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Manual ou Automático?

Um pouco por todo o mundo, existe aquela ideia, entre os entusiastas de automóveis, que um carro desportivo, como deve ser, tem de ter uma caixa de velocidades manual. Porque a caixa manual dá um controlo total do carro, porque deixa explorar o carro até aos limites, porque, porque, porque... No entanto, é verdade que existem cada vez mais carros desportivos que saem com uma caixa de velocidades automática. Eu falo dos Ferrari 458 Itália, dos McLaren MP4-12C e de muitos outros exemplos de desportivos que invadem os nossos sonhos. Não sei se muitos dos entusiastas de carros que existem por aí têm isto em mente! É muito frequente quando se faz a pergunta: manual ou automática, que a esmagadora maioria responda manual. E, paradoxalmente, também é frequente dizerem que um McLaren MP4-12C é uma grande máquina apesar de não ter uma caixa manual. Será que se esquecem desse pequeno pormenor?  E outra coisa engraçada é que, apesar dos entusiastas dizerem que um carro desportivo como

Usados Escrutinados - Ford KA

Olá caros leitores!  Vou aproveitar este dia 24 de Dezembro para fazer aqui uma rubrica que pode ser de grande utilidade para quem procura um carro usado. Enquanto espero pelos sonhos, rabanadas e outras delícias desta época festiva, não há nada como passar uma tarde a escrever sobre automóveis!  Outro dia, recebi uma mensagem de Miguel Monteiro que perguntava se o Ford KA de 1997 é uma boa ou má opção de compra. Porque cada carro é interessante e tem a sua história, acho que esta rubrica é excelente para conhecermos um pouco mais os carros que andam por aí, se são fiáveis, que problemas devemos ter em atenção e se gastam muito ou pouco. HISTÓRIA Este é o protótipo de onde nasceu o Ford KA. Chamava-se Ghia Saetta! O Ford KA foi lançado a 11 de Setembro de 1996. É baseado na plataforma do Fiesta e do Puma e contava com um design completamente diferente de tudo o que tínhamos visto até então. O design veio das mãos de Claude Lobo e Jack Telnack. Gostassem ou não do e

Turbinar ou não turbinar, eis a questão!

Com as restrições das emissões CO2 a apertarem cada vez mais o cerco aos construtores automóveis, nos últimos anos temos visto que está na moda os motores mais pequenos, com injecção directa e com turbos para ajudar a poupar nas emissões e nos consumos. Mas será que compensa? Sim, é verdade que um turbo pode ajudar o motor a ter emissões mais contidas e ao mesmo tempo dar ao condutor a potência necessária para mover um automóvel de forma ágil, mas também é verdade que os turbos são peças bastante frágeis, por isso, são a causa de muitas avarias. O mesmo se passa com os sistemas de injecção directa, principalmente nos motores a gasolina. Os sistemas de injecção directa, como diz o nome, injectam directamente o combustível na câmara de combustão. Isto num motor a diesel é bastante tolerável para o equipamento, já que a queima do combustível é mais lenta. Mas, nos motores a gasolina, os injectores têm de tolerar várias explosões e temperaturas muito elevadas, isto faz com q

ExpoAuto 2012 - Exposalão Batalha

Longe vai o tempo em que eram feitas as grandes feiras internacionais de automóveis na FIL em Lisboa. É com grande alegria que ano após ano, vejo ser realizada na Batalha uma feira de automóveis com algumas das marcas mais populares. Esta feira, apesar de ser bem mais pequena que a de Lisboa, estava repleta de grandes estrelas que fizeram as delícias dos visitantes como, por exemplo, o BMW 1M, BMW M3, Mercedes-Benz CLS 63 AMG e o Toyota GT-86! Claro, que a maioria dos automóveis em exposição não tinham mais de 200 cavalos, mas ainda assim havia novidades muito interessantes como, por exemplo, o Honda Civic com o novo e revolucionário motor a diesel 1.6 de 120 cv com tecnologia Earth Dreams! A Honda promete consumos na ordem dos 3.6 L/100! Também encontrei o novo Nissan NV200, o Taxi da Nova Iorque que pode ser uma grande aposta para pequenas e médias empresas ou para médias e grandes famílias! No entanto, foi no stand da Toyota que realmente encontrei a grande

Test-Drive | Mercedes-Benz Classe A - Wow*

A Mercedes-Benz finalmente desceu do seu pedestal de exclusividade e prestígio para conquistar a classe média Portuguesa que, infelizmente, parece estar em vias de extinção. O Classe A sempre foi a ovelha negra da Mercedes. O carro era horrível, não tinha qualquer vantagem em relação aos outros automóveis da mesma gama e, ainda por cima, era perigoso! Mas, passado 15 anos, finalmente perceberam que as coisas tinham de mudar e que era altura de criar um automóvel apelativo, mais acessível e potente para debater-se frente a frente com o BMW Série 1 e o Audi A3. Um carro para conquistar os jovens ou adultos com espírito jovem pertencentes à classe média que gostam de consumir produtos com qualidade e status. A Mercedes-Benz fez finalmente aquilo que devia ter feito há muito tempo, deu ao Classe A muito estilo, luxo, muita economia e desportivismo! Realmente, a Mercedes fez um carro mesmo Wow! Este automóvel não deixa ninguém indiferente e é um vira cabeças. É muito sexy! Como dev

MG XPower SV-R - Spitfire multi-cultural!

