção do carro. Barulhos parasitas podem ser sinónimo de um toque no carro que tenha deixado algumas peças mal colocadas, ou do desgaste dos próprios interiores. No motor é ter atenção se sai fumo do escape, se não existem barulhos estranhos vindos do capot e se o carro responde bem. Quanto à direcção podem testá-la enquanto conduzem (o volante treme? o carro descai para algum lado com o volante direito?). Também podem testar enquanto estão estacionados virando as rodas para um dos lados, se as rodas pararem e o volante continuar a virar, algo está muito errado com a direcção do carro.

Fazer um Test Drive é fundamental!

Dica 3 - Verificar se o carro e os vidros são da mesma nação
Os vidros do carro devem ser do mesmo fabricante do carro. Se por acaso não são, quer dizer que houve necessidade de os substituir, o que pode ser uma prova de roubo ou de acidente.

Se os vidros corresponderem ao mesmo fabricante do carro é um ponto a favor!

Dica 4 - Verificar o número do Chassis com o número que aparece nos documentos do carro
Deve-se sempre verificar se o número do chassis do carro corresponde ao número que está nos documentos do carro. Senão corresponder pode tratar-se de um automóvel roubado, ou de um automóvel que sofreu um grave acidente e que precisou de levar uma carroçaria nova. 

Peçam sempre ao vendedor para verificar o número de chassis.





Dica 5 - Sinais de uso nos parafusos e porcas do carro.
Se verificarem que existem muitas porcas e parafusos com sinais de utilização, é sinal que tiveram de ser feitas reparações que necessitaram a desmontagem de várias peças. Ver alguns parafusos e porcas com este sinal não é alarmante (pequenos acidentes acontecem) mas se verificarem muitos parafusos e porcas com sinais de desgaste e de utilização é melhor ficarem de pé atrás. 

Aqui está um exemplo de porcas que nunca foram removidas.

Dica 6 - Verificar as cavas das rodas
Se poderem levem uma pequena lanterna para efectuar este teste. Se as cavas das rodas, a parte debaixo da carroçaria e os sítios mais recôndidos do automóvel estiverem impecáveis é um bom sinal.

Alguém tem uma lanterna à mão?

Dica 7 - Pontos de Soldadura
Se encontrarem pontos de soldadura no carro irregulares é sinal que o carro sofreu um grande embate e que tiveram de ser feitos muitos reparos. Pode significar muitas dores de cabeça para o futuro dono.

Exemplo de uma soldadura regular.
Dica 8 - Juntas irregulares
Atenção aos desníveis nas juntas das peças das carroçarias. Para-choques desnivelados, faróis desnivelados e outros painéis mal colocados significa que 1, o carro bateu e teve de ser reparado e 2, foi muito mal reparado.

O nosso carro que serviu de modelo fotográfico já sofreu alguns percalços.  Encontrar carros em segunda mão neste estado não é de todo aceitável.

Dica 9 - Riscos e companhia
De preferência vejam o carro num lugar muito bem iluminado, recomendamos que seja à luz do sol. Riscos, pequenos toques, pontos de ferrugem, ficam muito mais fáceis de detectar nestas condições.

Detectar estes toques/riscos pode significar duas coisas: Ou não comprar o carro, ou comprar o carro com um desconto adicional. ;)
Dica 10 - O teste das portas
Verifiquem sempre a abertura de todas as portas do carro e do capot. Se detectar portas descaídas, portas a ranger, ou com dificuldades em fechar, quer dizer que o carro teve um acidente e ainda por cima foi mal reparado.

Este carro passava no teste das portas. :)

Também devem estar atentos aos conta quilómetros dos carros. Se virem que os interiores estão muito desgastados para os km que o carro tem então é sinal que foram tirados km ao carro. O mais alarmante disto tudo é que agora que a maioria dos carros têm contadores digitais, nunca foi tão fácil de tirar km a um carro. Ter muita atenção ao livro das revisões.

