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Clássicos | Subaru SVX - O sonho da Subaru

Os japoneses nos finais dos anos 80 e inícios dos anos 90 deram ao mundo os mais espectaculares e inovadores carros desportivos. Nessa época, a economia japonesa estava em altas e as marcas de automóveis, que até há pouco tempo restringiam-se a vender carros utilitários para todo o mundo, viram-se com dinheiro para investir e quiseram subir a fasquia para os mercados premium. O resultado foi carros como o Honda NSX, ou o Nissan 300ZX, Toyota Supra, Mitsubishi 3000 GT, a criação da Lexus e muito mais...  Na altura, também a Subaru estava a querer dar nas vistas, depois de todos os seus concorrentes terem feito carros que espantaram o mundo, a Subaru necessitava de um "Halo Car" para que as pessoas falassem da marca e visitassem os seus stands. Foi então que a Subaru avançou com o SVX, um sonho que os engenheiros da Subaru quiseram tornar realidade. SVX quer dizer Subaru Vehicle X. Foi um carro que em termos de design foi desenvolvido em cooperação com Giorgetto Giugia

Consumos - Como obter resultados anunciados pelas marcas?

Noutro dia, no café, oiço um grupo de pessoas em amena cavaqueira sobre combustíveis e a conversa resvalou para os consumos dos carros e todas as trafulhices e até mitos de como eram feitos os testes e de como os testes eram uma farsa. Antes de também irem buscar as vossas foices e ancinhos, vamos analisar estes testes e vamos ver se realmente são datados, se são trafulhice, e se é possível realmente fazer os consumos que as marcas anunciam.  Mas como funcionam os testes? Na Europa a norma pela qual se fazem os testes de emissões e consumo é a NEDC (New European Driving Cycle), apesar do nome referir, "new", é um teste que remonta dos anos 70 e a última vez que foi alterado foi em 1997. Uma das principais críticas a este ciclo de testes que simula a típica utilização de um veículo em cidades europeias é que já é muito datado, tem alguns pressupostos que dificilmente as pessoas vão abdicar e para além disso é um ciclo que não reflecte em nada a típica condução d

2 carros incríveis que estão neste momento à venda em Portugal

Caros leitores, vocês sabem qual é um dos meus passatempos favoritos de sempre? Estar a ver anúncios de classificados nos mais variados sites online. Na altura em que andava à procura do meu desportivo, gastava todos os dias cerca de 2 a 3 horas a procurar... isto durante 24 meses! Pode parecer obsessão, mas no final até compensou e é um estranho vício procurar carros e ver preços, e ver características, imaginar como seria ser proprietário do carro e claro todo aquele exercício mental do será que está bom? E o preço é bom? Então e os extras? E será que vai valorizar? Acreditem que é mesmo um vício... Qual TV, qual Playstation, qual correr, qual facebook... Dêem-me um telemóvel com acesso à internet e tenho entretenimento para um bom par de horas... De vez em quando apanho coisas bastantes interessantes no Standvirtual, ou OLX... Lembro-me de ter encontrado um Jaguar XJ8 que tinha estado ao serviço do Ministro dos Negócios Estrangeiros do Governo Protuguês, e que depois foi enviad

Conduzir um super carro

Já fez, talvez, uns 2 anos desde que tive a experiência de conduzir um Ferrari. Quando sai do carro, estava todo entusiasmado para ir escrever no blog do We Like Cars sobre essa experiência e depois de algumas horas a escrever e a rescrever, a apagar e a começar de novo, decidi desistir da ideia por esse dia... No dia seguinte tentei outra vez sem sucesso... Talvez quando enviarem o vídeo da experiência, eu consiga... não. E passou uma semana, um mês, um ano e hoje estou aqui a tentar falar sobre aquilo que não consegui transcrever para um documento digital, outra vez. Existem alguns factos que as pessoas têm de ter em conta quando se sentam num super carro. É que são carros de outra liga, são carros de outro mundo, não é nada como o carro que conduzem todos os dias. As pessoas caem no erro em dizer: "Mas tem 4 rodas, como todos os, outros, um motor, como todos os outros, volante como todos os outros..." Sim, os componentes são como todos os outros, mas é o mesmo q

Test-Drive | 2015 Smart ForFour Prime

Eu não gosto de Smarts. Especialmente do antigo Smart Fortwo, até porque o antigo Smart Forfour e o Smart Roadster eram carros muito porreiros. Mas o Fortwo? abominava o carro. E acima de tudo abominava o Marketing por de trás deste carro. Vinham com uma grande conversa do chassis em Tridion que foi uma característica de segurança tão exagerada por parte da Smart que as pessoas ficavam com a percepção de que o carro era mais seguro do que outros carros maiores e de segmentos superiores. O que é de doidos, mas realmente, existiam pessoas convencidíssimas disto e mesmo de uma forma fanática. Claro que testes como este , refutavam completamente todos os argumentos a favor da segurança do Smart. É impossível um carro tão pequeno, leve e sem uma frente longa o suficiente para amortecer os impactos ser um carro seguro. O próprio Insurance Institute for Highway Safety constata isso  neste vídeo . Depois vem a parte da poupança de combustível. O Smart não era um carro extraordinaria

