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10 clássicos para investir

Que clássicos comprar? Que carros é que se vão tornar clássicos? Comprar carros já restaurados ou por restaurar? Será caro manter um clássico? Será que vou ver retorno de investimento? São estas as questões que vou hoje responder para quem tem andado a pensar neste assunto. O mercado dos carros clássicos nunca teve tão animado e o saudosismo das máquinas com alma e carácter tem andado a dar a volta à cabeça dos entusiastas.  Cada carro tem o seu valor e cada um valoriza-o de maneira diferente. No entanto todos os carros regen-se pelo mesmo modelo de desvalorização. Quando compramos um carro, mal ele sai do stand, desvaloriza entre 20 a 30% do seu valor e vai continuar a desvalorizar nos próximos 15 anos . Depois começa lentamente a valorizar. A forma como o carro valoriza depende de muitos factores. A popularidade do modelo, a raridade do modelo, o estado do carro... São vários factores que determinam a valorização e não existe uma fórmula mágica para a calcular, é tudo uma questã

Citroen AX BB - O AX Português

Update Março de 2017: Já faz 5 anos que foi escrito este artigo no meu blog. Ao longo destes anos algumas pessoas enviaram-me emails a dizer que tinham, ou conheciam quem tinha o Citroen AX BB, mas nunca enviaram imagens. Mas há cerca de uma semana, voltei a receber notícias do AX BB que foi ao salão de Genebra e sabe-se que o carro está vivo e em boa forma. Também sabe-se que está à procura de novo dono. Infelizmente ainda está pintado de preto (a cor dele original era branco) mas apesar disso, o carro parece estar um muito bom estado. Para além das jantes que estão nas fotos, também trás as jantes originais. Ficam aqui algumas imagens, incluindo fotos do belíssimo interior em tom Camel que é exclusivo do AX BB que foi a Genebra. Mais uma vez se souberem de algum AX BB peço que enviem fotos para o email welikecars.mail@gmail.com . Texto original Maio 2012 Eu podia estar aqui a falar do pequeno e esguio Citroen AX. Eu podia dizer o quão espectacular o carro

We Like Cars - Concurso Autoviva

Estamos a participar com a famosa foto do Ferrari F40 , tirada no Motorclássico 2012 na FIL , no concurso de fotografia da Autoviva . Neste momento estamos em primeiro lugar mas como as votações só acabam dia 28 de Maio deixamos aqui o apelo para os nossos leitores e fãs fazerem "Like" na nossa fotografia através deste link: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=404508079571232&set=a.402295249792515.94143.112932485395461&type=3 Obrigado!

Clássicos | 5 dicas úteis para quem quer investir em clássicos

No fim de semana passado fui à Motorclássico 2012 para ver os carros que ao longo dos anos têm feito as delicias de pessoas de todas as idades.  Ferrari F40 era uma das grandes atracções do Motorclássico na FIL. Quem nos segue pelo Facebook deve ter assistido às várias fotografias que fui colocando no Facebook ao longo da minha visita. Vi carros que nunca pensei ver ali, expandi a minha cultura automóvel e aprendi a valorizar ainda mais um automóvel clássico. Há quem veja um clássico como uma memória, um desejo ou até um investimento . Existe um grande negócio por trás dos automóveis clássicos. A história de que gastar dinheiro num carro é o pior negócio de sempre pode não ser tão verdadeiro quanto isso.  Alpine Renault Berlinette 1600SX. Uma lenda do rally que vale 45000 euros. Os automóveis clássicos podem valer muito dinheiro. Há quem aponte que o investimento num automóvel clássico pode render cerca de 11% ao ano e existe até quem diga que apostar em clá

O Fiero da Kathryn

Muitos podem dizer que gostam de carros mas quantos de nós é que salvámos um carro da impiedade do tempo?  E ter esse coragem aos 12 anos?  É raríssima a história que estou prestes a contar. Uma rapariga de 12 anos Americana ainda sem idade para conduzir (na América é aos 16 anos), começou a trabalhar no seu futuro carro. Um Pontiac Fiero de 1986 com um motor central V6 de 2.8 litros que debita 140 cavalos e uma caixa manual de 4 velocidades. É provavelmente a história mais fixe sobre carros que já li. Isto sim é ter paixão por automóveis! Este é o Pontiac Fiero de 1984. Antes da história da Kathryn vamos falar um pouco do Fiero. O Pontiac Fiero é um carro desportivo low cost lançado na América em 1984, época em que havia a crise de petróleo. Como tal o Pontiac Fiero foi desenvolvido para ser leve, aerodinâmico e eficiente tudo características típicas de um carro desportivo de dois lugares mas também características de um automóvel económico. A carroçaria deste carro era

O sonho Americano e o pesadelo Português.

