Avançar para o conteúdo principal

10 dicas essenciais para assistir corridas ao vivo.

Ir ao Autódromo e passar lá um dia pode parecer uma boa ideia mas se não formos devidamente apetrechados com algumas coisas bastante simples esse dia pode tornar-se num pesadelo. 

24 Horas de Le Mans 2010

De forma a não abandonarem o autódromo precocemente ficam aqui umas dicas bastante úteis para aguentarem um dia inteiro a ver e a ouvir as máquinas.

Autódromo do Estoril

1 - Protector Solar

Por mais idiota que possa parecer o protector solar é mesmo um dos bens essenciais para quem vai passar um dia a ver corridas no autódromo. Acreditem porque hoje senti isso na pele. 
Levem um creme protector para colocar na cara e noutras partes do corpo que estejam expostas.

2 - Boné de pala

Se pensavam que a malta que anda nas corridas e nos autódromos é toda bimba por andar com bonés de pala então pensem outra vez. É talvez um dos elementos indispensáveis para quem vai assistir a uma corrida de automóveis. Muitas vezes as bancadas não são cobertas e estar a levar com o sol directamente na cabeça pode causar mal estar e até problemas com a saúde.

3 - Casaco

Mais um elemento completamente indispensável se não querem apanhar constipações. No inverno isto é obviamente essencial mas mesmo no verão um casaco pode poupar-vos uma constipação devido ao vento e outras condições atmosféricas imprevistas. 

4 - Calçado confortável

Quando forem assistir a uma corrida e se tiverem acesso a todo o autódromo (bancadas, paddock, etc.) então preparem-se para andar muito. Mesmo muito! Estar 1 hora ou mais a assistir a uma corrida sempre no mesmo ponto é uma seca daí que ver os automóveis em acção noutros pontos do circuito é sempre agradável para desanuviar. O problema é que por vezes temos de fazer grandes caminhadas para nos deslocarmos de uma ponta a outra do autódromo e se for a uma corrida como Le Mans então o melhor mesmo é terem uma scooter à mão.

5 - Máquina Fotográfica (ou de filmar)

Qual é a piada de ir ver máquinas espectaculares sem tirar fotografias para comprovar que estivemos lá? Normalmente vão encontrar máquinas em autódromos que nunca imaginavam ver ao vivo. Filmar as largadas também é muito interessante.

Há quem diga que uma imagem vale mais do que mil palavras por isso nada melhor do que tirar umas boas fotografias ou fazer uns bons filmes para explicar aos amigos o quão fixe é ir ao Autódromo ver as máquinas e os pilotos a competir.

6 - Protector Auditivo

Metade da piada de assistir a uma corrida de automóveis está no som inacreditavelmente alto dos motores. É música para os ouvidos de um fanático por carros mas para quem tem os ouvidos sensíveis estar a ouvir carros a debitar som a altos decibéis pode causar uma grande dor de ouvidos, principalmente se a prova for de longa duração. Nesses casos é sem dúvida essencial ter um protector auditivo.

7 - Dinheiro

Sim dinheiro! Muitas corridas organizadas têm montes de stands com souveniers para os entusiastas de automóveis. Desde equipamento oficial das equipas, a roupa, miniaturas, revistas, livros, fotografias, pinturas... Um cento de coisas que pode levar um entusiasta à loucura. Como normalmente esses pequenos stands não aceitam cartões de crédito ou multibanco, mais vale andar com algum dinheiro na carteira.

8 - Passe com acesso ao Paddock e Boxes

Para ver uma corrida quanto mais acessos o vosso bilhete tiver melhor. Ter acesso às bancadas todas é bom para ver a corrida de longe em várias bancadas mas ter um passe com acesso ao Paddock e às boxes é mesmo o melhor que podem comprar. Primeiro porque temos a liberdade para ir a todo o lado sem preocupações, depois porque é no Paddock e nas Boxes que se passa metade da diversão quando não está a decorrer nenhuma corrida. Acreditem que os euros extra para ter acesso a estes locais vão compensar e muito.

