Avançar para o conteúdo principal

Test-drive | Fiat Barchetta

Fiat Barchetta, o carro que é preciso ter coragem para o comprar. Porque o Fiat Barchetta é aquele carro que por melhor que seja, ninguém o leva a sério. 


Comprar este carro significa transformar a tua vida num pequeno inferno, por várias razões. Vais ter de ouvir os "simpatizantes de automóveis" a dizer coisas como: "Oh compras-te um Fiat? Não tinhas dinheiro para mais? Oh compraste um Fiat? Queres o contacto de um amigo meu que é mecânico e que te pode ajudar quando o teu carro berrar. Depois de levarem estes comentários dos simpatizantes, vêm os aficionados, aqueles que sabem umas coisas, e eles vão dizer: "Oh compraste um Barchetta? Mas esse carro é de tracção dianteira, isso nem é um desportivo a sério. Oh compraste um Barchetta? Sabes que o chassis disso é igual ao Punto não sabes? Isso é uma carroça..." A tormenta é infindável. Se estás a pensar em comprar um carro destes tens de ter a certeza absoluta que o queres. Tens de gostar mesmo dele, porque vais ouvir tanta pessoa a dizer mal, que depressa vais colocá-lo à venda no OLX por metade do valor para o despachar o mais rapidamente possível e esquecer todo este episódio do Fiat Barchetta. Se não aguentares a pressão, se não aguentares a vergonha que os outros te fizeram passar por não conhecerem este pequeno desportivo, então deixa. Volta para trás, compra um Seat Ibiza TDI e junta-te ao clube dos que dizem que a gasolina é para carros telecomandados... Aí sim, toda a gente vai te dar um aceno de aprovação. 

O que vale é que é muito fácil de nos apaixonar-mos por este Barchetta e se tiveres coragem para assumir a relação e comprar este carro, então vais ver que vale a pena, pois este pequeno Fiat é dos carros mais divertidos que eu já conheci e que tive o prazer de conduzir. 

O motor do Barchetta é de 1.8cc, só que não é, pois na verdade é 1747cc (motor Alfa Romeo). A Fiat diz que o carro tem 130cv de potência (não é tão potente como o Alfa Romeo GTV 1.8 porque não tem sistema Twinspark), mas a verdade é que o carro saiu com cavalos escondidos por todo o lado. Os Barchetta de fábrica saiam com 132 cv na verdade e existiam donos que nos testes no banco de ensaio, saiam com potências entre os 135 e 140cv, com os carros stock. O motor tem 164 n.m. de binário às 4300 r.p.m. A Fiat vai-vos dizer que este é um exemplo perfeito de motor Italiano, mas na verdade este motor tem sistema "Variable Valve Timing" e todos os bocados electrónicos como a ECU são "Made in Japan." e ainda bem! Pois na verdade, este Fiat Barchetta é um automóvel super fiável! Mais fiável que carros de grande nome que ninguém vos ia dizer que "dão problemas" pois tratam-se de Audi TT''s e Porsche Boxster's (carros que toda a gente diz que são fiáveis por serem alemães, mas pesquisa na internet e depressa vais saber os milhares de problemas que estes carros podem ter). Para além da fiabilidade à prova de bala e testada por Richard Hammond no especial de natal de 2010 do Top Gear, as peças e as manutenções são muito baratas. É um automóvel bastante económico em todos os sentidos. Mesmo os consumos andam na casa dos 7 ou 8L/100km o que não é exagerado tendo em conta a garra deste motor.


O chassis, como disse, pode ter por base o Fiat Punto, que não é propriamente conhecido pela sua dinâmica em estrada e muito sinceramente, sempre achei um carro falso, mas no Barchetta a história é outra. O chassis é muito competente, o carro apesar de ser tracção dianteira pensa que é um carro de tracção traseira, daí que é possível colocar a traseira a fugir de uma forma controlada e divertida. É um automóvel magnífico de se conduzir, muito por culpa do baixo peso (1050kg) e da sua distribuição. A caixa de velocidades também é muito boa e a direcção é directa, como se fosse um Kart e dá um feedback claríssimo daquilo que as rodas da frente estão a fazer. O motor, esse, como já disse é mesmo de sonho. Muito nervoso, sempre com vontade de ser puxado pelo conta-rotações a cima. É um carro extremamente rápido que faz dos 0-100km/h em 8,9 seg, no entanto, a mim pareceu-me mais rápido do que isso. Foi dos carros mais divertidos que conduzi até hoje e nunca experimentei um carro que me surpreendesse tanto. Quando sai do carro só conseguia dizer "UAU, wow, uau!

A outra grande vantagem deste carro é que tem um habitáculo compatível com gente grande. A posição de condução é excelente, tinha espaço para as pernas e para a cabeça e o carro é simplesmente ergonómico. Havia espaço na bagageira para levar uma mala de viagem média e ainda sobrava mais algum espaço para algumas compras. O carro só peca mesmo pela falta de extras. Barchetta significa "barco pequeno" e a Fiat decidiu então manter as coisas simples, dando a hipótese ao consumidor de aumentar o volume do "complicómetro" pagando os extras à parte. No início de vida do Barchetta em 1995, tudo era extra. Desde o ABS, ao segundo airbag, ao ar condicionado... É extremamente complicado encontrar um Barchetta full extras. Mas a verdade é que uma vez atrás do volante deste Fiat Barchetta vais esquecer isso tudo, até vais esquecer aqueles bitaites que tu próprio e os teus conhecidos fanáticos de automóveis te vão atirar à cara. Não existem coisas perfeitas, e este carro tinha tudo para dar errado. O Fiat Barchetta é como aquela frase que se diz por aí: "Se a vida te dá limões, faz uma limonada" e foi exactamente o que este carro fez, provem desta limonada que vale mesmo a pena.