Musculo Americano em terras Lusitanas! Este é o Chevrolet Camaro de 2012. Depois de muitos anos, finalmente a Europa e Portugal tem a oportunidade de provar um verdadeiro American Muscle Car. Ora como sabem, o Camaro é um carro barato, tirando o facto que é um dos carros mais caros à venda em Portugal. Como? Como é possível um carro que custa 32.000 euros a ser fabricado fique tão caro? Já todos sabemos que a carga de impostos aqui em Portugal é algo de extraordinário. Alguns dos nossos vizinhos europeus sonham com as medidas completamente desmesuradas que são os impostos que o governo aplica aos Portugueses quando vão comprar carro novo. A dupla tributação de imposto já todos sabemos que é ilegal. Até a União Europeia diz que é ilegal, mas também diz que se pode fazer... O que é bastante curioso, mas sobre esse assunto já não vale a pena discutir, infelizmente. Mas o que é mesmo alarmante é a carga de impostos que um automóvel como o Chevrolet Camaro. Atenção! Ve

5 razões para mudar para GPL

Fui de férias à Serra da Estrela e fiquei maravilhado com as estradas que lá existem e com toda a beleza circundante. É realmente um local espectacular para quem gosta de conduzir. Só gostava de estar com um carro um pouco mais desportivo... Talvez um Mazda MX-5, um Honda S2000... Qualquer coisa desse género... Ou pelo menos era o que gostava de estar a conduzir até passar por uma bomba de gasolina e ver que a gasolina 95 octanas estava a 1,74 euros por litro! Nunca o preço da gasolina foi tão caro. Mas mesmo com um Mazda 2 (que é um carro bastante económico) o preço da gasolina tornou-se incomportável para o comum dos mortais. Não é de todo aceitável gastar 40 euros e só levar no depósito 22 litros de gasolina. Daí que a única solução é deixarmo-nos de preconceitos e mudar para o GPL. Depois de muita pesquisa, decidi criar este artigo com 5 razões para mudar para GPL. Vamos começar por explicar o que é o GPL. GPL ou Gás Petróleo Liquefeito é obtido a partir da destilação do p

Pneus de baixo perfil - vantagens e desvantagens

Os pneus são talvez a peça do automóvel que tem o maior nível de importância mas ao mesmo tempo o maior nível de menosprezo por parte das pessoas. É o único elemento que está em contacto directo com o chão e no entanto é fácil ouvirmos coisas como: "trocar de pneus só quando eles chegarem ao arame" ou "compro os pneus mais baratos possível" ou até "só comprei pneus para o carro passar na inspecção"... Amigos! Os pneus são um elemento bastante importante para a segurança de um automóvel sem eles os carros seriam monstros de 1 tonelada prontos para se espetar na primeira curva mais apertada ou numa travagem brusca. Mas não é disto que queremos falar. James May noutro dia escreveu um artigo sobre pneus e super modelos anorécticas. No fundo o artigo fala sobre a grande moda no automobilismo e na cena tuning de colocar pneus de baixíssimo perfil. Acho que por um lado James May tem razão, alguns pneus de baixo perfil são um exagero e não têm razão de ser t

Gumpert Apollo - Loucura sobre rodas!

Como disse noutro artigo os carros mais excitantes não costumam ser produzidos pela Ferrari ou pela Lamborghini, existem outros pequenos construtores que conseguem fazer verdadeiros monstros do asfalto para um restrito número de pessoas que pensa que os Ferrari's e Lamborghini's são... demasiado vulgares. Conheçam a besta! Fotografia de Pixelklinik Falámos do Noble noutro artigo , um super carro com uma grande dose de loucura em cima e hoje falamos da Gumpert Sportwagenmanufaktur GmbH e do carro que produzem, o Apollo. O nome Gumpert é bem conhecido pelos fãs de rally's, Roland Gumpert foi director da Audi Sport e ganhou 25 provas de WRC e 4 campeonatos WRC. Um belo dia Roland disse que queria construir a próxima geração de carros desportivos e a Audi deu-lhe a sua benção. Em 2004 a Gumpert Sportwagenmanufaktur GmbH foi fundada e o mundo automóvel estava prestes a conhecer uma das máquinas mais brutais alguma vez feita pela humanidade. Gumpert Apollo S