Avançar para o conteúdo principal

Citroen AX BB - O AX Português

Update Março de 2017: Já faz 5 anos que foi escrito este artigo no meu blog. Ao longo destes anos algumas pessoas enviaram-me emails a dizer que tinham, ou conheciam quem tinha o Citroen AX BB, mas nunca enviaram imagens. Mas há cerca de uma semana, voltei a receber notícias do AX BB que foi ao salão de Genebra e sabe-se que o carro está vivo e em boa forma. Também sabe-se que está à procura de novo dono.

Infelizmente ainda está pintado de preto (a cor dele original era branco) mas apesar disso, o carro parece estar um muito bom estado. Para além das jantes que estão nas fotos, também trás as jantes originais.

Ficam aqui algumas imagens, incluindo fotos do belíssimo interior em tom Camel que é exclusivo do AX BB que foi a Genebra. Mais uma vez se souberem de algum AX BB peço que enviem fotos para o email welikecars.mail@gmail.com .







Texto original Maio 2012

Eu podia estar aqui a falar do pequeno e esguio Citroen AX. Eu podia dizer o quão espectacular o carro era na altura. Pequeno, giro, super leve, super económico e com uma linha de motores que para o peso do carro eram super potentes. O AX GTI de 1991 vinha com um motor que debitava 100 cavalos e isso é impressionante tendo em conta que o carro pesava apenas 795kg. O resultado era 0-100 km/h em apenas 8.7 segundos!

Era normal ver Citroen's AX Sport (95 cv) e GTI (100 cv) a correr em provas de competição sem qualquer modificação.

Mas falar de um Citroen AX GTI apesar dos anos que passaram é super banal. Aliás, foram fabricados mais de 2.4 milhões AX's... 

Mas 50 desses AX's são muito especiais e raros e foram construídos em Portugal. 

O Citroen AX BB é a versão descapotável deste pequeno carro francês. Sim! Existe uma versão descapotável do AX!

Aqui está o famoso Citroen AX BB GT Cabrio que foi a Genebra.

Reza a história que a AG Engineering criou em 1988 uma versão descapotável do Citroen AX GT. Esta versão não teve nada a ver com a Citroen, ou por outras palavras, não era oficial, mas, a Citroen não se opôs a este projecto e a Benjamin Barral (é daqui que veio o nome BB) foi a empresa que ficou responsável em vender este carro ao público. O BB GT Cabrio foi apresentado no salão de Genebra  (Sim, naquele tempo até empresas Portuguesas iam a Genebra... loucura!)
O carro foi um sucesso no Salão. Toda a gente gostou e as encomendas eram muitas. Infelizmente devido ao penoso processo de homologação deste carro (3 anos) o que parecia ser uma boa ideia depressa se tornou num pesadelo e deixou de ser economicamente viável, houve muitas encomendas canceladas e dizem que apenas 50 destes Citroen AX BB Cabrio foram feitos. Havia a hipótese de equipar este carro com todo o tipo de motores disponíveis para o AX, sendo o GT o mais potente e desejado. Em 1991 entre 50 a 60 carros destes foram vendidos e depois a produção parou.

Aqui está uma imagem do carro no salão de Genebra.

Sei que isto tudo pode parecer bastante surpreendente. Existem poucas pessoas que sabem da existência de um Citroen AX descapotável homologado e feito em Portugal... Mas isto está prestes a ficar ainda mais interessante pois encontrei à venda na Internet o AX BB GT Cabrio que foi a Genebra. 

E eram estas as imagens que acompanhavam o anúncio da Internet deste carro. Se repararem, houve algumas mudanças estéticas.

O dono tinha recebido o carro do avô, que na altura trabalhava na Citroen. O carro que foi a Genebra é o único que tem o interior em pele de cor camel. Também é dos poucos (cerca de 20) que tinham o motor 1.4. Infelizmente o dono que herdou o carro do avô teve a triste ideia de pintar o carro de preto (o carro era originalmente branco), mudou as jantes e colocou ponteiras de escape... sim o novo dono era mesmo novo. Mas todas estas modificações eram fáceis de remendar e bastava um pequeno investimento para colocar o carro completamente original.

Mais outra imagem do carro. Ainda dá para ver que o interior é original.

O AX BB GT esteve à venda por alguns meses a 4000 euros e foi vendido em Fevereiro a alguém que teve olho para este negócio. Não é todos os dias que se vêem carros extremamente raros e em bom estado (apesar das modificações) por este preço. É claramente um carro que daqui a 5/10 anos vai valer bom dinheiro.

Para além do carro que foi a Genebra existem relatos de mais AX's descapotáveis a circular pelas ruas de Portugal. Gostava imenso de saber o paradeiro de alguns e de receber algumas fotografias. E gostava de saber especialmente o que aconteceu ao modelo que foi a Genebra. Por isso deixo aqui o apelo. Se alguém vir algum destes carros envie fotos para welikecars.mail@gmail.com

Aqui uma antiga publicidade do Citroen AX BB Cabrio. Muito fixe!

