Um pouco por todo o mundo, existe aquela ideia, entre os entusiastas de automóveis, que um carro desportivo, como deve ser, tem de ter uma caixa de velocidades manual. Porque a caixa manual dá um controlo total do carro, porque deixa explorar o carro até aos limites, porque, porque, porque...
No entanto, é verdade que existem cada vez mais carros desportivos que saem com uma caixa de velocidades automática. Eu falo dos Ferrari 458 Itália, dos McLaren MP4-12C e de muitos outros exemplos de desportivos que invadem os nossos sonhos.
Não sei se muitos dos entusiastas de carros que existem por aí têm isto em mente! É muito frequente quando se faz a pergunta: manual ou automática, que a esmagadora maioria responda manual. E, paradoxalmente, também é frequente dizerem que um McLaren MP4-12C é uma grande máquina apesar de não ter uma caixa manual. Será que se esquecem desse pequeno pormenor?
E outra coisa engraçada é que, apesar dos entusiastas dizerem que um carro desportivo como deve ser tem de ter caixa manual, cada vez mais, os carros feitos para os entusiastas são construídos com caixa automática.
As caixas manuais dão mais controlo ao carro, mas a meu ver deixaram de ser eficientes. Numa condução mesmo agressiva e focada, não é muito melhor ter o poder de mudar de relação na ponta dos vossos dedos? Não seria uma experiência mais agradável? Eu penso que sim e muito sinceramente preferia ter um Porsche com uma caixa PDK do que um Porsche com caixa manual, e a Porsche até é das poucas marcas que dá a hipótese de escolher.
Caixa CVT |
Felizmente, a tecnologia tem evoluído e em relação às caixas automáticas, essas, têm dado passos de gigante e são cada vez mais poupadas, mais fiáveis e até mais divertidas de se conduzir. Antigamente, sim, as caixas automáticas eram horríveis e as pessoas só as compravam se não tivessem outra hipótese, mas hoje em dia, ter um carro com caixa automática já não é tão aborrecido, principalmente num carro como o Mitsubishi Evolution X ou Lamborghini Aventador. ;)
Comentários