Avançar para o conteúdo principal

Clássicos | AUDI RS2 Avant by Porsche

As pessoas costumam dizer que sou um fanático de carros e que sei do que falo, mas, de vez em quando, lá aparece um ou outro carro que me deixa completamente à nora. Foi o que aconteceu quando me cruzei pela primeira vez por um Audi RS2 Avant. Digamos que todos aqueles símbolos da Porsche me fizeram pensar que o dono deste Audi tinha algum complexo de inferioridade. No entanto, aquele carro ficou-me a fazer confusão na cabeça. Sim, era um Audi com alguns adornos da Porsche espalhados pelo carro, mas estava tudo muito bem feito, parecia que o carro tinha saído assim de fábrica. 


E em verdade vos digo, devia ter encerrado este blog e tudo o que fosse relacionado com a marca We Like Cars, por ter pensado tão mal do dono deste espectacular Audi RS2 Avant. É um dos carros mais impressionantes que alguma vez saiu da linha de montagem da fábrica da Porsche! Confusos? Então leiam isto, pois este carro é épico em todas as frentes!

A Audi em 1994 lançou em conjunto com a Porsche uma carrinha super rápida para aquelas famílias que querem ser sempre as primeiras a chegar a todo o lado. O motor de 2.2 de 5 cilindros e 20 válvulas turbinado deste Audi foi modificado e melhorado pela Porsche dando um resultado final de 315 cv de potência e 410 N.m de binário! Isto fazia com que os 1600 kg deste carro fossem dos 0-100 km/h em apenas 4.8 segundos. O carro tinha todas as regalias que muitos carros hoje em dia ainda não têm e claro,  o sistema Quattro aliado ao motor explosivo fez feitos impensáveis na altura. A aceleração deste carro dos 0-50 km/h era de 1.5 segundos! Mais rápido que o McLaren F1, o hiper carro que todos conhecemos!
Mesmo nos dias de hoje, esta carrinha tem performances de outro mundo.


Portanto, é uma carrinha super rápida, com todos os luxos que uma pessoa pode querer num carro, com potência para dar e para vender e graças a um chassis de sonho, a uma suspensão aperfeiçoada pela Porsche e o sistema Quattro, fazer curvas neste RS2 era um mimo. Mesmo em condições atmosféricas adversas, era fácil de domar este carro e levar toda a família em segurança ao destino. 

É também um carro cheio de detalhes que vai fazer-nos ficar a olhar para ele alguns minutos. As jantes, os espelhos retrovisores e os travões da Brembo eram os mesmos que se podiam encontrar no Porsche 911(964) Turbo. São pequenos detalhes que mostram que este carro é mesmo muito especial. 

Foram feitos apenas 2891 carros destes! E algumas destas máquinas estão disponíveis para venda em Portugal a partir dos 20.000 euros. São carros que mais tarde vão ter um valor comercial bastante elevado e apesar de tanta potência e tecnologia de ponta, esta é uma das Audi Avant mais fiáveis que a Audi alguma vez lançou para o mercado. Como disse um carro verdadeiramente épico!


Só fico é com pena de não ter tirado fotografias ao RS2 Avant que vi o domingo passado. A minha ignorância privou-me de ter tirado fotografias num cenário de sonho ao pé de uma praia a um dos carros mais espectaculares alguma vez feitos. Se virem um destes já sabem!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Filtros K&N - Afinal são bons? Ou são bons para deitar fora?

Sabem qual é a principal modificação que as pessoas fazem a um carro ou mota? Não é velas, nem suspensões, nem travões, nem adicionar turbos ao motor... É fazer modificações na admissão de ar do motor.  Já devem ter ouvido falar dos filtro de ar da K&N. Já faz um tempo que tenho andado a estudar este assunto. Parece que existem duas pessoas no mundo. As que gostam do filtro K&N e as que dizem mal do filtro. Eu fiz muita pesquisa, vi muitos vídeos e li muitos artigos, falei com pessoas que os usam e vou tentar dizer-vos qual é a minha conclusão sobre tudo o que se diz sobre estes filtros. Mas primeiro, vamos a uma lição de história. Os filtros K&N nasceram da necessidade de dois malucos por corridas de motos em terra batida (sim, corridas com MUITO PÓ mesmo, e já vão ver porque é que esta ressalva é importante), que se queixavam dos filtros normais de papel que ficavam obstruídos muito depressa, o que baixava a performance do motor. Para além disso era uma...

Adamastor - Um desportivo português

Mas o que é isto? Um desportivo desenvolvido em Portugal de raiz?  Sim, ao que parece a empresa Circleroad já vai na terceira versão do protótipo que vai ser conhecido como o Adamastor. Um carro desportivo focado na pista, mas que pode ser usado nas estradas totalmente dentro da legalidade.  Pouco se sabe sobre este Adamastor e as suas características técnicas. Sabemos que o seu nome de código é P003RL que, trocado por miúdos, o P003 significa que este é já o terceiro protótipo do Adamastor e o RL quer dizer "Road Legal".  Diz que o carro vai ter um chassis tubular de baixo peso, focado para pista, mas ao mesmo tempo com requinte suficiente para poder ser utilizado nas estradas Portuguesas. Em termos de motor a marca diz que este é totalmente personalizável, o que me leva a crer que o cliente pode adquirir um motor qualquer, desde que caiba no chassis do Adamastor... Não sei bem como é que isso vai funcionar, mas penso que seria bom existir uma espécie de...

Opinião | Jantes: Quanto maior melhor?

Hoje em dia o mundo automóvel foi tomado de assalto por jantes cada vez maiores. Aliás a moda das jantes grandes tem tantos entusiastas que os construtores de automóveis começaram a oferecer opções de jantes cada vez maiores. O céu é o limite para o tamanho das jantes, principalmente se formos para países como os Estados Unidos, onde é possível encontrar Toyotas Corolla com jantes de 23 polegadas. Mas será que as jantes maiores têm alguma vantagem para além de serem mais vistosas? Se recuarmos 10 anos, era muito raro encontrar jantes com um tamanho maior do que 17 polegadas. E essas só estavam reservadas aos carros mais desportivos. Os construtores automóveis a pouco e pouco foram aumentando o tamanho das jantes principalmente com o advento das jantes de liga leve. Hoje em dia mesmo os carros mais baratos e económicos vêm com jantes de 16 e opções de jantes até às 19 polegadas! É uma loucura, mas pelos vistos, é o que as pessoas querem.  Portanto, isto é o que acontece...