Avançar para o conteúdo principal

Clássicos | AUDI RS2 Avant by Porsche

As pessoas costumam dizer que sou um fanático de carros e que sei do que falo, mas, de vez em quando, lá aparece um ou outro carro que me deixa completamente à nora. Foi o que aconteceu quando me cruzei pela primeira vez por um Audi RS2 Avant. Digamos que todos aqueles símbolos da Porsche me fizeram pensar que o dono deste Audi tinha algum complexo de inferioridade. No entanto, aquele carro ficou-me a fazer confusão na cabeça. Sim, era um Audi com alguns adornos da Porsche espalhados pelo carro, mas estava tudo muito bem feito, parecia que o carro tinha saído assim de fábrica. 


E em verdade vos digo, devia ter encerrado este blog e tudo o que fosse relacionado com a marca We Like Cars, por ter pensado tão mal do dono deste espectacular Audi RS2 Avant. É um dos carros mais impressionantes que alguma vez saiu da linha de montagem da fábrica da Porsche! Confusos? Então leiam isto, pois este carro é épico em todas as frentes!

A Audi em 1994 lançou em conjunto com a Porsche uma carrinha super rápida para aquelas famílias que querem ser sempre as primeiras a chegar a todo o lado. O motor de 2.2 de 5 cilindros e 20 válvulas turbinado deste Audi foi modificado e melhorado pela Porsche dando um resultado final de 315 cv de potência e 410 N.m de binário! Isto fazia com que os 1600 kg deste carro fossem dos 0-100 km/h em apenas 4.8 segundos. O carro tinha todas as regalias que muitos carros hoje em dia ainda não têm e claro,  o sistema Quattro aliado ao motor explosivo fez feitos impensáveis na altura. A aceleração deste carro dos 0-50 km/h era de 1.5 segundos! Mais rápido que o McLaren F1, o hiper carro que todos conhecemos!
Mesmo nos dias de hoje, esta carrinha tem performances de outro mundo.


Portanto, é uma carrinha super rápida, com todos os luxos que uma pessoa pode querer num carro, com potência para dar e para vender e graças a um chassis de sonho, a uma suspensão aperfeiçoada pela Porsche e o sistema Quattro, fazer curvas neste RS2 era um mimo. Mesmo em condições atmosféricas adversas, era fácil de domar este carro e levar toda a família em segurança ao destino. 

É também um carro cheio de detalhes que vai fazer-nos ficar a olhar para ele alguns minutos. As jantes, os espelhos retrovisores e os travões da Brembo eram os mesmos que se podiam encontrar no Porsche 911(964) Turbo. São pequenos detalhes que mostram que este carro é mesmo muito especial. 

Foram feitos apenas 2891 carros destes! E algumas destas máquinas estão disponíveis para venda em Portugal a partir dos 20.000 euros. São carros que mais tarde vão ter um valor comercial bastante elevado e apesar de tanta potência e tecnologia de ponta, esta é uma das Audi Avant mais fiáveis que a Audi alguma vez lançou para o mercado. Como disse um carro verdadeiramente épico!


Só fico é com pena de não ter tirado fotografias ao RS2 Avant que vi o domingo passado. A minha ignorância privou-me de ter tirado fotografias num cenário de sonho ao pé de uma praia a um dos carros mais espectaculares alguma vez feitos. Se virem um destes já sabem!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Filtros K&N - Afinal são bons? Ou são bons para deitar fora?

Sabem qual é a principal modificação que as pessoas fazem a um carro ou mota? Não é velas, nem suspensões, nem travões, nem adicionar turbos ao motor... É fazer modificações na admissão de ar do motor.  Já devem ter ouvido falar dos filtro de ar da K&N. Já faz um tempo que tenho andado a estudar este assunto. Parece que existem duas pessoas no mundo. As que gostam do filtro K&N e as que dizem mal do filtro. Eu fiz muita pesquisa, vi muitos vídeos e li muitos artigos, falei com pessoas que os usam e vou tentar dizer-vos qual é a minha conclusão sobre tudo o que se diz sobre estes filtros. Mas primeiro, vamos a uma lição de história. Os filtros K&N nasceram da necessidade de dois malucos por corridas de motos em terra batida (sim, corridas com MUITO PÓ mesmo, e já vão ver porque é que esta ressalva é importante), que se queixavam dos filtros normais de papel que ficavam obstruídos muito depressa, o que baixava a performance do motor. Para além disso era uma...

Quais os diferentes tipos de Caixas Automáticas e as suas vantagens/desvantagens

É provável que ande ativamente à procura de um carro com mudanças automáticas. As caixas automáticas são cada vez mais eficientes e mais práticas de usar em todas as situações de condução, mas principalmente em cidade. Também é verdade que mesmo para os entusiastas, ter um carro com caixa automática já não é aquele pesadelo, ou sacrilégio... Existem algumas que são até bastante agradáveis de usar e já nem falamos que a maioria dos fabricantes de super carros já nem oferece a opção de caixa manual.  No entanto, há que ter atenção no momento de comprar um carro com caixa automática, pois existem bastantes tipos de caixa e cada um com os seus pontos fortes e fracos. Com este artigo espero que consigam perceber quais são os vários tipos de caixas automáticas que existem e quais as características que melhor se adaptam ao vosso gosto. Existem 3 tipos de caixas automáticas: Caixa Automática de Dupla Embraiagem, Caixa Automática Conversor de Binário e Caixa Automática CVT (Continuously Va...

5 futuros clássicos para investir 2015 - Fiz bem as previsões ou não?

Há 10 anos, publiquei um artigo sobre futuros clássicos para investir edição de 2015 , e achei que seria interessante fazer um exercício: E se tivessem seguido os meus conselhos? Teriam ganho ou perdido dinheiro? Foto: Influx Nesse ano, um dos carros que sugeri que iria valorizar foi o Fiat Barchetta . Durante vários anos, o Fiat Barchetta foi um carro super barato e provavelmente um dos mais divertidos que conduzi pelo preço. Com um chassis leve e um motor 1.8 de 130 cavalos, só pecava por ser tração dianteira, mas ainda assim era bastante divertido de conduzir — a traseira soltava-se com facilidade e de forma controlada. No artigo de 2015, referi que os preços rondavam os 4.000 € / 5.000 €, e que exemplares fora de série e em estado excecional podiam chegar aos 6.500 €. Em 2025, um Fiat Barchetta custa cerca de 10.000 € / 10.500 €, e já vi exemplares vendidos por 12.000 €. Se tivessem seguido o meu conselho, em 10 anos tinham ganho cerca de 5.000 € . Nada mau investimento para um F...