O acesso ao Paddock e às Boxes é o mais interessante de tudo aquilo que vão ver numa corrida. Ver os mecânicos e os pilotos a trabalhar (antes da corrida) dá uma sensação mais intimista da prova.
Foto das boxes da equipa JMW nas 24 Horas de Le Mans 2010.


9 - Programa

Pode parecer básico mas é sempre bom ter um programa connosco para sabermos sempre o que está a acontecer e quando vai acontecer.

10 - Boa disposição!

Claro que tem de haver boa disposição, desfrutem do dia, do som dos motores e das máquinas. Falem com outros entusiastas e até com pilotos e outros membros do staff. Estamos ali todos para nos divertir. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Adamastor - Um desportivo português

Mas o que é isto? Um desportivo desenvolvido em Portugal de raiz?  Sim, ao que parece a empresa Circleroad já vai na terceira versão do protótipo que vai ser conhecido como o Adamastor. Um carro desportivo focado na pista, mas que pode ser usado nas estradas totalmente dentro da legalidade.  Pouco se sabe sobre este Adamastor e as suas características técnicas. Sabemos que o seu nome de código é P003RL que, trocado por miúdos, o P003 significa que este é já o terceiro protótipo do Adamastor e o RL quer dizer "Road Legal".  Diz que o carro vai ter um chassis tubular de baixo peso, focado para pista, mas ao mesmo tempo com requinte suficiente para poder ser utilizado nas estradas Portuguesas. Em termos de motor a marca diz que este é totalmente personalizável, o que me leva a crer que o cliente pode adquirir um motor qualquer, desde que caiba no chassis do Adamastor... Não sei bem como é que isso vai funcionar, mas penso que seria bom existir uma espécie de mod

Filtros K&N - Afinal são bons? Ou são bons para deitar fora?

Sabem qual é a principal modificação que as pessoas fazem a um carro ou mota? Não é velas, nem suspensões, nem travões, nem adicionar turbos ao motor... É fazer modificações na admissão de ar do motor.  Já devem ter ouvido falar dos filtro de ar da K&N. Já faz um tempo que tenho andado a estudar este assunto. Parece que existem duas pessoas no mundo. As que gostam do filtro K&N e as que dizem mal do filtro. Eu fiz muita pesquisa, vi muitos vídeos e li muitos artigos, falei com pessoas que os usam e vou tentar dizer-vos qual é a minha conclusão sobre tudo o que se diz sobre estes filtros. Mas primeiro, vamos a uma lição de história. Os filtros K&N nasceram da necessidade de dois malucos por corridas de motos em terra batida (sim, corridas com MUITO PÓ mesmo, e já vão ver porque é que esta ressalva é importante), que se queixavam dos filtros normais de papel que ficavam obstruídos muito depressa, o que baixava a performance do motor. Para além disso era uma gra

Opinião | Jantes: Quanto maior melhor?

Hoje em dia o mundo automóvel foi tomado de assalto por jantes cada vez maiores. Aliás a moda das jantes grandes tem tantos entusiastas que os construtores de automóveis começaram a oferecer opções de jantes cada vez maiores. O céu é o limite para o tamanho das jantes, principalmente se formos para países como os Estados Unidos, onde é possível encontrar Toyotas Corolla com jantes de 23 polegadas. Mas será que as jantes maiores têm alguma vantagem para além de serem mais vistosas? Se recuarmos 10 anos, era muito raro encontrar jantes com um tamanho maior do que 17 polegadas. E essas só estavam reservadas aos carros mais desportivos. Os construtores automóveis a pouco e pouco foram aumentando o tamanho das jantes principalmente com o advento das jantes de liga leve. Hoje em dia mesmo os carros mais baratos e económicos vêm com jantes de 16 e opções de jantes até às 19 polegadas! É uma loucura, mas pelos vistos, é o que as pessoas querem.  Portanto, isto é o que acontece qua