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E quando a resposta não é Miata? Parte 2

Em agosto de 2014, fiz um artigo sobre o Miata e sobre o facto de não ser um bom carro para quem tem mais de 1,85 metros de altura. O carro é muito bom e muito giro, mas se não cabes dentro dele a coisa pode tornar-se complicada. É o mesmo que comprares umas calças um ou dois tamanhos abaixo da tua medida. És capaz de as conseguires vestir, mas vais sempre andar desconfortável. No final do artigo, pergunto-me se cabia dentro de um Mazda MX-5 NB ou NC, pois se o NA é pequeno e como carros tendem a aumentar de tamanho de geração em geração, podia ser que o NB fosse a minha salvação. Curiosamente, não foi passado muito tempo que um amigo comprou um Mazda MX-5 NB. É a segunda versão dos NB que pode ser facilmente distinguida graças aos bancos mais modernos e ao rádio um pouco maior e diferente. Quando fui experimentar o carro não podia estar mais extasiado. Será que é este o carro desportivo ideal para mim? Será que consigo caber dentro dele sem ficar com os joelhos ao nível dos ol

O que desvaloriza mais? Um carro normal ou a sua versão desportiva?

Comprar carro novo é um dos piores negócios que se pode fazer na vida. É inevitável a sua desvalorização. Mas será que todos os carros desvalorizam da mesma maneira? O que é que desvaloriza mais? Os automóveis normais ou os seus alter egos mais desportivos?  Na minha cabeça sempre tive a ideia de que os carros desportivos, ou as versões dos carros mais desportivas são as que desvalorizam menos. Mas por outro lado, os carros mais económicos, podiam ser menos desvalorizados. Um carro económico à cabeça é mais barato e tem mais facilidade a ser vendido, até porque, tendo em conta a conjuntura económica, é normal que os carros mais económicos tenham mais saída. Se a procura por carros económicos é muita, o preço sobe. Os carros desportivos por outro lado à cabeça são muito mais caros, mas a sua desvalorização também não costuma ser rápida, mesmo com uma conjuntura económica difícil. Por isso, nada como dar alguns exemplos, bastante variados para tirar este mito a limpo. 

Test-Drive | Abarth 500C Elaborazione

Finalmente entrei no Abarth 500C, versão com 135cv de potência. Já há muito tempo que estava ansioso por experimentar este carro. À saída do stand havia uma fila enorme para a Figueira da Foz (sentido da direita) e nenhum carro a passar para o sentido de Leiria (sentido esquerda). Esperei até alguém me dar passagem enquanto ouvia em "background" o ronronar fantástico deste carro, devido ao escape Record Monza. Quando finalmente tive a oportunidade de virar à esquerda avancei com cuidado pois não conseguia ver quem vinha do outro lado. Ao entrar na faixa só oiço o vendedor a gritar: "Acelere! Acelere! O camião não vai conseguir travar!!!" Nisto quando olho de relance, só vejo um massivo camião branco Mercedes Actros a ficar cada vez maior e mais ameaçador! Ao mesmo tempo esmago o acelerador e os 135 cavalos de potência turbinados explodem e catapultam-nos para a frente. Primeira, segunda, terceira e o camião distanciou-se do espelho retrovisor. O vendedor diz par

O novo fica bem com o velho? Descubram aqui!

O que é que acontece quando juntamos um dos carros mais aerodinâmicos de sempre com um dos menos aerodinâmicos de sempre?  Aaron Beck fundiu um Fórmula 1 da década de 90 com um Hot Rod Ford dos anos 30. O resultado é impressionante F132 e funciona estranhamente bem. A ideia nasceu em 2009, mas só agora é que teve direito a um render a 3D. Aaron rabiscou esta ideia no seu caderno quando estava numa reunião com a Weta Workshop, empresa responsável pelos adereços de filmes tão famosos como o Lord of The Rings, os trabalhos que estavam a desenvolver eram modelos de automóveis para o filme Mad Max 4.  Na cabeça de Aaron, este automóvel podia ter um motor V8 da Chevrolet de um carro Nascar e uma caixa sequencial de 6 velocidades. O carro podia acomodar sem problema 2 pessoas.  Para saberem mais sobre Aaron Beck e os seus projectos mirabolantes (entre eles a reconstrução do Kuda, um muscle car incrível, visitem o seu blog. Vale bem a pena!

Lote de carros antigos e clássicos em Porto Mós à procura de novo dono

Ser colecionador de automóveis é muito giro, mas é também muito dispendioso e ocupa muito espaço. Apareceu um anúncio no site OLX de um senhor de Porto Mós que tem carros e motos dos anos 50, 60, 70 e 80 para venda ou para troca. Existem automóveis para todos os gostos, desde BMW 1600, a Ford Cabri, vários Mercedes, Minis e muito mais. É sem dúvida uma mina de máquinas antigas à espera de novos donos e de muito amor e carinho. Muito amor e carinho, porque a maioria deles precisa de ser revisto e outros recuperados. É uma pena, mas o tempo não perdoa a ninguém nem a nada. O anúncio do OLX está aqui , para quem estiver interessado. Espero que estes automóveis encontrem uma Família de Acolhimento o mais rápido possível!