E pronto estas são algumas dicas que podem seguir para analisar ao pormenor o carro em segunda mão que vão comprar. Para além de não serem enganados com carros roubados, ou acidentados, se detectarem aqueles pequenos defeitos ficam com argumentos para regatear ainda mais o preço com o vendedor e fazer um negócio realmente bom. Esperamos que estas dicas vos sirvam. ;)



Comentários

Rita disse…
Olá!
Muito útil este post. Assim o FMI nos deixe alguns euritos para comprar, ao menos, um carrito em segunda mão. Ainda bem que estou servida!
Bj
Anónimo disse…
lindo.
gostei deste topico.
é sempre a ensinar quem não sabe ou tem duvidas.
mandem sempre.
abraços.
fixe...boas dicas...vai me dar jeito nesta altura...Obrigado

Mensagens populares deste blogue

Adamastor - Um desportivo português

Mas o que é isto? Um desportivo desenvolvido em Portugal de raiz?  Sim, ao que parece a empresa Circleroad já vai na terceira versão do protótipo que vai ser conhecido como o Adamastor. Um carro desportivo focado na pista, mas que pode ser usado nas estradas totalmente dentro da legalidade.  Pouco se sabe sobre este Adamastor e as suas características técnicas. Sabemos que o seu nome de código é P003RL que, trocado por miúdos, o P003 significa que este é já o terceiro protótipo do Adamastor e o RL quer dizer "Road Legal".  Diz que o carro vai ter um chassis tubular de baixo peso, focado para pista, mas ao mesmo tempo com requinte suficiente para poder ser utilizado nas estradas Portuguesas. Em termos de motor a marca diz que este é totalmente personalizável, o que me leva a crer que o cliente pode adquirir um motor qualquer, desde que caiba no chassis do Adamastor... Não sei bem como é que isso vai funcionar, mas penso que seria bom existir uma espécie de mod

Filtros K&N - Afinal são bons? Ou são bons para deitar fora?

Sabem qual é a principal modificação que as pessoas fazem a um carro ou mota? Não é velas, nem suspensões, nem travões, nem adicionar turbos ao motor... É fazer modificações na admissão de ar do motor.  Já devem ter ouvido falar dos filtro de ar da K&N. Já faz um tempo que tenho andado a estudar este assunto. Parece que existem duas pessoas no mundo. As que gostam do filtro K&N e as que dizem mal do filtro. Eu fiz muita pesquisa, vi muitos vídeos e li muitos artigos, falei com pessoas que os usam e vou tentar dizer-vos qual é a minha conclusão sobre tudo o que se diz sobre estes filtros. Mas primeiro, vamos a uma lição de história. Os filtros K&N nasceram da necessidade de dois malucos por corridas de motos em terra batida (sim, corridas com MUITO PÓ mesmo, e já vão ver porque é que esta ressalva é importante), que se queixavam dos filtros normais de papel que ficavam obstruídos muito depressa, o que baixava a performance do motor. Para além disso era uma gra

Opinião | Jantes: Quanto maior melhor?

Hoje em dia o mundo automóvel foi tomado de assalto por jantes cada vez maiores. Aliás a moda das jantes grandes tem tantos entusiastas que os construtores de automóveis começaram a oferecer opções de jantes cada vez maiores. O céu é o limite para o tamanho das jantes, principalmente se formos para países como os Estados Unidos, onde é possível encontrar Toyotas Corolla com jantes de 23 polegadas. Mas será que as jantes maiores têm alguma vantagem para além de serem mais vistosas? Se recuarmos 10 anos, era muito raro encontrar jantes com um tamanho maior do que 17 polegadas. E essas só estavam reservadas aos carros mais desportivos. Os construtores automóveis a pouco e pouco foram aumentando o tamanho das jantes principalmente com o advento das jantes de liga leve. Hoje em dia mesmo os carros mais baratos e económicos vêm com jantes de 16 e opções de jantes até às 19 polegadas! É uma loucura, mas pelos vistos, é o que as pessoas querem.  Portanto, isto é o que acontece qua