E quando saíres do carro e olhares para ele... Vais descobrir um dos designs automóveis mais belos de sempre. Estou a falar do estúdio Centro Stile Fiat que foi capaz de criar coisas tão belas como o Fiat Coupé, ou o Alfa Romeo 166, assim como foi capaz de criar abominações como o Fiat Múltipla. Mas o Barchetta? Foi a obra prima deste estúdio, o carro é único, podem procurar pois não existe nada assim. Ninguém vai dizer coisas como "olha tem as luzes do modelo X e a forma da traseira é parecida com o carro Y. Não... É único. É belo.


Daí que depois de leres isto tudo, achas que tens coragem para comprar um? Ou vais-te render à conformidade do pensamento da população em geral? Pessoas que têm a cabeça formatada por ideias pré-concebidas pelo Marketing das marcas, que muitas delas nem são verdadeiras, e que têm medo de aparecer com uma coisa diferente ou pensar de forma diferente? Tens coragem para realmente comprares um carro divertido, fiável e que mais ninguém tem? Só digo mais isto: "Atreve-te".




Comentários

Unknown disse…
Olá bom dia, excelente artigo, verdadeiro e " rigoroso". Tenho um Barchetta Naxos há sete anos e surpreende-me todos os dias.
Abraço
Antonio Gonçalves
José Lebre disse…
Olá pois também me apaixonei por estas limalhas como dizem os meus amigos!..
Tenho 4 Barchettas neste momento e não fica por aqui!..

LE 98 limited édition com numéro 0114/ 2500 carros
Naxos 2001 azul
Naxos 2002 azul
Milano 2002 cinza

*será muito difícil desfazer-me de qualquer um! é como se fosse uma família.
Comprem um Barchetta hoje porque amanhã será tarde demais!!!!!

Mensagens populares deste blogue

Adamastor - Um desportivo português

Mas o que é isto? Um desportivo desenvolvido em Portugal de raiz?  Sim, ao que parece a empresa Circleroad já vai na terceira versão do protótipo que vai ser conhecido como o Adamastor. Um carro desportivo focado na pista, mas que pode ser usado nas estradas totalmente dentro da legalidade.  Pouco se sabe sobre este Adamastor e as suas características técnicas. Sabemos que o seu nome de código é P003RL que, trocado por miúdos, o P003 significa que este é já o terceiro protótipo do Adamastor e o RL quer dizer "Road Legal".  Diz que o carro vai ter um chassis tubular de baixo peso, focado para pista, mas ao mesmo tempo com requinte suficiente para poder ser utilizado nas estradas Portuguesas. Em termos de motor a marca diz que este é totalmente personalizável, o que me leva a crer que o cliente pode adquirir um motor qualquer, desde que caiba no chassis do Adamastor... Não sei bem como é que isso vai funcionar, mas penso que seria bom existir uma espécie de mod

Filtros K&N - Afinal são bons? Ou são bons para deitar fora?

Sabem qual é a principal modificação que as pessoas fazem a um carro ou mota? Não é velas, nem suspensões, nem travões, nem adicionar turbos ao motor... É fazer modificações na admissão de ar do motor.  Já devem ter ouvido falar dos filtro de ar da K&N. Já faz um tempo que tenho andado a estudar este assunto. Parece que existem duas pessoas no mundo. As que gostam do filtro K&N e as que dizem mal do filtro. Eu fiz muita pesquisa, vi muitos vídeos e li muitos artigos, falei com pessoas que os usam e vou tentar dizer-vos qual é a minha conclusão sobre tudo o que se diz sobre estes filtros. Mas primeiro, vamos a uma lição de história. Os filtros K&N nasceram da necessidade de dois malucos por corridas de motos em terra batida (sim, corridas com MUITO PÓ mesmo, e já vão ver porque é que esta ressalva é importante), que se queixavam dos filtros normais de papel que ficavam obstruídos muito depressa, o que baixava a performance do motor. Para além disso era uma gra

Opinião | Jantes: Quanto maior melhor?

Hoje em dia o mundo automóvel foi tomado de assalto por jantes cada vez maiores. Aliás a moda das jantes grandes tem tantos entusiastas que os construtores de automóveis começaram a oferecer opções de jantes cada vez maiores. O céu é o limite para o tamanho das jantes, principalmente se formos para países como os Estados Unidos, onde é possível encontrar Toyotas Corolla com jantes de 23 polegadas. Mas será que as jantes maiores têm alguma vantagem para além de serem mais vistosas? Se recuarmos 10 anos, era muito raro encontrar jantes com um tamanho maior do que 17 polegadas. E essas só estavam reservadas aos carros mais desportivos. Os construtores automóveis a pouco e pouco foram aumentando o tamanho das jantes principalmente com o advento das jantes de liga leve. Hoje em dia mesmo os carros mais baratos e económicos vêm com jantes de 16 e opções de jantes até às 19 polegadas! É uma loucura, mas pelos vistos, é o que as pessoas querem.  Portanto, isto é o que acontece qua