Test Drive | Mini One e Mini Cooper D 2014

Mini sempre foi um carro para aqueles fashion victims que querem sempre ter os últimos gadgets da moda, com opções de personalização quase infinitas e claro, com um certo requinte. No entanto,  a mim, passou-me sempre ao lado este modelo, pois não ia à bola com o design retro e revivalista da marca. Agora na terceira geração a Mini decidiu dar um passo mais atrevido em direcção ao futuro. Sim, continua a ser um Mini, mas agora menos retro e com packs tecnológicos e motores de última geração que fazem com que este seja um carro muito difícil de resistir. O primeiro carro que experimentei foi um Mini Cooper D. Infelizmente, já se sabe, aqui em Portugal o que se vende mais são os carros a Diesel e por isso a maioria dos carros para testar são a gasóleo. A primeira coisa que notei quando entrei neste carro é que existe mais espaço, a segunda é que o horrível conta rotações no centro da consola com ar de balança de merceeiro desapareceu para dar lugar a um Led Ring que tem uma séri

E quando a resposta não é Miata? Crónica de um triste gigante

Um verdadeiro "Petrol Head" de certeza que algures na sua vida colocou como hipótese a compra de um MX-5. Afinal de contas, este automóvel é uma verdadeira carruagem dos deuses, é a resposta para todas as questões relacionadas com automobilismo! É barato? Sim! É económico? Sim! É fiável? Sim! Puxa atrás? Oh sim! É leve? Peso pluma! É fácil de manter? Sim! É bonito? Sim! Tem o selo de aprovação de 99% dos Petrol Heads? SIM! Mas apesar de ultrapassar todos os obstáculos que o teu cérebro possa colocar ao mesmo tempo que satisfaz os caprichos do teu coração, existe um pequeno pormenor que pode deitar tudo a perder. E esse pequeno pormenor, essa pequena dúvida, essa grande questão é o que basta para te atirar para um mundo negro em que a resposta já não é Miata. Por acaso cabes dentro de um Mazda MX5 NA?  Sim! A altura que tu tens! O Mazda MX-5 é um carro Japonês e no Japão qualquer pessoa que tenha mais de 1,80 metros é uma abominação. É normal que o Mazda MX-

Mercedes-Benz SLS AMG cai de um barco quando ia ser entregue a cliente

Imagina isto por um segundo. Gastas 530.000 euros num novo Mercedes-Benz SLS AMG e quando ele está a caminho da tua casa, telefonam-te a dizer que o contentor em que o carro estava caiu ao mar. É o maior pesadelo automobilístico que um "petrol head" pode ter, mas foi exactamente o que aconteceu a um cliente na Argentina. O incidente passou-se em 2013 mas só agora é que foram publicadas as fotos desta catástrofe pela Autoblog Argentina . O carro ainda teve 5 dias a secar ao sol e até conseguiram pôr o motor a trabalhar, mas os danos ao sistema eléctrico foram enormes e então a companhia de seguros declarou este super carro como perda total.  O carro voltou de novo para a Alemanha para ser desmantelado e o cliente na Argentina entretanto já recebeu um Mercedes-Benz SLS AMG sem peixes e algas a viver no velocímetro.  Ainda assim é incrível como é que o motor do carro sobreviveu a 5 dias debaixo de água. É uma excelente publicidade para a AMG que ainda hoje f

Carta aberta à malta dos carros a diesel fumarentos

Caros condutores de carros a Diesel reprogramados/modificados, Sei que gostam muito do vosso carro a diesel e sei que gostam muito de provar à malta elitista dos carros Otto, que os Diesel também conseguem andar bem. Também consigo compreender que gostem de colocar mais cavalos no vosso carro e ter acelerações ainda mais possantes. Mas por amor de Deus, se vão mexer no vosso carro não o deixem a levantar uma nuvem negra de fumo como se fosse um choco em fuga. Sei que na vossa cabeça fumo preto = andar bué. Fumo preto é ter um carro do "aço" e toda a gente sabe que um carro do aço é sempre um grande carro mesmo que seja só na vossa cabeça e dos vossos amigos. Mas não é! Um carro que deita fumo para andar um bocadinho mais depressa não é fixe. Um carro que deita fumo não é um carro saudável e depressa vai ter de ir à oficina para ser reparado. Imaginem que estão parados numa grande fila de trânsito em Lisboa e que por acaso todos os carros à vossa volta eram TDI&