Avançar para o conteúdo principal

Test-Drive | BMW Série 4 420D


A BMW já não é o que era. Antes só tinha 4 carros, Série 3, 5, 6 e 7 e agora existe séries para todos os números. O Série 4 não é mas que um série 3 coupé, mas, na verdade não é só um série 3 coupé. O série 4 tem um design um pouco diferente, mais musculado e desportivo, é mais largo e mais baixo, é um verdadeiro coupé e não uma mera adaptação de um sedan familiar para um coupé. Também tem melhores acabamentos e até tem um braço robótico que nos dá o cinto de segurança quando entramos dentro do carro. É um carro deveras atencioso. 


 Tem todo o tipo de programas computadorizados para nos dizer que consumos andamos a fazer, que potência estamos a utilizar, para onde queremos ir e que opção de suspensão podemos escolher. As possibilidades são infinitas. 
Já o melhor sítio para estar sentado no Série 4 é definitivamente no lugar do condutor. O lugar de passageiro também é bastante bom, mas os lugares traseiros são terríveis. Pode existir espaço para as pernas, mas espaço para cabeça não existe de todo. A mala diz que dá para levar alguns objectos, no entanto, não verifiquei se era espaçosa ou não.


Andar neste carro é muito bom. Claro que é muito bom, estamos a falar de um BMW que custa para cima dos 50.000 euros. Mas, de facto andar neste carro é mesmo bom. Já andei em vários modelos da BMW e este é sem dúvida, até agora, o meu predilecto. É um carro que vira cabeças e é um carro que diz aos transeuntes que para além de sermos uma pessoa com sucesso não desperdiçamos o dinheiro num SUV grande, pesado e chato. Ninguém olha para um Porsche Cayenne e diz, "wow vai ali um carro rápido" toda a gente olha para aquilo como um jipe dos ricos que não serve para andar na lama, mesmo que quiséssemos. Agora o série 4, isso sim é um carro que toda gente vai dizer, "wow!". E a presença deste carro é de tal forma arrebatadora que o vendedor da BMW disse-me que ao estacionar o carro para abastecer, deu 3 cartões a pessoas que se mostraram interessadas no carro.


O motor pode não ser o ideal para um carro desportivo, mas tenho de ser franco, um carro com 184 cv de potência não é nenhuma lesma, e mesmo sendo um carro grande, deu para ver que se mexe muito bem. Colocando o carro no modo Sport faz com que tudo seja mais imediato e excitante, pois neste modo, todo o binário do motor está disponível, passando para os outros modos, o binário é cortado e o carro tem um comportamento mais civilizado e poupado. Os consumos são na ordem dos 5/6 litros. 


Para mim a BMW é a que neste momento faz os melhores carros no mercado. Não é por ser fã da marca, (nem sequer sou) nem por me terem pago para dizer isto (não recebi um tostão), mas a BMW é a única marca que nos proporciona carros que podem ser usados no dia à dia e que podem também ser usados em pista, são os únicos que conseguem ser desportivos e ao mesmo tempo confortáveis para aquelas viagens longas nas férias e são os únicos que ainda oferecem carros com tracção traseira. Em resumo é a única marca que consegue aliar a razão com a paixão e o série 4 é mais um carro que reforça essa aliança.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Adamastor - Um desportivo português

Mas o que é isto? Um desportivo desenvolvido em Portugal de raiz?  Sim, ao que parece a empresa Circleroad já vai na terceira versão do protótipo que vai ser conhecido como o Adamastor. Um carro desportivo focado na pista, mas que pode ser usado nas estradas totalmente dentro da legalidade.  Pouco se sabe sobre este Adamastor e as suas características técnicas. Sabemos que o seu nome de código é P003RL que, trocado por miúdos, o P003 significa que este é já o terceiro protótipo do Adamastor e o RL quer dizer "Road Legal".  Diz que o carro vai ter um chassis tubular de baixo peso, focado para pista, mas ao mesmo tempo com requinte suficiente para poder ser utilizado nas estradas Portuguesas. Em termos de motor a marca diz que este é totalmente personalizável, o que me leva a crer que o cliente pode adquirir um motor qualquer, desde que caiba no chassis do Adamastor... Não sei bem como é que isso vai funcionar, mas penso que seria bom existir uma espécie de mod

Filtros K&N - Afinal são bons? Ou são bons para deitar fora?

Sabem qual é a principal modificação que as pessoas fazem a um carro ou mota? Não é velas, nem suspensões, nem travões, nem adicionar turbos ao motor... É fazer modificações na admissão de ar do motor.  Já devem ter ouvido falar dos filtro de ar da K&N. Já faz um tempo que tenho andado a estudar este assunto. Parece que existem duas pessoas no mundo. As que gostam do filtro K&N e as que dizem mal do filtro. Eu fiz muita pesquisa, vi muitos vídeos e li muitos artigos, falei com pessoas que os usam e vou tentar dizer-vos qual é a minha conclusão sobre tudo o que se diz sobre estes filtros. Mas primeiro, vamos a uma lição de história. Os filtros K&N nasceram da necessidade de dois malucos por corridas de motos em terra batida (sim, corridas com MUITO PÓ mesmo, e já vão ver porque é que esta ressalva é importante), que se queixavam dos filtros normais de papel que ficavam obstruídos muito depressa, o que baixava a performance do motor. Para além disso era uma gra

Opinião | Jantes: Quanto maior melhor?

Hoje em dia o mundo automóvel foi tomado de assalto por jantes cada vez maiores. Aliás a moda das jantes grandes tem tantos entusiastas que os construtores de automóveis começaram a oferecer opções de jantes cada vez maiores. O céu é o limite para o tamanho das jantes, principalmente se formos para países como os Estados Unidos, onde é possível encontrar Toyotas Corolla com jantes de 23 polegadas. Mas será que as jantes maiores têm alguma vantagem para além de serem mais vistosas? Se recuarmos 10 anos, era muito raro encontrar jantes com um tamanho maior do que 17 polegadas. E essas só estavam reservadas aos carros mais desportivos. Os construtores automóveis a pouco e pouco foram aumentando o tamanho das jantes principalmente com o advento das jantes de liga leve. Hoje em dia mesmo os carros mais baratos e económicos vêm com jantes de 16 e opções de jantes até às 19 polegadas! É uma loucura, mas pelos vistos, é o que as pessoas querem.  Portanto, isto é o que acontece qua