Avançar para o conteúdo principal

Manual ou Automático?

Um pouco por todo o mundo, existe aquela ideia, entre os entusiastas de automóveis, que um carro desportivo, como deve ser, tem de ter uma caixa de velocidades manual. Porque a caixa manual dá um controlo total do carro, porque deixa explorar o carro até aos limites, porque, porque, porque...


No entanto, é verdade que existem cada vez mais carros desportivos que saem com uma caixa de velocidades automática. Eu falo dos Ferrari 458 Itália, dos McLaren MP4-12C e de muitos outros exemplos de desportivos que invadem os nossos sonhos.

Não sei se muitos dos entusiastas de carros que existem por aí têm isto em mente! É muito frequente quando se faz a pergunta: manual ou automática, que a esmagadora maioria responda manual. E, paradoxalmente, também é frequente dizerem que um McLaren MP4-12C é uma grande máquina apesar de não ter uma caixa manual. Será que se esquecem desse pequeno pormenor? 
E outra coisa engraçada é que, apesar dos entusiastas dizerem que um carro desportivo como deve ser tem de ter caixa manual, cada vez mais, os carros feitos para os entusiastas são construídos com caixa automática.

As caixas manuais dão mais controlo ao carro, mas a meu ver deixaram de ser eficientes. Numa condução mesmo agressiva e focada, não é muito melhor ter o poder de mudar de relação na ponta dos vossos dedos? Não seria uma experiência mais agradável? Eu penso que sim e muito sinceramente preferia ter um Porsche com uma caixa PDK do que um Porsche com caixa manual, e a Porsche até é das poucas marcas que dá a hipótese de escolher.

Caixa CVT

Felizmente, a tecnologia tem evoluído e em relação às caixas automáticas, essas, têm dado passos de gigante e são cada vez mais poupadas, mais fiáveis e até mais divertidas de se conduzir. Antigamente, sim, as caixas automáticas eram horríveis e as pessoas só as compravam se não tivessem outra hipótese, mas hoje em dia, ter um carro com caixa automática já não é tão aborrecido, principalmente num carro como o Mitsubishi Evolution X ou Lamborghini Aventador. ;)


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Filtros K&N - Afinal são bons? Ou são bons para deitar fora?

Sabem qual é a principal modificação que as pessoas fazem a um carro ou mota? Não é velas, nem suspensões, nem travões, nem adicionar turbos ao motor... É fazer modificações na admissão de ar do motor.  Já devem ter ouvido falar dos filtro de ar da K&N. Já faz um tempo que tenho andado a estudar este assunto. Parece que existem duas pessoas no mundo. As que gostam do filtro K&N e as que dizem mal do filtro. Eu fiz muita pesquisa, vi muitos vídeos e li muitos artigos, falei com pessoas que os usam e vou tentar dizer-vos qual é a minha conclusão sobre tudo o que se diz sobre estes filtros. Mas primeiro, vamos a uma lição de história. Os filtros K&N nasceram da necessidade de dois malucos por corridas de motos em terra batida (sim, corridas com MUITO PÓ mesmo, e já vão ver porque é que esta ressalva é importante), que se queixavam dos filtros normais de papel que ficavam obstruídos muito depressa, o que baixava a performance do motor. Para além disso era uma...

Quais os diferentes tipos de Caixas Automáticas e as suas vantagens/desvantagens

É provável que ande ativamente à procura de um carro com mudanças automáticas. As caixas automáticas são cada vez mais eficientes e mais práticas de usar em todas as situações de condução, mas principalmente em cidade. Também é verdade que mesmo para os entusiastas, ter um carro com caixa automática já não é aquele pesadelo, ou sacrilégio... Existem algumas que são até bastante agradáveis de usar e já nem falamos que a maioria dos fabricantes de super carros já nem oferece a opção de caixa manual.  No entanto, há que ter atenção no momento de comprar um carro com caixa automática, pois existem bastantes tipos de caixa e cada um com os seus pontos fortes e fracos. Com este artigo espero que consigam perceber quais são os vários tipos de caixas automáticas que existem e quais as características que melhor se adaptam ao vosso gosto. Existem 3 tipos de caixas automáticas: Caixa Automática de Dupla Embraiagem, Caixa Automática Conversor de Binário e Caixa Automática CVT (Continuously Va...

5 futuros clássicos para investir 2015 - Fiz bem as previsões ou não?

Há 10 anos, publiquei um artigo sobre futuros clássicos para investir edição de 2015 , e achei que seria interessante fazer um exercício: E se tivessem seguido os meus conselhos? Teriam ganho ou perdido dinheiro? Foto: Influx Nesse ano, um dos carros que sugeri que iria valorizar foi o Fiat Barchetta . Durante vários anos, o Fiat Barchetta foi um carro super barato e provavelmente um dos mais divertidos que conduzi pelo preço. Com um chassis leve e um motor 1.8 de 130 cavalos, só pecava por ser tração dianteira, mas ainda assim era bastante divertido de conduzir — a traseira soltava-se com facilidade e de forma controlada. No artigo de 2015, referi que os preços rondavam os 4.000 € / 5.000 €, e que exemplares fora de série e em estado excecional podiam chegar aos 6.500 €. Em 2025, um Fiat Barchetta custa cerca de 10.000 € / 10.500 €, e já vi exemplares vendidos por 12.000 €. Se tivessem seguido o meu conselho, em 10 anos tinham ganho cerca de 5.000 € . Nada mau investimento para um F...