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Test-drive | Fiat Barchetta

Fiat Barchetta, o carro que é preciso ter coragem para o comprar. Porque o Fiat Barchetta é aquele carro que por melhor que seja, ninguém o leva a sério.  Comprar este carro significa transformar a tua vida num pequeno inferno, por várias razões. Vais ter de ouvir os "simpatizantes de automóveis" a dizer coisas como: "Oh compras-te um Fiat? Não tinhas dinheiro para mais? Oh compraste um Fiat? Queres o contacto de um amigo meu que é mecânico e que te pode ajudar quando o teu carro berrar. Depois de levarem estes comentários dos simpatizantes, vêm os aficionados, aqueles que sabem umas coisas, e eles vão dizer: "Oh compraste um Barchetta? Mas esse carro é de tracção dianteira, isso nem é um desportivo a sério. Oh compraste um Barchetta? Sabes que o chassis disso é igual ao Punto não sabes? Isso é uma carroça..." A tormenta é infindável. Se estás a pensar em comprar um carro destes tens de ter a certeza absoluta que o queres. Tens de gostar mesmo dele, po

Clássicos | 5 futuros clássicos low cost edição 2015

Em 2014 fiz um pequeno artigo sobre 5 automóveis  que provavelmente iam valorizar em valor nos próximos anos. Passado um ano decidi voltar a fazer o mesmo exercício, mas desta vez também com uma análise ao que aconteceu ao valor dos automóveis que foram nomeados o ano passado. No ano passado a lista era composta por Mazda MX-5, Suzuki Samurai, Alfa Romeo 166, Volvo 850 T5-R e Honda Prelude 5ª Geração. Os carros que valorizaram mais foi o Mazda MX-5 e o Volvo 850 T5-R (valorizações na casa dos 1000€ em apenas 1 ano) enquanto que os outros mantiveram o seu valor, mas nem por isso a sua disponibilidade. É mais difícil de encontrar Suzuki's Samurai, Preludes e Alfas 166 em bom estado. É caso para dizer que o Mazda MX-5 e o Volvo T5-R já atingiram o estatuto de clássicos e com uma valorização na casa dos 1000€ de 2014 para 2015 é fácil prever que em 2016 e por aí em diante o valor destes carros vai aumentar cada vez mais. Daí que estes dois são automóveis que vale a pena investir e

Test-Drive | Toyota MR2 (ano 2000/2001)

Eu sou um Standvirtualódependente e como quero comprar um carro desportivo para animar os meus fins de semana, ultimamente, as minhas visitas ao site têm sido incessantes e compulsivas. Ora uma visita logo de manhã quando acordo, com os meus filtros pré-definidos, outra à hora de almoço e uma mais geral e extensiva à noite. É uma forma de relaxar e é também uma forma de ir sonhando com o meu futuro carro. Depois de muita pesquisa e ponderação, passo para o envio de emails a fazer algumas perguntas que não vejo respondidas nas descrições e depois, finalmente, faço uma visita ao stand em questão para ver o carro ao vivo. Ontem fui ver 2 Toyotas MR2, pois é um carro desportivo onde eu caibo perfeitamente, como relatado na minha última crónica , e porque é um carro muito especial. Odiado por muitos devido ao seu look e devido à ruptura com os seus antecessores, este patinho feio da Toyota teve vendas terríveis para a Toyota. No entanto trata-se de um dos melhores cabrios de 2 lug

