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Clássicos | Subaru SVX - O sonho da Subaru

Os japoneses nos finais dos anos 80 e inícios dos anos 90 deram ao mundo os mais espectaculares e inovadores carros desportivos. Nessa época, a economia japonesa estava em altas e as marcas de automóveis, que até há pouco tempo restringiam-se a vender carros utilitários para todo o mundo, viram-se com dinheiro para investir e quiseram subir a fasquia para os mercados premium. O resultado foi carros como o Honda NSX, ou o Nissan 300ZX, Toyota Supra, Mitsubishi 3000 GT, a criação da Lexus e muito mais... 
Na altura, também a Subaru estava a querer dar nas vistas, depois de todos os seus concorrentes terem feito carros que espantaram o mundo, a Subaru necessitava de um "Halo Car" para que as pessoas falassem da marca e visitassem os seus stands. Foi então que a Subaru avançou com o SVX, um sonho que os engenheiros da Subaru quiseram tornar realidade.


SVX quer dizer Subaru Vehicle X. Foi um carro que em termos de design foi desenvolvido em cooperação com Giorgetto Giugiaro. Não existe nenhum carro como este. Na altura era um carro extremamente futurista com um cockpit inovador que dava ao condutor uma vista da estrada e do seu redor bastante ampla. As janelas do carro não acabavam na extremidade da porta como é convencional, mas sim a meio da janela... O resultado era estranho, mas tinha uma vantagem bastante grande quando o condutor as abria com o carro em andamento, assim o vento entrava no carro de uma forma mais suave e logo mais agradável. Aliás um das grandes premissas deste carro era o conforto sem sacrificar a performance. Sim, a marca que é conhecida pelos seus carros à prova de bala que dominaram os troços de rally nos anos 90, criou um carro tão confortável, que até punha metade do cinto de segurança quando entravam dentro do carro!

Voltando ao Cockpit, desenvolvê-lo, foi um pequeno pesadelo para a Subaru. A forma arredondada dos vidros e a quase ausência de um pilar B trouxeram vários problemas para a rigidez do chassis e para a produção do vidro para os pára-brisas. Mas a Subaru não olhou a despesas e determinou que este cockpit era uma forma de destacar o SVX da concorrência. Uma das dificuldades era a grossura do vidro que distorcia a visão da estrada o que trazia graves problemas a nível de segurança. Também como este carro tinha uma maior superfície de vidro em relação aos outros, a Subaru teve de arranjar um vidro que não fizessem efeito de estufa em dias de sol. Mas eles conseguiram e mesmo nos standards de hoje este cockpit foi um feito de engenharia incrível e até hoje continua a ser um design original.


Os engenheiros da Subaru requisitaram para este SVX o maior motor que tinham disponível na altura. Um motor boxer 6 cilindros 3.3 litros, capaz de produzir 230 cv de potência e 310 N.m de binário. Como era de esperar, era um carro com AWD, com sistema Variable Torque Distribution. O que isto quer dizer é que sempre que uma roda perdesse tracção o binário era transferido para as outras, isto aliado com diferecial autoblocante e um sistema ABS de 4 vias (ou seja um sensor por roda), fazia com que este carro tivesse um comportamento em estrada fenomenal seja em que condições que a estrada tivesse. Arranques com chuva? Destruía completamente qualquer outro carro. Curvas? Era um automóvel extremamente neutro, nem subviragem, nem sobreviragem, um automóvel em que o condutor podia entrar em qualquer curva a uma velocidade elevada sem problemas. Aliás podem ver nestes dois vídeos o quão incrível era este automóvel a nível técnico. 



Por esta altura podem estar a pensar. Bem este carro era tão espectacular, porque é que nunca ouvi falar dele? Bem, o SVX tinha um calcanhar de aquiles e essa foi ter como única opção uma caixa automática de 4 velocidades. Era uma caixa pouco fiável, pois foi uma caixa que tinha sido desenvolvida para motores com 88 cv de potência. Digamos que quando colocaram a caixa de velocidades num motor com mais de 200 cv, obviamente que só podia dar asneira. Mas a decisão para colocar uma caixa automática foi perfeita para a filosofia deste carro. Os engenheiros da Subaru não queriam fazer o melhor carro desportivo, na altura, era o que todas as outras marcas estavam a tentar fazer, o que a Subaru se propôs a fazer foi o melhor Grand Tourer que o mundo alguma vez viu. 

Nobumasa Saeki (Director Geral da Subaru) quis desenvolver um carro que fosse confortável e que envolvesse o condutor na experiência de conduzir. Aliás, foi por causa do querer envolver a pessoa na condução que a Subaru teve tanto trabalho em colocar o mais vidro possível no cockpit do carro. O sistema AWD fazia com que a pessoa que conduzisse este carro pudesse ir do ponto A ao ponto B sob qualquer circunstância temporal, sem dramas e sem preocupações. Aliás, o carro era tão bom em grandes viagens que o slogan que a Subaru escolheu para o carro foi "500 miles a day".


Infelizmente, as pessoas não se interessaram muito pelo SVX. Preço era demasiado alto e quando foi lançado o Impreza, o SVX acabou por cair no esquecimento. Os poucos modelos que existem neste momento, têm um valor comercial bastante baixo, apesar da sua raridade, mas é possível que daqui a uns anos, o valor do carro suba exponencialmente, pois é sem dúvida um carro único. 

Se por acaso virem um à venda e pensarem em não o trazer por causa do problema da caixa de velocidades, existem várias maneiras de colocar outras caixas de velocidades mais robustas ou até mesmo colocar uma caixa manual. Já todos sabemos que os engenheiros da Subaru adoram fazer carros que tenham a maioria dos componentes compatíveis com outros modelos, o SVX não é excepção. Se por outro lado quiserem manter o carro original, tenham cuidado com arranques e acelerações bruscas. Também é de referir que apesar de ter uma caixa automática, existe um modo manual, onde o condutor pode escolher a velocidade que vai, o que é um bom extra e mais uma característica única deste SVX.

Podem aprender mais sobre este carro vendo série de vídeos que a Subaru fez para quem comprava o SVX (Uma espécie de manual do carro em vídeo). Também podem ver a review do carro no Motorweek ou a sempre interessante review do Mr. Regular, do Regular Car Reviews.
Para além disso também podem ler este artigo do blog Japonese Nostalgic Car. É um artigo bastante interessante que penso que faz uma boa cobertura deste carro e dos seus criadores.

O Subaru SVX foi um sonho que os engenheiros da Subaru perseguiram de forma determinada. Foi um carro difícil de desenvolver, foi um carro onde a Subaru perdia 3000 dólares por cada SVX que era vendido e mesmo assim, apesar dos contras todos, foi um carro que foi tornado realidade. Foi pena que o sonho da Subaru não estivesse em sintonia com aquilo que os clientes sonhavam, que na altura era ter um carro Japonês de alta performance mas a um preço bastante reduzido face à concorrência Alemã e Americana. É um carro que fica para a história e é um carro com um potencial de valorização bastante elevado. Por isso se virem um, agarrem-se a ele!






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