No dia 6 de Outubro, estive no Circuito do Estoril para assistir a mais uma série de corridas bastante interessantes. Não se pagava 1 único cêntimo para assistir às provas e tive acesso total ao paddock. Estava mortinho para ver que bombas é que estavam estacionadas no Estoril. E a coisa não estava nada má... Um Ferrari 458 Italia, Mercedes SLR, Audi R8 V10 e Lamborghini Murcielago LP670-4 SV.   E depois havia um MG que nunca tinha visto. A forma do carro não me dizia nada, o nome... muito menos, um XPower SV-R? Parecia o nome de umas colunas XPTO para o carro. Como era um automóvel da MG, pensei que, provavelmente, seria um desastre, mas, curiosamente, eu estive ao pé de um dos mais raros e espectaculares automóveis que a Inglaterra alguma vez construiu! Ou será que não?  É que, segundo as minhas pesquisas, este carro é bastante multi-cultural! E para além disso, foi um autêntico pesadelo em termos logísticos para o montar. Para começar, o chassis era feito na Itália

Serviço de Car Pooling mais fixe do mundo!

Não sei se conhecem o site PistonHeads , mas se ainda não conhecem, então, por favor, carreguem no link e visitem este sítio na internet cheio de coisas boas para apreciar e ler. Hoje, dei conta que a comunidade PistonHead criou o melhor serviço de Carpooling do mundo! Neste serviço podem por exemplo ir de boleia  num Ferrari F40, ou num Saab 900 Carlson, ou até num Morgan Aero 8! Infelizmente, PistonHead é um site britânico, mas se por acaso algum dos nossos leitores vive na Inglaterra, já sabe, sempre pode registar-se no site e quem sabe um dia ir de boleia para o trabalho a bordo de um Stratos! Fiquem aqui com a lista completa de veículos que aderiram a este serviço: Ferrari F40 Saab 900 Carlsson Lotus Scura Renault Clio 200 Gordini Jaguar XJR Hawk Stratos Range Rover Evoque Morgan Aero 8

Nissan GT-R não é à prova de estúpidos!

Todos sabem que o Nissan GT-R é uma maravilha da engenharia automóvel japonesa. É um dos carros mais avançados do mundo e permite fazer coisas como, desafiar as leis da física e transformar um condutor normal num piloto de automóveis muito dotado. No entanto, a Nissan ainda não conseguiu desenvolver um GT-R à prova de estúpidos. Neste vídeo, vão assistir a um estúpido a alta velocidade e a 150 metros de uma rotunda. Para além disso não desacelerou num salto que fez com que o carro ficasse fora de controlo. O resultado não é lá muito bonito e infelizmente este GT-R vai ter de ir para a oficina por causa do estúpido que o conduzia.

Porsche dos infernos!

Qual é o maior pesadelo para um fã do Porsche 911? Ver o motor na dianteira! Foi exactamente isto que a Diversified Performance Innovations fez. Destruiu por completo um Porsche 911 de 76 só aproveitando algumas partes da carroçaria e colocou tudo em cima de um chassis de hot rod com um motor dianteiro de 7.4 litros de uma carrinha da Chevrolet e pneus de camioneta atrás... enfim, uma verdadeira aberração da natureza! Um Porsche com motor à frente! Sacrilégio! Se não gostaram do que foi feito aqui, então, por favor, evitem este álbum de fotografias com a destruição do Porsche. Se, por outro lado, gostam de Hot Rods e acharam a ideia genial então podem seguir os trabalhos neste fórum . Peço desculpas se este post feriu as susceptibilidades a alguém.

Fiat Dino Coupé - O Ferrari camuflado

No passado dia 7 de Setembro, estive no Kartódromo de Fátima para um Track Day de carros desportivos e clássicos, organizado pelo Automóvel Clube de Ourém . Foi também a primeira vez que entrei em pista, ainda que à pendura. O carro, esse, penso que não poderia ser mais exótico ou estranho: um Fiat Dino Coupé 2.4 V6 de 1968! Por vezes, somos surpreendidos com carros que não conhecemos, mas que têm uma história magnífica. É o caso do carro que vos apresento hoje, o Fiat Dino 2.4 V6 de 1968.  O Fiat Dino é um carro desportivo com motor à frente e tracção traseira que foi construído entre 1966 e 1973. Como já devem ter adivinhado, o motor deste Fiat é o mesmo motor desenvolvido pelo filho de Enzo Ferrari, Alfredo Ferrari, também conhecido por Dino, e que equipou os famosos Ferrari Dino. O motor 2.4 litros V6 consegue desenvolver 180 cv de potência às 6600 r.p.m e 216 N.m de binário às 4600 r.p.m. Este Coupé pesa cerca de 1380 kg. E porque razão é que um motor da Ferrari fo

Ford Escort RS Turbo S2 - Pequena maravilha

O que me deixa mesmo feliz com este projecto que iniciei é o facto de ter pessoas a quererem partilhar comigo máquinas incríveis! Quem já está connosco há mais tempo, deve pensar que no We Like Cars só dou destaque a super desportivos, mas eu dou tanta ou mais importância aos pequenos desportivos que existem por esse mundo fora.  Desta vez, um membro do Fiesta Club Portugal partilhou com o We Like Cars um espectacular Ford Escort RS Turbo S2 de 1988. Para muitos, na altura, este era o pequeno desportivo a ter na garagem! Um motor 1.6 litros turbo com 132 cv às 5750 R.P.M. e 180 N.m de binário às 2750 R.P.M. Um carro mais que capaz para combater a concorrência da época: Golf GTI, Renault 5 Turbo e Honda Civic CRX.  Por falar em turbo, a década de 80 era viciada na palavra turbo! Basicamente tudo o que vinha com essa palavra era algo único, espectacular, potente e de última geração. A febre era tão grande que era muito comum ver produtos que não tinham nada a ver com carros