Motorclássico 2015 FIL - 5 coisas que gostei e 5 que não gostei

Ontem estive na feira internacional Motorclássico 2015 em Lisboa e foi uma tarde muito bem passada. Aqui fica uma pequena lista rápida de coisas que gostei de ver na feira e de coisas que não gostei de ver. Espero que gostem e se estiveram presentes que partilhem também as vossas opiniões. Gostei 1. Variedade de clássicos A feira tinha um pouco de tudo para todos os gostos. Carros britânicos, Italianos, Americanos, Japoneses... Sinceramente penso que não ficou nada de fora. Até existia um gigantesco limpa neves verdadeiramente ancião. 2. Smart TT Mesmo ao fundo do pavilhão, estava a área dos TT e num dos stands estava o Smart mais doido que eu alguma vez vi. Eu pessoalmente não gosto de Smarts, mas este aqui, sim senhor, está espectacular e deve ser uma loucura de conduzir. O motor veio de uma Suzuki Hayabusa com 1.3 litros e 197 cv às 9500 r.p.m. a caixa é sequencial de 6 velocidades e o carro até tem ar condicionado. Um brinquedo bastante louco que só os mais afor

E quando a resposta não é Miata? Parte 2

Em agosto de 2014, fiz um artigo sobre o Miata e sobre o facto de não ser um bom carro para quem tem mais de 1,85 metros de altura. O carro é muito bom e muito giro, mas se não cabes dentro dele a coisa pode tornar-se complicada. É o mesmo que comprares umas calças um ou dois tamanhos abaixo da tua medida. És capaz de as conseguires vestir, mas vais sempre andar desconfortável. No final do artigo, pergunto-me se cabia dentro de um Mazda MX-5 NB ou NC, pois se o NA é pequeno e como carros tendem a aumentar de tamanho de geração em geração, podia ser que o NB fosse a minha salvação. Curiosamente, não foi passado muito tempo que um amigo comprou um Mazda MX-5 NB. É a segunda versão dos NB que pode ser facilmente distinguida graças aos bancos mais modernos e ao rádio um pouco maior e diferente. Quando fui experimentar o carro não podia estar mais extasiado. Será que é este o carro desportivo ideal para mim? Será que consigo caber dentro dele sem ficar com os joelhos ao nível dos ol

O que desvaloriza mais? Um carro normal ou a sua versão desportiva?

Comprar carro novo é um dos piores negócios que se pode fazer na vida. É inevitável a sua desvalorização. Mas será que todos os carros desvalorizam da mesma maneira? O que é que desvaloriza mais? Os automóveis normais ou os seus alter egos mais desportivos?  Na minha cabeça sempre tive a ideia de que os carros desportivos, ou as versões dos carros mais desportivas são as que desvalorizam menos. Mas por outro lado, os carros mais económicos, podiam ser menos desvalorizados. Um carro económico à cabeça é mais barato e tem mais facilidade a ser vendido, até porque, tendo em conta a conjuntura económica, é normal que os carros mais económicos tenham mais saída. Se a procura por carros económicos é muita, o preço sobe. Os carros desportivos por outro lado à cabeça são muito mais caros, mas a sua desvalorização também não costuma ser rápida, mesmo com uma conjuntura económica difícil. Por isso, nada como dar alguns exemplos, bastante variados para tirar este mito a limpo. 

Test-Drive | Abarth 500C Elaborazione

Finalmente entrei no Abarth 500C, versão com 135cv de potência. Já há muito tempo que estava ansioso por experimentar este carro. À saída do stand havia uma fila enorme para a Figueira da Foz (sentido da direita) e nenhum carro a passar para o sentido de Leiria (sentido esquerda). Esperei até alguém me dar passagem enquanto ouvia em "background" o ronronar fantástico deste carro, devido ao escape Record Monza. Quando finalmente tive a oportunidade de virar à esquerda avancei com cuidado pois não conseguia ver quem vinha do outro lado. Ao entrar na faixa só oiço o vendedor a gritar: "Acelere! Acelere! O camião não vai conseguir travar!!!" Nisto quando olho de relance, só vejo um massivo camião branco Mercedes Actros a ficar cada vez maior e mais ameaçador! Ao mesmo tempo esmago o acelerador e os 135 cavalos de potência turbinados explodem e catapultam-nos para a frente. Primeira, segunda, terceira e o camião distanciou-se do espelho retrovisor. O vendedor diz par