5 carros que se tornaram irresistíveis por causa da desvalorização

Ah! O nosso amigo "desvalorização", é o mal de quem compra carro, mas é também o mais amado para quem compra carro em segunda mão. É certo que existem carros que sofrem desvalorizações mais fortes que outros, mas este artigo é sobre 5 carros que nunca foram amados pelos fãs ou pela crítica, mas que com ajuda do nosso amigo desvalorização, tornaram-se irresistíveis. Vamos lá então? 1. Honda CR-Z Lançado em 2010 o Honda CR-Z era supostamente o carro que a Honda estava a precisar para conquistar de volta os fãs da Honda. Mas infelizmente a Honda deu aos fãs um carro híbrido e eles não ficaram lá muito contentes. O carro também não foi muito bem recebido pela imprensa. Sim o carro era bom, e tinha um comportamento desportivo ao nível de um Mini, mas a potência, ou a falta dela, e os consumos não espantaram os jornalistas. Para além disso é um carro esquisito. Apesar de ter bancos atrás, este carro só pode ser visto como um 2 lugares. Tudo isto aliado a um preço de 26

Test-drive | Fiat Barchetta

Fiat Barchetta, o carro que é preciso ter coragem para o comprar. Porque o Fiat Barchetta é aquele carro que por melhor que seja, ninguém o leva a sério.  Comprar este carro significa transformar a tua vida num pequeno inferno, por várias razões. Vais ter de ouvir os "simpatizantes de automóveis" a dizer coisas como: "Oh compras-te um Fiat? Não tinhas dinheiro para mais? Oh compraste um Fiat? Queres o contacto de um amigo meu que é mecânico e que te pode ajudar quando o teu carro berrar. Depois de levarem estes comentários dos simpatizantes, vêm os aficionados, aqueles que sabem umas coisas, e eles vão dizer: "Oh compraste um Barchetta? Mas esse carro é de tracção dianteira, isso nem é um desportivo a sério. Oh compraste um Barchetta? Sabes que o chassis disso é igual ao Punto não sabes? Isso é uma carroça..." A tormenta é infindável. Se estás a pensar em comprar um carro destes tens de ter a certeza absoluta que o queres. Tens de gostar mesmo dele, po

Clássicos | 5 futuros clássicos low cost edição 2015

Em 2014 fiz um pequeno artigo sobre 5 automóveis  que provavelmente iam valorizar em valor nos próximos anos. Passado um ano decidi voltar a fazer o mesmo exercício, mas desta vez também com uma análise ao que aconteceu ao valor dos automóveis que foram nomeados o ano passado. No ano passado a lista era composta por Mazda MX-5, Suzuki Samurai, Alfa Romeo 166, Volvo 850 T5-R e Honda Prelude 5ª Geração. Os carros que valorizaram mais foi o Mazda MX-5 e o Volvo 850 T5-R (valorizações na casa dos 1000€ em apenas 1 ano) enquanto que os outros mantiveram o seu valor, mas nem por isso a sua disponibilidade. É mais difícil de encontrar Suzuki's Samurai, Preludes e Alfas 166 em bom estado. É caso para dizer que o Mazda MX-5 e o Volvo T5-R já atingiram o estatuto de clássicos e com uma valorização na casa dos 1000€ de 2014 para 2015 é fácil prever que em 2016 e por aí em diante o valor destes carros vai aumentar cada vez mais. Daí que estes dois são automóveis que vale a pena investir e

Test-Drive | Toyota MR2 (ano 2000/2001)

Eu sou um Standvirtualódependente e como quero comprar um carro desportivo para animar os meus fins de semana, ultimamente, as minhas visitas ao site têm sido incessantes e compulsivas. Ora uma visita logo de manhã quando acordo, com os meus filtros pré-definidos, outra à hora de almoço e uma mais geral e extensiva à noite. É uma forma de relaxar e é também uma forma de ir sonhando com o meu futuro carro. Depois de muita pesquisa e ponderação, passo para o envio de emails a fazer algumas perguntas que não vejo respondidas nas descrições e depois, finalmente, faço uma visita ao stand em questão para ver o carro ao vivo. Ontem fui ver 2 Toyotas MR2, pois é um carro desportivo onde eu caibo perfeitamente, como relatado na minha última crónica , e porque é um carro muito especial. Odiado por muitos devido ao seu look e devido à ruptura com os seus antecessores, este patinho feio da Toyota teve vendas terríveis para a Toyota. No entanto trata-se de um dos melhores cabrios de 2 lug