Fiquei um pouco triste por não ter visto isto mais cedo e fiquei também maravilhado com as coisas fantásticas que descobrimos quando gostamos mesmo de carros. Quem diria que tínhamos feito um Citroen AX descapotável e que o tínhamos levado a Genebra? 

Podem ver mais imagens do Citroen AX BB GT Cabrio aqui.

Comentários

Anónimo disse…
eu sou maluco por ax´s e entao o descapotavel era um sonho se eu tivesse um.mas ja fico muito feliz em ter um ax gt.
eu ate tenho um club pata que tambem adora ax´s por isso deixo aqui o link para que possam desfrutar do meu site
http://www.facebook.com/pages/Citroen-ax-club-portugal/325564117473711#!/pages/Citroen-ax-club-portugal/325564117473711
caso nao consigam seguir o link do sinte é
facebook>procurar citroen ax club portugal.
espero que gostem
Anónimo disse…
boas amigo esse carro que voçe diz que foi grande negocio nao o foi pois esta demasiado podre e a precisar de muitas intrevençoes!para alem desse sei de um mk2 totalmente original e vermelho como esse que mostra!
Nelson disse…
apos estes anos passados (12-19), qual o ponto de situacao destas gemas. Eu sei onde anda o numero 7 e tive noticias do 15, o ano passado... Onde andam os restantes? Afinal se foram 50... Devem existir mais sobreviventes
Anónimo disse…
Conheço o chassi nr 10 ou 11. Está na ilha de Santa. Ária nos Açores e em ótimas condições pelo que é um carro de garage. É apenas faz uns passeios ou casamentos etc por ano... É o que está no panfleto oficial com capota preta. O dono é acessível se quiserem fazer alguma reportagem!

Mensagens populares deste blogue

Filtros K&N - Afinal são bons? Ou são bons para deitar fora?

Sabem qual é a principal modificação que as pessoas fazem a um carro ou mota? Não é velas, nem suspensões, nem travões, nem adicionar turbos ao motor... É fazer modificações na admissão de ar do motor.  Já devem ter ouvido falar dos filtro de ar da K&N. Já faz um tempo que tenho andado a estudar este assunto. Parece que existem duas pessoas no mundo. As que gostam do filtro K&N e as que dizem mal do filtro. Eu fiz muita pesquisa, vi muitos vídeos e li muitos artigos, falei com pessoas que os usam e vou tentar dizer-vos qual é a minha conclusão sobre tudo o que se diz sobre estes filtros. Mas primeiro, vamos a uma lição de história. Os filtros K&N nasceram da necessidade de dois malucos por corridas de motos em terra batida (sim, corridas com MUITO PÓ mesmo, e já vão ver porque é que esta ressalva é importante), que se queixavam dos filtros normais de papel que ficavam obstruídos muito depressa, o que baixava a performance do motor. Para além disso era uma...

Quais os diferentes tipos de Caixas Automáticas e as suas vantagens/desvantagens

É provável que ande ativamente à procura de um carro com mudanças automáticas. As caixas automáticas são cada vez mais eficientes e mais práticas de usar em todas as situações de condução, mas principalmente em cidade. Também é verdade que mesmo para os entusiastas, ter um carro com caixa automática já não é aquele pesadelo, ou sacrilégio... Existem algumas que são até bastante agradáveis de usar e já nem falamos que a maioria dos fabricantes de super carros já nem oferece a opção de caixa manual.  No entanto, há que ter atenção no momento de comprar um carro com caixa automática, pois existem bastantes tipos de caixa e cada um com os seus pontos fortes e fracos. Com este artigo espero que consigam perceber quais são os vários tipos de caixas automáticas que existem e quais as características que melhor se adaptam ao vosso gosto. Existem 3 tipos de caixas automáticas: Caixa Automática de Dupla Embraiagem, Caixa Automática Conversor de Binário e Caixa Automática CVT (Continuously Va...

5 futuros clássicos para investir 2015 - Fiz bem as previsões ou não?

Há 10 anos, publiquei um artigo sobre futuros clássicos para investir edição de 2015 , e achei que seria interessante fazer um exercício: E se tivessem seguido os meus conselhos? Teriam ganho ou perdido dinheiro? Foto: Influx Nesse ano, um dos carros que sugeri que iria valorizar foi o Fiat Barchetta . Durante vários anos, o Fiat Barchetta foi um carro super barato e provavelmente um dos mais divertidos que conduzi pelo preço. Com um chassis leve e um motor 1.8 de 130 cavalos, só pecava por ser tração dianteira, mas ainda assim era bastante divertido de conduzir — a traseira soltava-se com facilidade e de forma controlada. No artigo de 2015, referi que os preços rondavam os 4.000 € / 5.000 €, e que exemplares fora de série e em estado excecional podiam chegar aos 6.500 €. Em 2025, um Fiat Barchetta custa cerca de 10.000 € / 10.500 €, e já vi exemplares vendidos por 12.000 €. Se tivessem seguido o meu conselho, em 10 anos tinham ganho cerca de 5.000 € . Nada mau investimento para um F...